Sonho do Olimpo #8: Canoagem, um viveiro de talentos nacional

    MEDALHA DE PRATA – 2012

    Emanuel Silva e Fernando Pimenta era uma dupla com uma mescla de experiência e irreverência. O primeiro com muita experiência já contava com duas experiências nos JO, em 2004, onde foi finalista em K1 1000 metros, e em 2008. Emanuel Silva conta ainda com várias medalhas em campeonatos da europa e do mundo, em K1, K2 e K4.

    Já Fernando Pimenta fez a estreia nos Jogos Olímpicos em 2012, depois de uma época extraordinária no ano anterior. O canoísta alcançou dez medalhas internacionais, quatro em Europeus e seis nas Taças do Mundo.

    A dupla conseguiu garantir a última vaga europeia para a prova K2 1000 metros de Londres 2012. Já nas eliminatórias nos JO, Emanuel Silva e Fernando Pimenta alcançaram as meias finais depois de serem segundos na segunda série que lideraram a maior parte da prova. Nas meias finais, os portugueses apuraram-se para a final, obtendo o terceiro lugar na segunda semifinal.

    Na final, a dupla ficou a 53 milésimas da medalha de ouro e contentou-se com a prata. Contudo, a equipa nacional conseguiu um feito inédito para Portugal: a primeira medalha na canoagem numa edição dos Jogos Olímpicos.

    Em 2016, foi João Ribeiro a juntar-se a Emanuel Silva em K2 1000 metros. No Rio de Janeiro, foi por centésimas que a dupla ficou afastada das medalhas.

    Por outro lado, Fernando Pimenta não deixou de participar na derradeira edição, mas com o foco noutra categoria. Em K1 1000 metros, o canoísta ficou em quinto lugar na final.

    Para a edição de Pequim 2020, Emanuel Silva e Fernando Pimenta qualificaram-se, mas em categorias diferentes. Emanuel Silva participa em K4 500 metros, com João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela. Já Fernando Pimenta compete em K1 1000 metros, categoria na qual se sagrou em campeonato mundial em 2020, na Hungria.

    Será que Portugal vai conquistar, mais uma vez, uma medalha em canoagem no JO, em Tóquio?

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.