Modalidades: O Melhor de 2019

CICLISMO

A Figura do Ano – Masculino

Fonte: Jumbo-Visma

Primoz Roglic – O esloveno apresentou-se com um grande nível exibicional no ano de 2019. As primeiras três provas de etapas que realizou, no final, acabou por conquistá-las: UAE Tour, Tirreno Adriático e Tour da Romandia. Para além da classificação geral, o ciclista alcançou um triunfo no alto de Jebel Jais, no UAE Tour, duas vitórias em etapas na Romandia e o contrarrelógio da prova.

Terminou em terceiro na geral final do Giro de Itália, vencendo dois contrarrelógios individuais. Na Vuelta, o corredor venceu apenas um contrarrelógio individual, mas serviu-lhe para conquistar a sua primeira prova de três semanas. Depois disso, ainda venceu duas clássicas italianas: o Giro dell´Emilia e o Tre Valli Varesine.

Ano de sonho para Roglic, que aos 30 anos, acaba por atingir o seu nível máximo de carreira (até agora). Fecha o ano com 13 vitórias e 28 pódios em 69 dias de competição. O atleta acaba o ano no primeiro lugar do Ranking individual da UCI.

A Figura do Ano – Feminina

Fonte: CCC-Liv

Marianne Vos – A holandesa de 32 anos fez uma excelente temporada, alcançando 19 vitórias! Sendo que onze foram em provas WorldTour. A ciclista conquistou umas impressionantes quatro etapas no Giro de Itália feminino! Começou o ano com a vitória no Trofeo Alfredo Binda, depois somou-se uma etapa e geral no Tour de Yorkshire, uma etapa na OVO Energy Women´s Tour, a La Course do Tour de França, três etapas e geral do Tour da Noruega e ainda cinco etapas no Tour International de l´Ardèche, ganhando também a geral da prova. Vos terminou no terceiro lugar na Amstel Gold Race e em quarto na La Flèche Wallone, bons resultados nestas clássicas de renome.

Nos Jogos Europeus e no campeonato nacional de fundo da Holanda, foi batida apenas pela sua compatriota Lorena Wiebes. No campeonato do mundo acabou a prova na sexta posição.

Uma temporada em grande, com a ciclista da CCC-Liv em clara evidência. Após 5223 km percorridos, 44 dias de corrida e 19 vitórias, podemos considerar como uma época de muito sucesso.

O Momento do Ano

Fonte: ASO

Penúltima etapa de montanha do Tour de France – Penúltima etapa de montanha do Tour de France e Egan Bernal está ao ataque. Com ainda uma longa subida para percorrer, o colombiano, acompanhado de Simon Yates, tem uma interessante vantagem sobre os perseguidores, mas Kruijswijk poupa-se para a escalada final do dia, levando o colega De Plus a trabalhar e deixando mais fresco na sua roda o campeão em título, Geraint Thomas, enquanto Julian Alaphilippe acelera descida abaixo tentando manter vivo o sonho impossível da amarela.

E, de repente, todos param. Uran, que segue num dos primeiros grupos e já perdeu um Giro em semelhante situação, é dos mais vocais na sua oposição. Vemos, então, as imagens da última subida, totalmente intransitável. A organização viu e nada fez até ao último instante e, finalmente, decide mandar parar os homens do pedal e atribuir retroativamente os tempos de passagem no topo da ascensão anterior.

A amarela é agora de Bernal, à falta de estrada, o Tour está decidido e a incompetência da ASO é, mais uma vez, posta em evidência.

André Antunes & José Baptista

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica negoceia Tengstedt: Avançado pode continuar em Itália

O Genoa está interessado em contratar Casper Tengstedt após passagem no Hellas Verona. Benfica negoceia transferência.

Dia de festa e de voltar ao trabalho: Sporting arranca pré-epoca em Alcochete

O Sporting está de regresso ao trabalho. Leões apresentam-se esta terça-feira na Academia para arrancar a pré-época.

Francesco Farioli a caminho do FC Porto: «Espero permanecer aberto e curioso»

Francesco Farioli vai ser o novo treinador do FC Porto. Técnico italiano falou pela primeira vez desde que saiu do Ajax.

Diomande mais perto de trocar Sporting por Crystal Palace: Eis todos os detalhes

Oumane Diomande aproxima-se da Premier League. Sporting pode vender defesa ao Crystal Palace por 55 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória do Al Hilal frente ao Manchester City faz história para o continente asiático

O Al Hilal bateu o Manchester City e tornou-se no primeiro clube asiático a bater uma equipa da Europa num torneio organizado pela FIFA.

Já estão definidos três dos quatro jogos dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

Após os triunfos de Fluminense e Al Hilal, ficou definido o terceiro encontro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Al Hilal faz história e elimina Manchester City do Mundial de Clubes 2025

O Al Hilal garantiu o acesso aos quartos de final do Mundial de Clubes. A equipa da Arábia Saudita derrotou o Manchester City.