Publicidade

Adeus, Sun Yang

José Baptista · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O campeão do mundo chinês, Sun Yang, diz um adeus forçado à Natação, após o Tribunal Arbitral do Desporto (CAS) o ter condenado a uma suspensão de oito anos por violação das regras anti-doping, o que impede, obviamente, de participar nas Olímpíadas de Tóquio 2020, mas, acima de tudo, na prática implica o fim da carreira para o atleta de 28 anos.

Todo o caso, em que Sun Yang era acusado de destruir uma sua amostra sanguínea, foi bastante caricato e a própria audiência no CAS, a primeira pública do tribunal suíço, ficou marcada por erros de tradução. Agora, o chinês poderá tentar recorrer para o Tribunal Federal Suíço, mas será difícil que o caso seja sequer ouvido, já que este recurso serve, essencialmente, para questões procedimentais.

A decisão, apesar de não me parecer a mais correta, aceita-se numa visão positivista. Contudo, cabe a quem tem o poder de decidir nestas situações moderar a letra da lei, de modo a garantir uma aplicação ao caso concreto adequada e digna.

Franco Frattini, antigo Ministro de Berlusconi e Comissário Europeu, presidiu ao painel que decidiu o caso
Fonte: OSCE

Não vejo que tal tenha aqui ocorrido. Pelo contrário, por muito incorretas que as ações de Sun Yang tenham sido, estas não podem ser tomadas isoladamente. Devem, de facto, ser analisadas à luz da situação Kafkiana em que o mesmo se viu naquela noite e, assim visto, ninguém pode considerar esta sentença justificável.

Um outro aspeto que me fica desta decisão é que, tal como já havia ficado patente, por exemplo, no Caso Cardoso na UCI, o atual sistema de “tudo ou nada” do Código da WADA está ultrapassado e uma boa aplicação da justiça implica que haja previsão para a atribuição de sentenças reduzidas em casos que o justifiquem.

De qualquer forma, Ian Meakin, o advogado de Sun Yang, conseguiu, ao colocar o caso em audição pública, mostrar imensas fragilidades no processo de teste anti-doping e, por muito satisfeita que a WADA se diga com a decisão, os seus problemas no respeito pelos atletas, aqui revelados, ainda poderão fazer correr muita tinta.

Foto de Capa: Republic of Korea

Artigo revisto por Joana Mendes

José Baptista

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.