Adeus, Sun Yang

- Advertisement -

O campeão do mundo chinês, Sun Yang, diz um adeus forçado à Natação, após o Tribunal Arbitral do Desporto (CAS) o ter condenado a uma suspensão de oito anos por violação das regras anti-doping, o que impede, obviamente, de participar nas Olímpíadas de Tóquio 2020, mas, acima de tudo, na prática implica o fim da carreira para o atleta de 28 anos.

Todo o caso, em que Sun Yang era acusado de destruir uma sua amostra sanguínea, foi bastante caricato e a própria audiência no CAS, a primeira pública do tribunal suíço, ficou marcada por erros de tradução. Agora, o chinês poderá tentar recorrer para o Tribunal Federal Suíço, mas será difícil que o caso seja sequer ouvido, já que este recurso serve, essencialmente, para questões procedimentais.

A decisão, apesar de não me parecer a mais correta, aceita-se numa visão positivista. Contudo, cabe a quem tem o poder de decidir nestas situações moderar a letra da lei, de modo a garantir uma aplicação ao caso concreto adequada e digna.

Franco Frattini, antigo Ministro de Berlusconi e Comissário Europeu, presidiu ao painel que decidiu o caso
Fonte: OSCE

Não vejo que tal tenha aqui ocorrido. Pelo contrário, por muito incorretas que as ações de Sun Yang tenham sido, estas não podem ser tomadas isoladamente. Devem, de facto, ser analisadas à luz da situação Kafkiana em que o mesmo se viu naquela noite e, assim visto, ninguém pode considerar esta sentença justificável.

Um outro aspeto que me fica desta decisão é que, tal como já havia ficado patente, por exemplo, no Caso Cardoso na UCI, o atual sistema de “tudo ou nada” do Código da WADA está ultrapassado e uma boa aplicação da justiça implica que haja previsão para a atribuição de sentenças reduzidas em casos que o justifiquem.

De qualquer forma, Ian Meakin, o advogado de Sun Yang, conseguiu, ao colocar o caso em audição pública, mostrar imensas fragilidades no processo de teste anti-doping e, por muito satisfeita que a WADA se diga com a decisão, os seus problemas no respeito pelos atletas, aqui revelados, ainda poderão fazer correr muita tinta.

Foto de Capa: Republic of Korea

Artigo revisto por Joana Mendes

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

O jogo de cadeiras no futebol italiano

O futebol italiano não se encontra nos seus tempos mais áureos. Não é recente, mas vem-se agravando ao longo dos anos.

Brasileirão: Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro ganham todos fora de casa e houve goleada

O Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro (orientados por treinadores portugueses) venceram na jornada 19 do Brasileirão. Eis os resultados.

River Plate fecha antigo avançado do Atlético Madrid por quase 15 milhões de euros

O River Plate fechou a contratação de Ángel Correa, junto do Tigres. Avançado de 31 anos vai assim regressar à Argentina.

Real Madrid de José Mourinho alcança princípio de acordo com Bola de Ouro

Há princípio de acordo entre Rodri e o Real Madrid de José Mourinho para um contrato de quatro épocas até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Torres vence top-30 ATP e segue para os quartos de final do Estoril Open: «Estou a delirar»

Tiago Torres qualifica-se para os quartos de final do Estoril Open 2026. Tenista português venceu um top-30 ATP.

Sporting: Giorgi Kochorashvili tem forte interessado na La Liga

O Getafe está interessado em contratar Giorgi Kochorashvili por empréstimo. Já existiram conversações com o Sporting.

Sporting tenta contratar defesa-central que joga em Espanha

O Sporting quer contar com Djibril Gueye na equipa B e tenta empréstimo com opção de compra. É um defesa-central de 19 anos do Leganés.