
Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google
Depois do Super Bowl LV, que viu os Tampa Bay Buccaneers bater os Kansas City Chiefs, chegou a offseason. Esta é a altura em que os contratos de vários atletas terminam, tornando-se free agents. A partir de 23 de fevereiro, as 32 equipas da NFL podem começar a exercer o franchise tag, que permite manter um jogador por mais um ano, por um valor definido por cada posição.
Sendo que cada equipa apenas pode escolher usar o franchise tag com apenas um jogador, são vários os atletas que irão ficar disponíveis para mudar de cenário a partir de 17 de março.
Por isso, com vários free agents de qualidade disponíveis em 2021, olhamos para os dez que mais impacto podem ter na sua equipa atual ou mesmo numa diferente.
A lista encontra-se por ordem alfabética.
Artigo redigido por Pedro Martins de Oliveira
Foto de Capa: Dallas Cowboys
1.
Ver esta publicação no Instagram
Aaron Jones – O melhor Running Back (RB) que Aaron Rodgers alguma vez teve nos Green Bay Packers, Aaron Jones é uma ameaça tanto em corrida como em receções. Na época de 2020, incluindo playoffs, Jones conseguiu dez touchdowns em corrida e dois em receções, arrecadando um total de 1,606 jardas, sendo suficiente para participar no Pro Bowl pela primeira vez na carreira.
Os Packers, a precisar mais de novos Wide Receivers, muito provavelmente não vão utilizar o franchise tag ou estender o contrato de Aaron Jones. Por isso, embora o mercado da sua posição não permita contratos de grandes valores, o melhor Running Back disponível este ano deve mudar de cores esta offseason.
As suas contribuições numa nova equipa dependem bastante da linha ofensiva e do Quarterback, mas sendo um playmaker em corrida e em receção, o atleta de 26 anos será, por isso, uma opção bastante viável para várias equipas.
2.
Ver esta publicação no Instagram
Allen Robinson II – Mesmo que ao longo da sua carreira tenha jogado com Quarterbacks inconsistentes, como Mitchell Trubisky e Nick Foles, com os Chicago Bears, e Blake Bortles, com os Jacksonville Jaguars, Allen Robinson II provou que é um Wide Receiver de grande qualidade. Com os Bears, na época transata, incluindo os Playoffs, o WR arrecadou seis touchdowns e 1,305 jardas em 108 receções.
Chicago exercer o franchise tag no valor de 18 milhões de dólares para continuar com o WR, no entanto a situação financeira difícil dos Bears dificulta a manutenção de Robinson II. Por isso, o atleta de 27 anos deve, muito provavelmente, mudar de emblema esta offseason e ser inserido numa equipa com um QB de maior qualidade e onde pode ir mais longe.
Allen Robinson II, Pro Bowler em 2015, é bastante consistente a ganhar muitas jardas e é, também, uma ameaça em jogadas verticais. Por isso mesmo, será certamente um jogador bastante procurado esta offseason por equipas a necessitar de playmakers.
3.
Ver esta publicação no Instagram
Chris Godwin – Godwin foi bastante importante para os campeões Tampa Bay Bucaneers, sendo um dos alvos mais procurados pelo QB Tom Brady nas últimas semanas da época regular e no início dos Playoffs. O Wide Receiver (WR) de apenas 24 anos acabou a temporada de 2020, incluindo Playoffs, com um ganho de 1,072 jardas em 81 receções e oito touchdowns, mesmo com algumas lesões.
A NFL é uma liga que valoriza bastante o ataque, principalmente jogadores fiáveis que rentabilizam muito as jogadas, e Chris Godwin, que foi selecionado para o Pro Bowl em 2019, é um desses atletas. Muito provavelmente, os Bucs vão conseguir estender o seu contrato em Tampa Bay, muito pela ligação de qualidade que tem com Tom Brady.
No entanto, Godwin poderá mudar-se para um cenário diferente, onde possa ganhar mais dinheiro e em que possa ser, verdadeiramente, a primeira opção ofensiva. O WR pode ter grande valor em diferentes equipas, estejam elas em reconstrução ou com perspetivas de Playoffs, por isso, Chris Godwin é alvo de vários emblemas.
4.
Ver esta publicação no Instagram
Dak Prescott – Quarterback (QB) dos Dallas Cowboys desde 2016, Dak Prescott é o melhor free agent desta offseason. A posição é a mais importante do futebol americano, pois determina muito as capacidades ofensivas da equipa, e Prescott é o QB, que já foi selecionado para o Pro Bowl duas vezes, é o mais consistente disponível
A lesão que o atleta de 27 anos sofreu no tornozelo na semana cinco da última época foi a grande causa dos Dallas Cowboys não terem conseguido sequer chegar aos playoffs na divisão NFC East, a mais acessível de todas. Em apenas cinco jogos na época passada, Dak Prescott conseguiu ganhar 1,856 jardas, ao completar 151 passes em 222 tentativas, e arrecadou nove touchdowns e quatro interceções.
No entanto, tendo em conta a lesão sofrida, os Cowboys estão perante um dilema. Ou utilizam o franchise tag, o que significa que pagariam 37,7 milhões de dólares para o assegurar por apenas mais uma época, ou tentam estender o contrato do QB a mais anos, porém dando também possibilidade a outras equipas para o tentar contratar.
Caso os Cowboys não estejam dispostos a investir em Dak Prescott, outras formações certamente irão tentar fazê-lo. No entanto, é muito provável que o Quarterback continue em Dallas.
5.
Ver esta publicação no Instagram
J.J. Watt – O futuro Hall of Famer, com cinco Pro Bowls e cinco vezes First-Team All-Pro na carreira, foi recentemente dispensado pelos Houston Texans, após um ano de muito mau nível da equipa em geral. Porém, a culpa desses problemas não foi certamente do Defensive End (DE) que, em 2020, forçou dois fumbles às equipas adversárias e arrecadou 52 placagens, cinco sacks e uma interceção que levou a um touchdown.
Em dez temporadas com os Texans, J.J. Watt nunca foi muito longe nos Playoffs. Por isso, o DE quer, sem dúvida alguma, jogar para uma equipa com aspirações altas, com uma ida ao Super Bowl em mente.
Mesmo tendo 31 anos, J.J. Watt continua a ser um dos DE mais versáteis da NFL, por isso são várias as equipas que se interessam pelos seus serviços e pelo seu impacto defensivo. Para além disso, com todo o dinheiro que já juntou ao longo da sua carreira, Watt pode vir a fazer um desconto para um contender, por isso é certamente um dos nomes mais intrigantes esta offseason.
6.
Ver esta publicação no Instagram
Justin Simmons – A posição de Free Safety (FS) não é muito importante em alguns esquemas defensivos, no entanto, Justin Simmons é um dos melhores jogadores na sua posição pela quantidade de espaço que consegue cobrir. Com os Denver Broncos, esta última temporada, arrecadou cinco interceções, 96 placagens e nove passes desviados, sendo Pro Bowler pela primera vez na carreira.
Os Broncos podem utilizar o franchise tag pelo segundo ano consecutivo, no valor de 13,7 milhões de dólares. No entanto, se não o fizerem, como este é um ano com poucos Free Safeties de qualidade no Draft e em free agency, Justin Simmons é um nome sonante no mercado.
A sua capacidade de leitura e de suporte contra jogadas em corrida ou passes curtos fazem o atleta de 27 anos ser um alto candidato a uma dos melhores steals esta offseason. Caso não permaneça em Denver, Simmons irá certamente ajudar muito o plantel defensivo de outra equipa.
7.
Ver esta publicação no Instagram
Leonard Williams – Depois de ter sido trocado pelos New York Jets para os New York Giants, Leonard Williams, na época de 2020, teve o melhor ano da sua carreira. O Defensive End (DE) arrecadou 11,5 sacks e 57 placagens, números que não demonstram a importância que tem a pressionar os Quarterbacks contrários, a ajudar os Linebackers da sua equipa e a versatilidade que tem para defender jogadas em passe e em corrida.
Os Giants utilizaram o franchise tag na época passada para manter Williams, num valor de 16,1 milhões de dólares, e este ano podem fazê-lo de novo, desta vez tendo de pagar 19,3 milhões. Porém, caso não o façam e tentem estender o seu contrato, são várias as equipas interessadas que irão tentar adquirir os serviços do atleta de 26 anos.
Como Leonard Williams é capaz de jogar como DE, Defensive Tackle ou até mesmo Edge Rusher, bastantes emblemas irão tentar contratá-lo com vista a melhorar a sua linha defensiva. Por isso, Williams muito provavelmente irá sair de Nova Iorque e adicionar mais Pro Bowls à única que participou em 2016.
8.
Ver esta publicação no Instagram
Shaquil Barrett – Shaquil Barrett foi uma das armas mais importantes da defesa dos campeões Tampa Bay Bucaneers na temporada transata. O Edge Rusher na época passada, incluindo Playoffs, forçou dois fumbles e conseguiu fazer 66 placagens e 12 sacks e, mais importante ainda, foi o atleta que mais pressionou Patrick Mahomes no Super Bowl contra os Chiefs.
Por isso, e por em 2019 ter sido o líder da liga em sacks, com 19,5, Shaq Barrett é o melhor Edge Rusher disponível esta offseason. Os Buccaneers utilizaram o franchise tag o ano passado num valor de 15,8 milhões de dólares e têm a opção de voltar a fazer o mesmo, desta vez chegando aos 19 milhões.
No entanto, desta vez os Bucs têm vários jogadores free agents, por isso o atleta de 28 anos pode não voltar a Tampa Bay. Sendo a sua posição muita valiosa na NFL e sendo ele um dos melhores Edge Rushers da liga, Barrett pode muito bem vir a ter um contrato ainda maior, a ser uma peça muito valiosa para a defesa de outra equipa e adicionar mais idas ao Pro Bowl para além da de 2019.
9.
Ver esta publicação no Instagram
Trent Williams – O valor de Offensive Tackles (OT) mede-se no quão bem conseguem proteger os Quarterbacks e Trent Williams é um dos melhores a fazê-lo, e os oito Pro Bowls em que participou provam isso. Em 957 jogadas em 2020 pelos San Francisco 49ers, Williams só deixou o seu Quarterback ser deitado ao chão pela equipa contrária quatro vezes, sendo, por isso, um dos free agents mais valiosos.
Trent Williams só jogou uma temporada pelos 49ers, mas o impacto que teve numa temporada difícil para a equipa em termos de lesões é motivo suficiente para o quererem certamente de volta. Porém, San Francisco tem outras prioridades, o que, aliadas a algumas dificuldades financeiras, não permitem utilizar o franchise tag, o que dificulta a possível o acordo de um contrato com o OT.
Mesmo tendo 32 anos, Trent Williams provou continuar a ser um jogador de elite e, sendo difícil encontrar bons OT no mercado, são muitas as equipas que vão procurar contratá-lo, principalmente as que priorizarem a proteção dos Quarterbacks. Querendo um contrato de alto nível, é expectável que Williams mude de cenário esta offseason.
10.
Ver esta publicação no Instagram
Yannick Ngakoue – O Edge Rusher teve uma temporada atribulada em 2020, tendo passado por três equipas (Jacksonville Jaguars, Minnesota Vikings e Baltimore Ravens). Porém, mesmo assim, foi uma jogador de bom nível, sendo que na época transata, Ngakoue conseguiu fazer oito sacks, 23 placagens e forçou fumbles quatro vezes.
Os Ravens podem utilizar o franchise tag num valor de 15,4 milhões de dólares, caso o queiram manter mais uma temporada. No entanto, Baltimore deve ter outros planos em mente, devido ao elevado número de free agents que tem no mercado, por isso muito provavelmente devem prescindir de Yannick Ngakoue.
O atleta de 25 anos é considerado um Edge Rusher inconsistente, porém, quando está num bom momento, é capaz de ajudar imenso a defesa de qualquer equipa, principalmente quando é utilizado em esquemas que o permitem jogar no exterior da linha ofensiva. E isso, aliado ao potencial que já demonstrou ter, deve fazer com que Ngakoue vista um equipamento diferente na próxima época e concorra a estar presente em mais Pro Bowls para além da de 2017.









