logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

Kyle Shanahan e Sean McVay: Entre a razão e a emoção

Pela última vez na temporada 2021-2022 iremos ter um duelo entre os San Francisco 49ers e os Los Angeles Rams. As duas equipas, orientadas pelo guru ofensivo Kyle Shanahan, e o mestre ofensivo Sean McVay, têm raízes muito idênticas, cresceram com filosofias muito próprias, mas a realidade é que esta final de conferência da NFC será decidido mais pelas suas diferenças do que propriamente pelas suas similaridades.

Os dois treinadores cruzaram caminhos em 2013, quando faziam parte da equipa técnica dos Washington Football Team, que era liderada por Mike Shanahan. Nessa equipa, Kyle Shanahan assumia o papel de protagonista na chamada de jogadas ofensivas e Sean McVay trabalhava como treinador de tight ends.

Kyle Shanahan acabou por seguir caminho nas temporadas seguintes para Cleveland e, eventualmente, para Atlanta, acabando por evoluir e desenvolver os esquemas ofensivos, wide zone, no jogo de corrida, e west coast no jogo de passe, até encontrar o seu esquema muito único, extremamente particular e quase mágico. Acabou por dar relevância a Kirk Cousins, em Washington, e elevar o jogo de Matt Ryan quase ao nível de MVP, o que lhe valeu, em 2017, o lugar de Treinador Principal dos San Francisco 49ers.

Sean McVay, também em 2017, foi contratado para Treinador Principal dos Los Angeles Rams. Depois da saída da família Shanahan de Washington, acabou por assumir o papel de coordenador ofensivo, onde demonstrou que consegue tornar um quarterback mediano num excelente quarterback e começou a ser rotulado como o novo “mago ofensivo”. Usava e abusava igualmente do esquema de wide zone em termos de corrida e incorporou variações modernas de play action para promover a mobilidade e verticalidade no jogo de passe.

O André é treinador e especialista de NFL. Atualmente, é comentador na ELEVEN e escreve crónicas sobre a modalidade para o Bola na Rede.

O André é treinador e especialista de NFL. Atualmente, é comentador na ELEVEN e escreve crónicas sobre a modalidade para o Bola na Rede.

FC PORTO vs CD TONDELA