NFL: O ano para McCaffrey quebrar a tradição do MVP

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Historicamente o prémio de jogador mais valioso da NFL (MVP) tem sido desproporcionalmente entregue a Quarterbacks. Ainda que, pela centralidade desta posição, se compreenda parte deste domínio, ele é um pouco exagerado e acaba por menosprezar o contributo de outros jogadores. Neste século, só outra posição, Running Back, também teve jogadores a serem distinguidos, todavia, temos que recuar até 2012 para encontrar o último destes a conquistar o prémio, Adrian Peterson.

Este ano, a possibilidade de tal acontecer volta a ser uma realidade, já que Christian McCaffrey, Running Back dos San Francisco 49ers, é um dos principais favoritos ao título de MVP. Para tal, muito contribui ter liderado a liga em jardas durante esta época, com 2023 (1459 pelo chão e 564 pelo ar). Em termos estatísticos, McCaffrey foi ainda o jogador com mais jardas em corrida e, a par de Raheem Mostert, o que mais Touchdowns marcou (21).

Todavia, o mais impressionante nas suas exibições não foram as estatísticas, mas sim a sua centralidade num dos ataques mais letais da liga. Desmontando as defesas adversárias repetidamente e balançando de forma impressionante a corrida e o passe, a equipa de San Francisco apresentou um futebol de excelência e que a levou a ser a melhor da fase regular da NFC. E McCaffrey assumiu-se como a estrela da companhia. Em todas as jogadas, a bola lhe podia ir parar às mãos e o plano defensivo adversário tinha sempre que ser delineado em seu torno. Afinal, era a McCaffrey a ameaça principal de uma equipa recheada de estrelas.

Outra razão para as possibilidades de McCaffrey serem elevadas é a de que nenhum Quarterback se destacou com uma época brilhante. Ainda assim, há dois homens que têm boas hipóteses de lhe fazer frente. O seu colega dos 49ers, Brock Purdy, orquestrou de forma extremamente eficiente o ataque californiano e acertou em quase 70% dos seus passes para amealhar 4280 jardas e 31 Touchdowns, somando mais dois em corrida. Já Lamar Jackson, dos Baltimore Ravens e MVP em 2019, liderou a sua equipa numa temporada de sucesso e voltou a destacar-se a correr, com 821 jardas e cinco Touchdowns. Pelo ar, houve melhorias e demonstrou bastante eficiência, mas as estatísticas não são extraordinárias, com apenas 3678 jardas e 24 Touchdowns.

Contudo, nenhum dos dois foi capaz de, ao longo de toda a época, assumir-se como o inquestionável melhor jogador do ano. Por isso, após uma longa temporada, Christian McCaffrey apresenta-se como o mais justo candidato a conquistar o título de MVP. Veremos se terá feito o suficiente para convencer os votantes a abdicar de entregar o título a um Quarterback.

José Baptista
José Baptistahttp://www.bolanarede.pt
O José tem 24 anos e é de Direito. Adora escrever e, para ele, o desporto deve ser em quantidade e em variedade. O Ciclismo é a sua grande paixão e em 2015 redescobriu o Wrestling.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.