NFL: O ano para McCaffrey quebrar a tradição do MVP

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Historicamente o prémio de jogador mais valioso da NFL (MVP) tem sido desproporcionalmente entregue a Quarterbacks. Ainda que, pela centralidade desta posição, se compreenda parte deste domínio, ele é um pouco exagerado e acaba por menosprezar o contributo de outros jogadores. Neste século, só outra posição, Running Back, também teve jogadores a serem distinguidos, todavia, temos que recuar até 2012 para encontrar o último destes a conquistar o prémio, Adrian Peterson.

Este ano, a possibilidade de tal acontecer volta a ser uma realidade, já que Christian McCaffrey, Running Back dos San Francisco 49ers, é um dos principais favoritos ao título de MVP. Para tal, muito contribui ter liderado a liga em jardas durante esta época, com 2023 (1459 pelo chão e 564 pelo ar). Em termos estatísticos, McCaffrey foi ainda o jogador com mais jardas em corrida e, a par de Raheem Mostert, o que mais Touchdowns marcou (21).

Todavia, o mais impressionante nas suas exibições não foram as estatísticas, mas sim a sua centralidade num dos ataques mais letais da liga. Desmontando as defesas adversárias repetidamente e balançando de forma impressionante a corrida e o passe, a equipa de San Francisco apresentou um futebol de excelência e que a levou a ser a melhor da fase regular da NFC. E McCaffrey assumiu-se como a estrela da companhia. Em todas as jogadas, a bola lhe podia ir parar às mãos e o plano defensivo adversário tinha sempre que ser delineado em seu torno. Afinal, era a McCaffrey a ameaça principal de uma equipa recheada de estrelas.

Outra razão para as possibilidades de McCaffrey serem elevadas é a de que nenhum Quarterback se destacou com uma época brilhante. Ainda assim, há dois homens que têm boas hipóteses de lhe fazer frente. O seu colega dos 49ers, Brock Purdy, orquestrou de forma extremamente eficiente o ataque californiano e acertou em quase 70% dos seus passes para amealhar 4280 jardas e 31 Touchdowns, somando mais dois em corrida. Já Lamar Jackson, dos Baltimore Ravens e MVP em 2019, liderou a sua equipa numa temporada de sucesso e voltou a destacar-se a correr, com 821 jardas e cinco Touchdowns. Pelo ar, houve melhorias e demonstrou bastante eficiência, mas as estatísticas não são extraordinárias, com apenas 3678 jardas e 24 Touchdowns.

Contudo, nenhum dos dois foi capaz de, ao longo de toda a época, assumir-se como o inquestionável melhor jogador do ano. Por isso, após uma longa temporada, Christian McCaffrey apresenta-se como o mais justo candidato a conquistar o título de MVP. Veremos se terá feito o suficiente para convencer os votantes a abdicar de entregar o título a um Quarterback.

José Baptista
José Baptistahttp://www.bolanarede.pt
O José tem 24 anos e é de Direito. Adora escrever e, para ele, o desporto deve ser em quantidade e em variedade. O Ciclismo é a sua grande paixão e em 2015 redescobriu o Wrestling.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Famalicão: eis os onzes prováveis do encontro da 28.ª jornada da Primeira Liga

O FC Porto recebe o Famalicão no Estádio do Dragão. Confere os onzes prováveis do encontro da 28.ª jornada da Primeira Liga.

Boston Celtics derrotam Milwaukee Bucks com exibição histórica de Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram no terreno dos Milwaukee Bucks por 133-101. Neemias Queta registou 19 pontos, 10 ressaltos, 2 assistências.

Rui Borges e o caso de Andebol: «Já falou quem tinha de falar e assino por baixo o que o presidente disse»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Santa Clara por 4-2 na sala de imprensa do Estádio José Alvalade.

Rui Borges explica ausência de Iván Fresneda no Sporting x Santa Clara

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Santa Clara por 4-2 na sala de imprensa do Estádio José Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Petit responde ao Bola na Rede: «Foi na zona central que podíamos ter encurtado as tabelas do Sporting»

Petit respondeu a uma pergunta do Bola na Rede após a derrota desta sexta-feira do Santa Clara frente ao Sporting, por 4-2.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Daniel Bragança tem crescido imenso e tem-se tornado um jogador diferente do que aquilo que ele...

Rui Borges respondeu ao Bola na Rede depois da vitória do Sporting contra o Santa Clara por quatro bolas a duas.

Benfica e FC Porto alertam que ficou grande penalidade por marcar no Sporting x Santa Clara: «Qual o critério desta jornada?»

O Benfica e o FC Porto reagiram nas redes sociais ao encontro entre o Sporting e o Santa Clara, que terminou com a vitória dos leões.