- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O segredo mais bem guardado do Draft de 2026 da NFL pode estar na Nova Inglaterra. Joe Fagnano, Quarterback da Universidade de Connecticut, que ainda vai estando longe das primeiras escolhas das simulações, pode acabar por ser uma das melhores decisões que uma equipa fará na próxima primavera.

O líder do ataque dos Huskies passou, em 12 jogos, para 3441 jardas (68,9% de passes completos) e produziu 28 touchdowns com somente 1 intercepção, somando mais três idas à endzone pelo chão. Para exemplificar o quão impressionantes foram as suas prestações, veja-se este dado: na última década é um de apenas dois Quarterbacks a passar para mais de 250 jardas e três touchdowns sem qualquer intercepção em cinco jogos consecutivos. O outro é Joe Burrow.

O que mais impressiona olhando para o seu jogo é a sua precisão no passe, com uma excelente temporização acompanhada de muito boa colocação da bola, particularmente notável nos passes em profundidade. O único apontamento é que, por vezes, quando os seus Receivers estão bastante abertos é excessivamente cauteloso e acaba por colocar a bola um pouco atrás deles.

Nota-se ainda uma boa capacidade de lidar com o jogo situacional, gerindo cada momento da partida, respondendo positivamente quando sob pressão e apresentando bons indicadores quando chega à redzone. Tem, contudo, margem para melhorar no jogo rápido.

Outro ponto que chama bastante à atenção é a sua capacidade de proteger a bola. As estatísticas não mentem neste ponto, são muito poucas intercepções ao longo de toda a carreira. Ou seja, nos melhores e nos piores momentos da sua carreira universitária, esta foi a maior constante, Fagnano não dá a bola ao adversário.

Adicionalmente, também não se dá mal pelo chão. Apesar de estar longe de ser uma ameaça dupla e de lhe faltar velocidade de ponta na corrida, demonstra boa mobilidade e capacidade de evadir os adversários.

Porém, há dois fatores que colocam mais dúvidas sobre a sua capacidade de reproduzir este sucesso nos profissionais, a sua idade e os adversários enfrentados.

Com sete anos de elegibilidade, Joe Fagnano termina o seu percurso universitário com uma idade bem mais avançada que a maioria das outras opções disponíveis para as equipas escolherem. E, esta última época foi de longe a sua melhor, o que poderá ser justificado pela sua maior maturidade face aos adversários. Por outro lado, alguns jogadores simplesmente demoram mais tempo a encontrar-se, mas depois já não se voltam a perder, pelo que este não é necessariamente um fator desqualificador na avaliação do jogador.

Adicionalmente, a UConn não tem um calendário no qual se depare com as melhores equipas do futebol universitário, ou seja, os adversários até aqui encontrados por Fagnano estão num nível demasiado abaixo do que encontrará na NFL. E, realmente, o seu pior jogo desta temporada foi contra Syracuse, uma das equipas mais capazes que enfrentou. Esta é, de longe, a maior razão para ter dúvidas sobre Fagnano e que baixa significativamente o seu capital.

Tudo isto se conjuga para que haja algumas dúvidas sobre qual o seu lugar no draft, parecendo realista quer que acabe selecionado no segundo dia como no terceiro ou até que acabe sem ser escolhido. Ora, compreendendo alguma imprevisibilidade na sua transição para a Liga, Fagnano terá condições para ser, pelo menos, um suplente capaz. Mas, há potencial para poder conquistar a titularidade. Por isso, acredito que o seu valor é o de uma terceira ou quarta ronda. Por fim, vê-se no seu jogo muito do que Jordan Love faz aos domingos, o que faz do líder do ataque dos Packers a sua comparação entre os profissionais.

José Baptista
José Baptistahttp://www.bolanarede.pt
O José tem 24 anos e é de Direito. Adora escrever e, para ele, o desporto deve ser em quantidade e em variedade. O Ciclismo é a sua grande paixão e em 2015 redescobriu o Wrestling.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gana de Carlos Queiroz derrotado com reviravolta: eis todos os resultados do dia da qualificação para a CAN

O Gana de Carlos Queiroz perdeu com a Gâmbia por 4-2 na qualificação para a CAN. Fica com todos os resultados do dia.

Benfica: Eis a lista de convocadas para o jogo com o Bayern Munique na Champions League Feminina

Já são conhecidas as convocadas do Benfica para enfrentar o Bayern Munique na segunda jornada da Campions League Feminina.

Eis a razão para o desconforto de Cristiano Ronaldo com Jorge Jesus e que levou Pedro Proença para a Dinamarca de urgência

Cristiano Ronaldo ficou descontente com a mudança de planos de Jorge Jesus. Confusão leva Pedro Proença para a Dinamarca.

Espanha bate Croácia com bis de Lamine Yamal e Inglaterra ganha à Chéquia: eis todos os resultados do dia da Liga das Nações

A Espanha venceu a Croácia por 4-1 na segunda jornada da Liga das Nações. Fica com todos os resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador da Dinamarca: «Não se deve subestimar a importância de Cristiano Ronaldo quando joga. A melhor equipa de Portugal é com Ronaldo»

Brian Riemer, selecionador da Dinamarca, fez uma antevisão ao jogo contra Portugal. Técnico enalteceu ainda Cristiano Ronaldo.

Caso Cristiano Ronaldo: Pedro Proença vai à Dinamarca para reunião de urgência

Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, viajou para a Dinamarca para ser realizada uma reunião de urgência.

João Simões analisa revolução no meio-campo do Sporting e antecipa regresso: «Estamos longe de estar no nosso máximo e estamos longe do nosso melhor»

João Simões falou aos meios de comunicação do Sporting. Médio leonino prepara-se para regressar à competição depois de lesão.