Olheiro BnR | Tanor Bortolini

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Com bem lembrou recentemente John Harbaugh, lendário treinador que assumiu este defeso o comando dos Los Angeles Chargers, a linha ofensiva é uma peça fulcral de qualquer ataque porque é uma posição que impacta o desempenho de todas as outras de de forma significante. Por isso, encontrar jogadores que possam contribuir para lá das estrelas das primeiras rondas é um desejo de qualquer conjunto.

Para o draft deste ano, há um jogador que muitos têm debaixo de olho nessa categoria, Tanor Bortolini, que cumpriu o seu percurso universitário como membro dos Wisconsin Badgers. Tendo realizado a sua última época toda como Centro, é aí que se projeta para a NFL, mas trata-se de um jogador versátil que já fez praticamente todas as posições da linha ofensiva, correspondendo de modo competente.

Esta capacidade de adaptação demonstra disponibilidade para auxiliar a equipa da forma que for necessário, além de sinalizar que poderá ser utilizado de forma polivalente pela equipa que o escolher, algo muito valioso para assegurar um lugar no plantel. Para mais, conhecendo ação em várias posições também ajuda a que possua uma melhor perceção do jogo e que, geral, seja um melhor jogador.

Os números do seu histórico universitário também são animadores e, em particular nesta última temporada, participou em 868 jogadas, 497 como proteção de passe, e permitiu apenas um sack.

Analisando o seu desempenho de forma qualitativamente, vemos um atleta com paciência e que sabe esperar por a jogada se desenvolver antes de se comprometer, com uma postura de pernas larga e com rapidez e agilidade nos movimentos de pés. Por outro lado, aborda por vezes os bloqueios através de ângulos inadequados, sente algumas dificuldades em alguns confrontos um contra um e nem sempre lança a bola para o Quarterback nas melhores condições.

Um outro ponto a referir é que Bortolini se tem demonstrado bem mais eficaz em proteção de passe do que em jogadas de corrida, o que é um bom indicador para o seu futuro para a NFL, uma vez que esta segunda é, habitualmente, mais fácil de ser melhorada pelas equipas técnicas da Liga. Além disso, a qualidade no Wisconsin tem historicamente sido bem transmitida para os profissionais, basta ver como o seu antecessor a Centro dos Badgers, Joe Tippmann, rapidamente se afirmou como titular nos New York Jets.

Em termos atléticos, havia algumas dúvidas, especialmente por este ter um tamanho mediano, mas a sua participação na Combine em Indianapolis clarificou essas questões, tendo Bartolini demonstrado uma explosão, agilidade e velocidade de nível de elite, incluindo o mais rápido de sempre exercício de três cones de um Centro, batendo o recorde do impressionante Jason Kelce.

Perante este perfil, Tanor Bortolini não será uma prioridade nas escolhas das equipas, mas terá certamente várias equipas interessados em chamar o seu nome no terceiro dia, identificando entre esses conjuntos como os New York Giants ou os Green Bay Packers. Para o futuro, creio que tem possibilidades de ter uma carreira produtiva na NFL como uma segunda opção versátil e competente, um pouco à imagem de jogadores como Dan Feeney.

José Baptista
José Baptistahttp://www.bolanarede.pt
O José tem 24 anos e é de Direito. Adora escrever e, para ele, o desporto deve ser em quantidade e em variedade. O Ciclismo é a sua grande paixão e em 2015 redescobriu o Wrestling.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ian Cathro responde ao Bola na Rede após Estoril Praia x FC Porto: «Tentámos ajustar isso ao longo da primeira parte»

Ian Cathro respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. Estoril Praia perdeu com o FC Porto por 3-1.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após vitória do FC Porto em Estoril

Francesco Farioli respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. FC Porto venceu Estoril por 3-1.

Ian Cathro irónico: «O treinador do Estoril falhou hoje e talvez tenha um problema. Talvez esteja na hora de deixar uns princípios ir embora,...

Ian Cathro analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 2-0 na Primeira Liga.

Francesco Farioli destaca vitória do FC Porto: «Marcámos três golos, mas podíamos ter marcado mais dois. São coisas a melhorar»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pepê recusa prémio de homem do jogo entregue por colega do FC Porto e retribui elogios: «Corre o campo todo e é um fenómeno»

Pepê analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 3-1 na Primeira Liga.

João Carvalho explica derrota do Estoril Praia contra o FC Porto: «Não igualámos a intensidade nas segundas bolas e duelos»

João Carvalho analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 3-1 na Primeira Liga.

Botafogo empata com Coritiba (2-2) na estreia de Franclim Carvalho no Brasileirão

Na estreia de Franclim Carvalho no Brasileirão, o Botafogo empatou (2-2) com o Coritiba. Danilo e Arthur Cabral (ex-Benfica) marcaram para os cariocas; Breno Lopes (assistido por Josué) e Lavega faturaram para os visitantes.