Super Bowl 50: Carolina Panthers 10-24 Denver Broncos. Só deu defesa

cab NFL

Os Denver Broncos começaram melhor o jogo e sem arriscar muito lá chegaram ao meio campo defensivo dos Panthers, conseguindo logo três pontos na primeira “drive”, através de um field goal do kicker Brandon McManus. O ataque dos Panthers demorou a aquecer. Depois de não terem conseguido converter na primeira posse, a offensive line deixou que Cam Newton fosse derrubado por Von Miller, o que acabou por resultar num fumble do quarterback de Carolina, com a bola a ser recuperada pela defesa de Denver dentro da endzone de Carolina. Touchdown e dez a zero para os Broncos, com a melhor defesa da liga a superiorizar-se largamente ao melhor ataque no início da partida. Como curiosidade, sempre que a defesa de Denver marcou um touchdown nesta época, a equipa ganhou.

A defesa de Carolina manteve a equipa no jogo e evitou que o resultado se avolumasse, com Luke Kuechly a conseguir derrubar Peyton Manning no final do primeiro quarto. O ataque dos Panthers, apoiado nas corridas do QB Cam Newton, foi desequilibrando a defesa dos Broncos e avançando no terreno, acabando por beneficiar de uma falta do cornerback Aqib Talib para marcar da linha de uma jarda, através de uma corrida/um salto do running back Jonathan Stewart. Carolina entrou finalmente no jogo e registou os seus primeiros pontos no início do segundo quarto: dez a sete para Denver.

Peyton Manning (e o ataque de Denver) continuou a jogar pelo seguro, procurando evitar os “turnovers” e optando por passes curtos e corridas em situações de “3rd down”, acabando por chutar a bola para o adversário, que continuava sem aproveitar as oportunidades que lhe foram concedidas. Jordan Norwood aproveitou um “punt” de Carolina para fazer um “return” de 61 jardas (recorde do Super Bowl), que deixou a equipa de Denver às portas da endzone de Carolina, mas, mais uma vez, Manning e o ataque não conseguiram os sete pontos, esbarrando na defesa de Carolina, contentando-se a equipa com mais um field goal de McManus. 13 a sete para os Broncos.

Depois do fumble de Cam Newton que resultou no primeiro touchdown de Denver, desta vez foi o fullback Mike Tolbert que perdeu a bola depois de uma corrida em que tentou ganhar jardas extra depois de já ter conquistado o “1st down”. Mais uma vez a melhor defesa da liga a superiorizar-se ao melhor ataque. Na jogada a seguir ao fumble de Tolbert surge o primeiro “turnover” de Manning, um passe que acabou por ser interceptado pelo defesa Kony Ealy. DeMarcus Ware acabou por derrubar Newton quando os Panthers tentavam reduzir a desvantagem, terminando a primeira parte 13-7 para os Broncos. Só deu defesa.

O início do segundo tempo prometeu, com Cam Newton e Peyton Manning a conseguirem converter uma série de passes para Ted Ginn, Jr. e Emmanuel Sanders, respectivamente, mas, enquanto os Broncos conseguiram retirar mais três pontos dessa jogada com mais um field goal de McManus, o kicker dos Panthers, Graham Gano, acertou em cheio no poste. 16 a sete para os Broncos. Aos poucos, a vantagem continuava a aumentar.

Peyton Manning e Cam Newton protagonizaram um dos momentos mais marcantes do SB50 Fonte: NFL
Peyton Manning e Cam Newton protagonizaram um dos momentos mais marcantes do SB50
Fonte: NFL

Carolina continuava sem encontrar solução para lidar com o front seven da defesa dos Broncos, o que levou a mais um turnover de Cam Newton, desta vez uma interception de T. J. Ward, depois de Ted Ginn, Jr. não ter conseguido controlar um passe. A defesa dos Panthers fez os possíveis (e os impossíveis) para manter a equipa no jogo; Kony Ealy derrubou Manning, forçando a que o QB dos Broncos largasse a bola, que veio a ser recuperada pela defesa. Com mais uma oportunidade de reduzir a desvantagem, os Panthers conseguiram três pontos, com Gano a converter o field goal desta vez. 16 a dez para os Broncos.

Os Broncos a jogar com a vantagem continuavam sem arriscar no ataque, apostando em corridas e passes curtos, evitando desta forma turnovers e gastando tempo de jogo. Os Panthers, por sua vez, a correr atrás do resultado precisavam de arriscar, mas continuavam a barrar na defesa de Denver, que mais uma vez viu Von Miller a derrubar e “roubar” a bola a Newton, que acabou por ser recuperada pela defesa e levou ao touchdown que acabou com o jogo. C. J. Anderson marcou da linha de uma jarda depois de uma falta de Josh Norman e Peyton Manning converteu um passe para Fowler na jogada de conversão de dois pontos, fixando o resultado final de 24-10.

No confronto entre a melhor defesa e o melhor ataque, a defesa ganhou, e não foi minimamente renhido. Cam Newton e os seus Carolina Panthers não conseguiram encontrar soluções para ultrapassar a muralha erguida pela defesa dos Broncos, e os três turnovers de Newton, dois fumbles e uma interception acabaram por resolver o jogo, numa partida em que o ataque de Denver só lançou pólvora seca. Von Miller foi o MVP, tendo forçado os dois fumbles que deram origem aos dois touchdowns dos Broncos. Peyton Manning geriu o jogo, tentou evitar turnovers ao máximo, jogando de uma forma bastante conservadora, e pode agora retirar-se, aos 39 anos, como campeão do Super Bowl (pela segunda vez).

A desilusão de Cam Newton no final do jogo

 

Foto de Capa: NFL

João Folgado
João Folgadohttp://www.bolanarede.pt
O João defende que o Porto devia acabar e o Sporting nunca devia ter existido. Carrega, Benfica! Fora de brincadeiras, para além desta paixão cega pelo clube da Luz, venera Mourinho, despreza Villas-Boas e é fã dos Boston Celtics e dos New England Patriots.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona vai emprestar avançado ao Estrela Amadora

O Estrela Amadora garantiu a contratação de Alan Godoy por empréstimo do Barcelona. Avançado de 22 anos a caminho.

Roménia: Glória ao passado, silêncio no presente

Houve um tempo em que a Roménia era temida. Um tempo em que os adversários olhavam com respeito para aquela camisola amarela

Novo ataque por Vagiannidis? Imprensa grega revela proposta do Sporting

O Sporting está interessado em Georgios Vagiannidis há algum tempo. Leões podem ter feito nova oferta pelo lateral.

Martín Anselmi recebe mensagem de apoio de vários jogadores do FC Porto

Martín Anselmi está de saída do FC Porto. Vários jogadores enviaram mensagem solidária ao técnico argentino pela situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Dia de festa e de voltar ao trabalho: Sporting arranca pré-epoca em Alcochete

O Sporting está de regresso ao trabalho. Leões apresentam-se esta terça-feira na Academia para arrancar a pré-época.

Francesco Farioli a caminho do FC Porto: «Espero permanecer aberto e curioso»

Francesco Farioli vai ser o novo treinador do FC Porto. Técnico italiano falou pela primeira vez desde que saiu do Ajax.

Diomande mais perto de trocar Sporting por Crystal Palace: Eis todos os detalhes

Oumane Diomande aproxima-se da Premier League. Sporting pode vender defesa ao Crystal Palace por 55 milhões de euros.