📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

NHL para principiantes

- Advertisement -

Com a época regular da NHL a começar dentro de poucas semanas deixo aqui um artigo para alguém que recentemente descobriu ou se interessou pelo desporto e quer perceber como funciona a NHL.

Mais do que ditar regras do jogo e do desporto, vou acima de tudo expor como funciona a National Hockey League (NHL). Uma vez que, o seu funcionamento é completamente diferente do desporto que reina não só em Portugal, mas na maior parte do mundo.

Em primeiro lugar, a NHL é a liga de hóquei no gelo Norte Americana, como maior parte das ligas desportivas dessa região do mundo, a liga em si é uma entidade privada e as equipas que a constituem são franchises.

Como a liga é Norte Americana existem equipas baseadas tanto nos Estados Unidos da América como no Canada. Das 32 equipas que constituem a liga neste momento, 7 estão sediadas em cidades canadianas e as restantes em cidades americanas.

Para se chegar à NHL é um processo demorado que implica muitos patrocinadores, uma arena preparada para receber a equipa e o apoio da população da cidade. A mais recente equipa a entrar na NHL vai fazer este ano a sua primeira época e escolheu o nome de Kraken e tem como base a cidade de Seattle.

A competição está dividida em duas fases: a primeira fase é a época regular, onde cada equipa joga 82 jogos entre Outubro e início de Abril; seguindo-se os Playoffs, que são uma fase final a eliminar, onde os 16 melhores classificados da liga jogam entre si para definir o vencedor do prémio máximo da liga: a Stanley Cup. Antes de avançar para os playoffs vou mencionar como funciona a época regular.

As 32 equipas estão divididas em duas conferências regionais: Este e Oeste, com 16 equipas cada uma, estando cada conferência dividida em duas divisões, também definidas por região.

Durante a época regular uma equipa joga 26 jogos entre equipas da mesma divisão, três jogos com os restantes adversários de conferência (3×8=24), e dois jogos com as equipas das outras conferências, um jogo casa e outro fora (2×16=32), o que faz os 82 jogos da época regular.

Durante a época regular o objetivo é qualificarem-se para os playoffs, e conforme já mencionei aqui que é preciso ser uma das 16 melhores equipas para o fazer, no entanto não é assim tão simples.

A tabela geral da NHL apenas define que equipa ganha o Presidents Trophy, que é atribuído à equipa que mais pontos fez durante a época regular (derrota=0 / derrota após tempo regulamentar=1 / vitória=2). Contudo o que define quem se qualifica para os playoffs é a classificação de divisão.

ATENÇÃO, todos os pontos contam, ou seja, esta tabela de divisão contabiliza os pontos ganhos ao longo dos 82 jogos e não apenas os 26 dentro da divisão. Assim, a classificação dentro da divisão é que pode definir a sua qualificação para os playoffs.

Cada conferência leva oito equipas para os playoffs, para se ser uma dessas oito equipas é preciso ser-se um dos três primeiros classificados da sua divisão.

Isto significa que uma equipa que fique em quarto numa divisão possa vir a ter mais pontos que a equipa que ganhou a outra divisão, mas mesmo assim o seu lugar nos playoffs está assegurado, pois os restantes dois lugares de acesso aos playoffs são definidos por um sistema Wild Card.

Pedro Gonçalves de Andrade
Pedro Gonçalves de Andradehttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante do desporto sem o talento para o praticar. Além de seguir apaixonadamente o desporto Rei, é um confesso adepto de NHL e dos New York Rangers.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Membro da FPF comenta lance que envolve Georgiy Sudakov no Vitória SC x Benfica: «Na dúvida, decide-se por baixo»

Duarte Gomes, atual diretor técnico de arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol analisou o lance de Georgiy Sudakov no Vitória SC x Benfica.

FC Porto equaciona novo investimento por Borja Sainz: eis os detalhes

O FC Porto está inclinado a avançar para a compra de 10% de mais-valia de uma futura transferência por 1,5 milhões de euros.

Eleições do Benfica vão entrar na história: já votaram mais de 53 mil sócios

Mais de 53 mil sócios do Benfica já foram às urnas este sábado. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Ruben Amorim reage ao empate tardio do Manchester United contra o Tottenham: «um pouco frustrante, mas também há orgulho na resposta dos jogadores ao...

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do empate entre o Manchester United e o Tottenham, para a Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa responde às acusações de lista de João Noronha Lopes: «Não há confusão nenhuma, aliás nunca houve»

A lista G emitiu uma nota durante este sábado. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Candidato a vice-presidente da MAG da lista de João Noronha Lopes acusa Rui Costa: «Enviou aos presidentes das Casas do Benfica uma mensagem com...

João Marecos, candidato a vice-presidente da MAG da lista de Noronha Lopes, acusou Rui Costa de enviar aos presidentes das casas do Benfica uma mensagem de propaganda eleitoral.

Rui Borges leva Iván Fresneda para os Açores mas deixa outro lateral do Sporting em Lisboa

Rui Borges deixou Ricardo Mangas fora do lote dos convocados do Sporting frente ao Santa Clara, encontro da Primeira Liga.