📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

NHL para principiantes

- Advertisement -

Com a época regular da NHL a começar dentro de poucas semanas deixo aqui um artigo para alguém que recentemente descobriu ou se interessou pelo desporto e quer perceber como funciona a NHL.

Mais do que ditar regras do jogo e do desporto, vou acima de tudo expor como funciona a National Hockey League (NHL). Uma vez que, o seu funcionamento é completamente diferente do desporto que reina não só em Portugal, mas na maior parte do mundo.

Em primeiro lugar, a NHL é a liga de hóquei no gelo Norte Americana, como maior parte das ligas desportivas dessa região do mundo, a liga em si é uma entidade privada e as equipas que a constituem são franchises.

Como a liga é Norte Americana existem equipas baseadas tanto nos Estados Unidos da América como no Canada. Das 32 equipas que constituem a liga neste momento, 7 estão sediadas em cidades canadianas e as restantes em cidades americanas.

Para se chegar à NHL é um processo demorado que implica muitos patrocinadores, uma arena preparada para receber a equipa e o apoio da população da cidade. A mais recente equipa a entrar na NHL vai fazer este ano a sua primeira época e escolheu o nome de Kraken e tem como base a cidade de Seattle.

A competição está dividida em duas fases: a primeira fase é a época regular, onde cada equipa joga 82 jogos entre Outubro e início de Abril; seguindo-se os Playoffs, que são uma fase final a eliminar, onde os 16 melhores classificados da liga jogam entre si para definir o vencedor do prémio máximo da liga: a Stanley Cup. Antes de avançar para os playoffs vou mencionar como funciona a época regular.

As 32 equipas estão divididas em duas conferências regionais: Este e Oeste, com 16 equipas cada uma, estando cada conferência dividida em duas divisões, também definidas por região.

Durante a época regular uma equipa joga 26 jogos entre equipas da mesma divisão, três jogos com os restantes adversários de conferência (3×8=24), e dois jogos com as equipas das outras conferências, um jogo casa e outro fora (2×16=32), o que faz os 82 jogos da época regular.

Durante a época regular o objetivo é qualificarem-se para os playoffs, e conforme já mencionei aqui que é preciso ser uma das 16 melhores equipas para o fazer, no entanto não é assim tão simples.

A tabela geral da NHL apenas define que equipa ganha o Presidents Trophy, que é atribuído à equipa que mais pontos fez durante a época regular (derrota=0 / derrota após tempo regulamentar=1 / vitória=2). Contudo o que define quem se qualifica para os playoffs é a classificação de divisão.

ATENÇÃO, todos os pontos contam, ou seja, esta tabela de divisão contabiliza os pontos ganhos ao longo dos 82 jogos e não apenas os 26 dentro da divisão. Assim, a classificação dentro da divisão é que pode definir a sua qualificação para os playoffs.

Cada conferência leva oito equipas para os playoffs, para se ser uma dessas oito equipas é preciso ser-se um dos três primeiros classificados da sua divisão.

Isto significa que uma equipa que fique em quarto numa divisão possa vir a ter mais pontos que a equipa que ganhou a outra divisão, mas mesmo assim o seu lugar nos playoffs está assegurado, pois os restantes dois lugares de acesso aos playoffs são definidos por um sistema Wild Card.

Pedro Gonçalves de Andrade
Pedro Gonçalves de Andradehttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante do desporto sem o talento para o praticar. Além de seguir apaixonadamente o desporto Rei, é um confesso adepto de NHL e dos New York Rangers.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Karim Benzema e o futuro: «Vou jogar mais 2 anos ao mais alto nível, porque estou mentalmente preparado»

Karim Benzema falou sobre o futuro. Avançado francês de 37 anos joga há três temporadas no Al Ittihad, da Arábia Saudita.

Paul Scholes arrasa Ruben Amorim: «Não acho que este treinador compreenda este clube, ponto final»

Paul Scholes não quer que Ruben Amorim continue ao serviço do Manchester United, assumindo que o luso não compreende o clube.

Karim Benzema e a chegada de Sérgio Conceição: «São coisas que não fazíamos antes»

Karim Benzema falou sobre a chegada de Sérgio Conceição ao Al Ittihad. Avançado aborda vários outros temas.

José Mourinho e o grupo de trabalho no Benfica: «É fantástico»

José Mourinho deixou um grande elogio ao seu grupo de trabalho no Benfica, admitindo que o mesmo é muito profissional.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho fala da sua rotina e admite: «Ancelottis, Fergusons… Começam a ficar mais raros»

José Mourinho foi um dos primeiros convidados da Benfica FM, falando sobre a sua carreira e a sua rotina diária.

Hjulmand sonha com ir ao Mundial: «Acho que devo lá estar»

Morten Hjulmand, capitão do Sporting, falou sobre o Mundial. Dinamarca está qualificada para o playoff europeu de acesso.

Vizela já escolheu treinador que vai orientar a equipa frente ao Sporting B

Ronald Ramírez deverá continuar no comando do Vizela nos próximos dias, liderando os minhotos no jogo contra o Sporting B.