📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O dilema dos Golden Knights

- Advertisement -

Segundo Período: Os heróis esquecidos dos Lightning.

Da segunda melhor equipa da NHL para a primeira. Os Tampa Bay Lightning estão a milhas da concorrência e afirmam-se como os mais sérios candidatos à Stanley Cup na Conferência Este. É fácil olhar de relance para os números e focar a atenção em dois jogadores, Steven Stamkos e Nikita Kucherov, a dupla mais temida pelas defesas na NHL. Os dois merecem todos os elogios e mais alguns, mas há outros nomes que ficam esquecidos no meio de todas as odes feitas às duas estrelas, sendo apenas mencionados com brevidade quando se destacam individualmente, num ou noutro jogo.

O primeiro jogador a sofrer do efeito eucalipto do duo Stamkos-Kucherov é o seu colega de linha, Vladislav Namestnikov. Na primeira metade da temporada, o avançado russo de 25 anos já igualou o máximo de carreira em pontos (35). A seguir, na segunda linha, vem uma das maiores surpresas dos últimos dois anos, um jovem selecionado na 3ª ronda, chamado na época passada para tapar os buracos deixados pelas lesões, numa altura em que a equipa fazia um último esforço para chegar aos playoffs. Brayden Point jogou tão bem que ficou. Ficou, ganhou o seu espaço e agora lidera a segunda linha da melhor equipa da NHL. Point é um miúdo de 21 anos que está encarregado de defender a melhor linha do adversário na maioria dos jogos, libertando Kucherov e Stamkos para outras tarefas, e que, ainda assim, consegue ser o terceiro melhor pontuador da equipa.

Andrei Vasilevskiy Fonte: Twitter Tampa Bay Lightning
Andrei Vasilevskiy
Fonte: Twitter Tampa Bay Lightning

Para último deixámos talvez a melhor amostra da mestria que os Lightning têm demonstrado no desenvolvimento de talento: Andrei Vasilevskiy. A escolha do russo na primeira ronda do draft de 2012 foi vista como uma aposta de risco de Steve Yzerman. Vasilevskiy foi o guarda-redes escolhido mais cedo no draft nos últimos sete anos. Yzerman dobrou a sua aposta quando deixou sair Ben Bishop, o guarda-redes titular da equipa desde 2013, entregando as chaves do carro ao miúdo de 22 anos. O tempo veio-lhe dar toda a razão. Vasilevskiy é um dos candidatos ao Vezina este ano, com uma percentagem de defesas de 93.5% e seis shutouts. É fácil olhar para os resultados dos Lightning, ver lá um 5-0, dar enfase ao cinco e esquecer o zero. Em muitos jogos, são as defesas que Vasilevskiy faz quando o resultado ainda está em 0-0 ou 1-0 que possibilitam essas goleadas.

Tudo isto serve para realçar a verdadeira força dos Lightning: a profundidade. Uma estrela, ou duas neste caso, de pouco servem se o resto da equipa não for, no mínimo, competente, que o digam os Edmonton Oilers. Os Lightning parecem ter uma fonte inesgotável de talento, onde vão buscar jogador atrás de jogador para complementar os esforços dos seus craques. No entanto, essa fonte não é algo de mágico, dá muito trabalho, foi construída graças à extrema competição na prospeção e no desenvolvimento de jovens jogadores. Foi no draft que os Lightning se criaram, é aí que se formam as grandes equipas.

Tiago Pinto Martins
Tiago Pinto Martinshttp://www.bolanarede.pt
Nice guy, tries hard, loves the game" é a bio do bi-campeão da Stanley Cup Phil Kessel no Twitter, mas podia, com a mesma precisão, descrever o Tiago. Deixou-se deslumbrar pela NHL quando, em adolescente, viu dois adultos ao soco em cima de patins pela primeira vez. Desde entanto, cresceu e passou a apreciar outros aspectos deste magnífico desporto. Espera transmitir esta paixão a outras pessoas.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli: «Para ser justo, quase todo o jogo foi muito bom»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 14 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão.

Luís Silva: «Orgulhosos da forma como os jogadores deram tudo»

Luís Silva analisou o desfecho da jornada 14 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão.

Jorge Meireles e o regresso ao FC Porto: «Foi o clube onde cresci. Muito feliz. Triste pelo resultado»

Jorge Meireles analisou o desfecho da jornada 14 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão.

Samu Aghehowa: «Golo? Eu toquei na bola. Não sei se foi meu ou não»

Samu Aghehowa analisou o desfecho da jornada 14 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Morten Hjulmand brinca com João Simões: «Sobre o Prémio Revelação do Ano não vou falar…»

Morten Hjulmand foi um dos premiados na Gala Stromp 2025. Na gala, foram distinguidos 41 nomes ligados ao Sporting, nomeadamente jogadores e treinadores.

Eis os destaques do FC Porto x Estrela da Amadora

O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora na 14.ª jornada da Primeira Liga. Confere os destaques da partida disputada no Estádio do Dragão.

Francesco Farioli recebe má notícia: jogador importante falha o Alverca x FC Porto

Jan Bednarek não vai poder participar no encontro entre o FC Porto e o Alverca, válido pela próxima jornada da Primeira Liga.