Terceiro Período: Panthers visitados pelos Espíritos dos Natais Passados.

E se eu vos disser que um jogo entre o primeiro classificado da Divisão Pacífico e o penúltimo da Atlântico foi um dos mais interessantes do fim-de-semana? Chamar-me-iam maluco, certamente, mas há muita história entre Florida Panthers e Vegas Golden Knights. Na equipa de Las Vegas, trabalham 8 pessoas que saíram dos Panthers, incluindo o treinador Gerard Gallant e os avançados Jonathan Marchessault e Reilly Smith. Num golpe cruel do destino, os Golden Knights saíram vencedores, por um resultado de 5-2, com Marchessault e Smith a fazerem cinco pontos entre os dois.

Ninguém admitiu, como seria de esperar, mas é difícil acreditar que este jogo não tinha uma importância especial para estas pessoas, principalmente tendo a conta a forma como saíram dos Panthers. Com Gallant, tivemos o famoso episódio do táxi. O antigo treinador dos Panthers foi despedido após uma derrota fora de casa, numa visita aos Carolina Hurricanes, e já não regressou à Florida com a equipa. Para a eternidade ficou a fotografia de Gallant a entrar para um táxi no fim do jogo. As saídas de Marchessault e Smith não foram mais pacíficas, ambos enviados para os Golden Knights durante o draft de expansão. Por essa altura, Dale Tallon tinha regressado à posição de GM e procurava desfazer muitas decisões do anterior regime.

Vegas Golden Knights Fonte: NHL
Vegas Golden Knights
Fonte: NHL

Correu-lhe mal. Tallon ofereceu Reilly Smith em troca de uma quarta ronda e deixou os Golden Knights escolherem Marchessault no draft, perdendo assim dois jogadores úteis de uma assentada. Não é de espantar, portanto, que os Golden Knights estejam a fazer uma época histórica a todos os níveis, enquanto os Panthers continuam a navegar na mediocridade. Para percebermos bem o nível do erro dos Panthers, Marchessault é o melhor pontuador dos Golden Knights com 29 pontos em 29 jogos e Smith é o quarto com 25.  Para os adeptos dos Panthers, foi como ver três fantasmas, para sempre assombrados pela pergunta. O que poderia ter sido?