📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os melhores de 2013 – Modalidades

- Advertisement -

 
O Bola na Rede prossegue a sua eleição dos melhores de 2013. Hoje, os redatores das modalidades (e não só) do nosso site apresentam a figura do ano para o desporto que representaram neste ano, que agora está a acabar. Aqui ficam as suas escolhas:

modalidades-01

ANDEBOL: Frederico Santos (Opinião de André Conde)
O treinador do Sporting conseguiu colocar a equipa leonina, outra vez, na luta pelo título, tendo conquistado uma Taça e uma Supertaça e conseguiu o feito de fazer do Sporting a primeira equipa portuguesa a qualificar-se para a fase de grupos da Taça EHF. Menção honrosa para Aleksander Donner, um dos treinadores mais conceituados do mundo e que levou o ABC à final da Liga dos Campeões em 1993, que faleceu neste ano.

ATLETISMO: Sara Moreira (Opinião de Tomás da Cunha)
A atleta do Maratona conquistou a medalha de ouro na prova dos 3000 metros dos Europeus de pista coberta. Sara Moreira alcançou o maior êxito da sua carreira (depois da prata em 2009) em Gotemburgo, arrecadando a única medalha para as cores portuguesas.

BASQUETEBOL NACIONAL: Carlos Lisboa (Opinião de Daniel Melo)
Depois de ter vencido o Campeonato Nacional de Basquetebol por 15 vezes, o atual treinador do Benfica e antigo convidado do Bola na Rede sagrou-se bicampeão nacional. Deste modo, inseriu o seu nome para a posteridade. É obra!

CICLISMO: Rui Costa (Opinião de João Martins)
O português que já assinou pela Lampre-Merida tornou-se, em 2013, bicampeão da Volta à Suíça, garantiu duas vitórias em etapas do Tour de France, e coroou o grande ano com o título de campeão do mundo de estrada. Um ano de excelência para o segundo atleta mais referenciado a nível mundial, este ano, apenas suplantado por Cristiano Ronaldo.

modalidades-02

CORFEBOL: Núcleo de Corfebol de Benfica (Opinião de André Conde)
A equipa do NCB venceu, pelo 3º ano consecutivo, o campeonato e venceu a Supertaça, demonstrando que é a força dominante no Corfebol português.

DESPORTOS MOTORIZADOS: Sebastian Vettel (Opinião de Rodrigo Fernandes)
O piloto alemão da F1 teve mais uma época brilhante. Foram 13 vitórias em 19 possíveis e mais um título de campeão do mundo, o seu 4º consecutivo. Estamos perante um fenómeno, que promete não ficar por aqui.

EUROLIGA DE BASQUETEBOL: Vassilis Spanoulis (Opinião de Ivan Ferreira)
Mais uma grande época na principal competição do basquetebol europeu! O ano de 2013 ficou marcado por grandes dérbis entre os colossos do costume, onde sem grandes surpresas o top 8 foi constituído por Real Madrid, Barcelona, Olympiakos, Pannathinaikos, Maccabi Tel-Aviv, Caja Laboral e CSKA Moscovo. Com jogos disputados até ao último segundo e com pavilhões cheios num ambiente verdadeiramente indescritível e que rói a NBA de inveja! A final four da Euroleague 12-13 foi na conceituada O2 Arena, em Londres e onde o Olympiakos comandado pelo experiente base grego Vassilis Spanoulis levou a melhor sobre o CSKA, o Barcelona e na final sobre o Real Madrid. A emoção para a edição de 2013-14 continua bem patente nos mais de 120 jogos que compõe esta prova!

FUTEBOL FEMININO: Catarina Sousa (Opinião de Rui Miguel Pereira)
A avançada de 26 anos, que atravessa um grande momento de forma, é dona de uma qualidade técnica superior e de uma capacidade de finalização impressionante. Melhor marcadora nacional com 19 tentos e peça fundamental no futebol do A-dos-Francos, quer na subida de divisão no ano passado, quer na actual liderança isolada do campeonato nacional feminino. 2013 foi o seu ano.

modalidades-03

FUTEBOL DE PRAIA: Seleção Nacional da Rússia (Opinião de Mário Cagica Oliveira)
Parece mentira, para quem acompanha a modalidade há tanto tempo, que a Rússia seja, neste momento, a grande potência da modalidade. Habituados ao frio e a condições climatéricas adversas, os russos têm tido uma evolução impressionante nesta modalidade, tendo, este ano, conquistado pela segunda vez consecutiva, o Mundial de Seleções. Numa final que, surpreendentemente não contou com o Brasil (Portugal, recordo, não se qualificou para a fase final da competição), a Rússia foi fortíssima e goleou a Espanha por 5-1. Começam a ser uma séria ameaça à hegemonia brasileira na competição.

FUTSAL: Divanei (Opinião de Pedro Teles)
O ala contratado pelo Sporting Clube de Portugal em 2012, foi dos jogadores mais influentes da época transacta e ajudou o seu clube a sagrar-se campeão da liga nacional de Futsal com golos, assistências e boas exibições.

HÓQUEI EM PATINS: Luis Sénica (Opinião de André Conde)
Entrou na história do Benfica ao conseguir vencer a primeira Liga Europeia pelo clube e no Mundial voltou a fazer uma boa campanha com Portugal, tendo sido o melhor ataque e uma das melhores defesas da prova.

NBA: LeBron James (Opinião de André Albuquerque)
O jogador dos Miami Heat provou mais uma vez por que é que é considerado o melhor jogador de basquetebol do mundo. Foi o melhor jogador da NBA e carregou a sua equipa para mais um título, o segundo da sua carreira, e terceiro a nível da instituição.

modalidades-04

NFL: Peyton Manning (Opinião de Pedro Gonçalo Pinto)
Porquê? Fácil, fácil, fácil. Então não é que o velhote de 37 anos deu uma lição a toda a gente a nova que pensa que o atleticismo é o mais importante para se ser um grande quarterback hoje em dia? É verdade que o QB dos Denver Broncos tremeu nos playoffs de 2012/13, mas a fase regular que ontem terminou foi absolutamente absurda. Não só liderou os Broncos rumo aos playoffs como pegou em dois recordes que muitos julgavam impossíveis de ultrapassar e tornou-os seus. A partir de agora, Manning é o jogador com mais touchdowns (55) e mais jardas através do passe (5.477) numa só temporada. Aos 37 anos. Depois de uma operação ao pescoço.

RUGBY: Martim Aguiar (Opinião de Sara Rodrigues da Costa)
Destacou-se no mundo do Rugby em 2013 como treinador do GD Direito, vencendo o Campeonato Nacional e a Super Taça frente ao CDUL e, mais recentemente, vencendo a Taça Ibérica frente aos espanhóis do VRAC Valladolid. O técnico do GD Direito foi ainda premiado com o galardão de Treinador do Ano pela Federação Portuguesa de Rugby.

SNOOKER: Ding Junhui (Opinião de Cátia Borrego)
Tornou-se no primeiro jogador deste século a vencer três títulos consecutivos do ranking (o que já não acontecia desde 1993 com Stephen Hendry). Ganhou o Shanghai Masters, o Indian Open e o International Championship na época de 2013 juntando assim ao seu palmarés três torneios do Main Tour.

modalidades-05

SURF: Kelly Slater (Opinião de Jóni Matos)
Aos 41 anos continua a ser o melhor surfista de todos os tempos. Com 11 títulos mundiais, continua no tour à procura do 12º título. Este ano foi vice-campeão e ganhou a etapa mais difícil – O Pipe Masters.

TÉNIS: Rafael Nadal (Opinião de Miguel Dias)
Foram 10 títulos. 2 grand slams e 5 Masters. Vencedor em toda a linha, depois de um ano dominado por Djokovic. Nadal voltou para calar os críticos e provou que os seus joelhos ainda estão para as curvas… e para as vitórias.

VOLEIBOL: AJ Fonte do Bastardo (Opinião de Roberto Sousa Moura)
Depois de iniciar a época com uma derrota suada numa partida até à margem máxima com o Benfica na Supertaça, a formação terceirense domina completamente o Campeonato Nacional da I Divisão sem derrotas até agora, e tendo, inclusive, vencido as águias por 3-0 na primeira disputa entre os dois principais candidatos ao título no campeonato.

E o leitor, concorda com estas escolhas?

Subscreve!

Artigos Populares

Sergio Aguero destaca adaptação de Rashford ao Barcelona: «Merece reconhecimento»

Sergio Aguero deixou elogios a Marcus Rashford. Avançado inglês foi emprestado pelo Manchester United ao Barcelona.

Lista dos melhores finalizadores do mundo segundo a estatística: Kylian Mbappé no topo e Vangelis Pavlidis em 8º

O instituto CIES publicou, esta quarta-feira, o relatório estatístico desta temporada e Kylian Mbappé lidera na finalização.

Eis o emocionante discurso de Ruben Amorim após o seu último jogo no Sporting

Ruben Amorim despediu-se do Sporting a 10 de novembro de 2024. Eis o discurso do técnico português após ganhar ao Braga nessa noite.

Diomande poderá jogar pelo menos 45 minutos na Taça de Portugal: eis a situação

Ousmane Diomande tem aval clínico para poder jogar, pelo menos, 45 minutos. Defesa do Sporting está a recuperar de lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Sá Pinto: «Cristiano Ronaldo terminar no Sporting seria fantástico para todos»

Ricardo Sá Pinto gostava de ver Cristiano Ronaldo no Sporting. Técnico português deixou ainda elogios ao avançado de 40 anos.

México anuncia jogo particular com Portugal: «Diria que já está fechado»

O México é um dos países organizadores do Mundial 2026 e deverá receber Portugal, em março, na reabertura do Estádio Azteca.

Ivan Baptista responde ao Bola na Rede: «Sempre que uma das médias, no caso a Beatriz Cameirão, saltava na pressão nas centrais teria de...

Ivan Baptista analisou a vitória do Arsenal sobre o Benfica na Champions League Feminina. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.