Os momentos mais impactantes de 2020 | Modalidades

DESPORTOS MOTORIZADOS

Fonte: United Autosports

24h Le Mans: Um dia para recordar – Um dia são 24 horas, 1140 minutos ou 86400s. Nas 24h de Le Mans, em termos de tempo, as coisas não mudaram. O que mudou foram as circunstâncias em torno da histórica corrida de resistência. Uma pandemia que afetou todos os parâmetros da sociedade e que assim sendo levou a que a mítica prova se corresse em setembro. Sem público, a festa da resistência foi feita em casa, por todos nós. E que festa foi para os portugueses!

Sendo que em 2020 a vitória na categoria LMP1 não estava em causa, com os Toyota a serem os únicos capazes de vencer, na categoria LMP2 a história era diferente. A meio da temporada de resistência o desporto motorizado parou. E depois de reunidas todas as condições para se voltar aos circuitos, Filipe Albuquerque só sabia vencer. No circuito de Circuit de la Sarthe,  o Oreca 07 – Gibson #22 da United Autosports, que Albuquerque partilhava com Phil Hanson e Paul Di Resta, colocou-se na pole position da categoria.

Apesar da liderança no início da corrida, na terceira hora de corrida o #37 da Jackie Chan DC Racing, pilotado por Ho Ping Tung, Gabriel Aubry e Will Stevens, chegou à frente. À sétima hora, o #37 teve problemas e depois acabou desclassificado. A decisão dos comissários, emitida pela meia-noite, declarou que um membro da equipa se encontrou com Gabriel Aubry e forneceu um componente que o piloto montou no carro, o que constitui uma violação do regulamento.

A seguir a liderança ficou para o #26 da G-Drive, de Roman Rusinov, Jean-Eric Vergne e Mikkel Jensen, mas rapidamente o #32 da United Autosports, com Will Owen, Alex Brundle e Job Van Uitert, chegou-se à frente. Mais atrás, na luta pelas posições do pódio, estavam o #22 e o #38 da Jota Sport, de António Félix da Costa, Anthony Davidson e Roberto Gonzalez.

O #22 acabou por herdar a liderança, seguido do #38 no segundo lugar. Mas, a corrida não estava decidida, um Safety-Car nos minutos finais veio baralhar as coisas. Uma paragem de Phil Hanson no #22 da United AutoSports já nos últimos dez minutos de corrida levou a um autêntico thriller na decisão da LMP2, com Anthony Davidson no Oreca 07 – Gibson #38 da JOTA a reduzir para nove segundos, antes de também ele parar para um Splash & Dash final, que na prática, decidiu a corrida, pois com a ida às boxes o #38 da JOTA o resultado da corrida ficou decidido na categoria LMP2. Foram 32.831s de diferença, numa corrida que durou 24h e que no final, para Filipe Albuquerque «foram 24h bem suadas, mas trouxemos o caneco para casa, primeiro e segundo portugueses (…) Foi de loucos, uma corrida dura, mas conseguimo ganhar nós. A equipa está toda de parabéns. Um sonho concretizado, ganhar Le Mans por Portugal foi ótimo».

Um pódio histórico com dois portugueses, Filipe Albuquerque e António Félix da Costa. A vitória do primeiro encheu os corações de todos os aficionados do desporto automóvel.

Angelina Barreiro, Carolina Neto, David Pacheco, Helena Escaleira e Luís Manuel Barros

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Neto antevê Itália e admite: «Não se ultrapassam as mortes de Diogo Jota e André Silva em 2 dias»

Francisco Neto realizou durante este domingo a antevisão da partida entre Portugal e Itália, relativa ao Euro Feminino 2025.

Lando Norris vence no caos de Silverstone e Nico Hulkenberg conquista primeiro pódio na carreira

Lando Norris venceu o Grande Prémio da Grã Bretanha, com Oscar Piastri a finalizar a prova em segundo lugar.

Ruben Amorim é um dos convidados de luxo da Formula 1

Ruben Amorim é uma das personalidades do Grande Prémio de Silverstone em Formula 1, que se realiza este domingo.

Francisco Neto fala sobre possível titularidade de Kika Nazareth

Francisco Neto não garantiu que Kika Nazareth possa ser titular no encontro de Portugal contra a Itália, relativo ao Euro Feminino 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga autorizado a integrar reforço ainda não oficializado no seu estágio

O Braga foi autorizado a integrar no seu estágio o nome de Gustaf Lagerbielke, que ainda não foi oficializado como reforço.

Arouca perto de vender jogador por 8 milhões de euros e Sporting tem razões para sorrir

O Arouca está muito perto de vender Chico Lamba por oito milhões de euros. O jogador vai assinar pelo Saint-Étienne.

Ana Borges volta a comentar troca do Sporting pelo Benfica: «Estava no desemprego»

Ana Borges terminou contrato com o Sporting nas últimas semanas. A defesa assinou recentemente com o Benfica.