Os momentos mais impactantes de 2020 | Modalidades

    DESPORTOS MOTORIZADOS

    Fonte: United Autosports

    24h Le Mans: Um dia para recordar – Um dia são 24 horas, 1140 minutos ou 86400s. Nas 24h de Le Mans, em termos de tempo, as coisas não mudaram. O que mudou foram as circunstâncias em torno da histórica corrida de resistência. Uma pandemia que afetou todos os parâmetros da sociedade e que assim sendo levou a que a mítica prova se corresse em setembro. Sem público, a festa da resistência foi feita em casa, por todos nós. E que festa foi para os portugueses!

    Sendo que em 2020 a vitória na categoria LMP1 não estava em causa, com os Toyota a serem os únicos capazes de vencer, na categoria LMP2 a história era diferente. A meio da temporada de resistência o desporto motorizado parou. E depois de reunidas todas as condições para se voltar aos circuitos, Filipe Albuquerque só sabia vencer. No circuito de Circuit de la Sarthe,  o Oreca 07 – Gibson #22 da United Autosports, que Albuquerque partilhava com Phil Hanson e Paul Di Resta, colocou-se na pole position da categoria.

    Apesar da liderança no início da corrida, na terceira hora de corrida o #37 da Jackie Chan DC Racing, pilotado por Ho Ping Tung, Gabriel Aubry e Will Stevens, chegou à frente. À sétima hora, o #37 teve problemas e depois acabou desclassificado. A decisão dos comissários, emitida pela meia-noite, declarou que um membro da equipa se encontrou com Gabriel Aubry e forneceu um componente que o piloto montou no carro, o que constitui uma violação do regulamento.

    A seguir a liderança ficou para o #26 da G-Drive, de Roman Rusinov, Jean-Eric Vergne e Mikkel Jensen, mas rapidamente o #32 da United Autosports, com Will Owen, Alex Brundle e Job Van Uitert, chegou-se à frente. Mais atrás, na luta pelas posições do pódio, estavam o #22 e o #38 da Jota Sport, de António Félix da Costa, Anthony Davidson e Roberto Gonzalez.

    O #22 acabou por herdar a liderança, seguido do #38 no segundo lugar. Mas, a corrida não estava decidida, um Safety-Car nos minutos finais veio baralhar as coisas. Uma paragem de Phil Hanson no #22 da United AutoSports já nos últimos dez minutos de corrida levou a um autêntico thriller na decisão da LMP2, com Anthony Davidson no Oreca 07 – Gibson #38 da JOTA a reduzir para nove segundos, antes de também ele parar para um Splash & Dash final, que na prática, decidiu a corrida, pois com a ida às boxes o #38 da JOTA o resultado da corrida ficou decidido na categoria LMP2. Foram 32.831s de diferença, numa corrida que durou 24h e que no final, para Filipe Albuquerque «foram 24h bem suadas, mas trouxemos o caneco para casa, primeiro e segundo portugueses (…) Foi de loucos, uma corrida dura, mas conseguimo ganhar nós. A equipa está toda de parabéns. Um sonho concretizado, ganhar Le Mans por Portugal foi ótimo».

    Um pódio histórico com dois portugueses, Filipe Albuquerque e António Félix da Costa. A vitória do primeiro encheu os corações de todos os aficionados do desporto automóvel.

    Angelina Barreiro, Carolina Neto, David Pacheco, Helena Escaleira e Luís Manuel Barros

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.