Publicidade

Bossaball | O Desporto Musical

Filipe Torres · 1 min

Bossaball | O Desporto Musical
Foto: Bossaball Sports

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Ainda não chegamos ao verão, mas, com o tempo atual, apetece jogar Bossaball, um desporto muito divertido. Para quem não conhece, é um desporto que é jogado numa praia, num insuflável com dois trampolins e com uma rede a separar as equipas.

Começou em Espanha, entre 2003 e 2005, pelo belga Filip Eyckmans. É um desporto que combina várias modalidades e um estilo de dança: futebol, ginástica, voleibol, música e capoeira. E já se alargou a vários países.

Agora, como funcionam os pontos nos torneios? Se o jogador utilizar o toque à voleibol: um ponto se cair no insuflável do adversário e três pontos se cair no trampolim. Se utilizar o toque à futebol: três pontos no insuflável do adversário e cinco pontos se cair no trampolim.  Não é assim tão complicado!

Não é um desporto que é levado tão a sério como o futebol, basquetebol, andebol, entre outras. Existe um árbitro, mas tem um termo diferente dos comuns: “árbitro samba”. Nesta modalidade, os árbitros fazem as suas decisões e eles ainda decidem que músicas vão passar no decorrer dos jogos.

Apesar de não ser uma modalidade muito rígida, é importante fazer uma boa preparação física antes dos jogos, devido às movimentações que fazem no decorrer das partidas.

É um desporto que já teve muitas competições internacionais. Neste momento, as “potências” nesta modalidade são a Argentina  Brasil, a Bélgica, a Espanha e os Países Baixos.

Não se sabe quando será a próxima competição internacional, mas aposto que há muitos que pretendem experimentar este desporto.

Foto de Capa: Bossaball Sports

Filipe Torres

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.