Desporto e Política: Poderão coabitar no mesmo espaço?

- Advertisement -

Sim, podem. Desporto e Política podem e devem coabitar no mesmo espaço se for para transmitir mensagens importantes.

Muitas vezes defendemos que estes dois conceitos não devem ser misturados e creio que essa teoria está subjacente à ideia que temos da Política. Temos tendência a conectar a Política à falta de credibilidade que vem cessando aqueles que devem ser os valores, princípios e contributos da Política para qualquer estado ou nação.

Acredito que o Desporto pode ser um baluarte na atividade política, constituindo-se como uma forma muito relevante de disseminar os valores europeus.

O Desporto tem um poder absolutamente fascinante de mudar o mundo e tem tantas ou mais armas do que muitas outras diplomacias (cultural, económica…) e é neste sentido que creio que tem um papel extremamente importante na construção de um mundo mais forte, sustentável e acima de tudo mais robusto ao nível da relação entre países e continentes, basta olharmos para o caso da junção da Coreia do Sul com a Coreia do Norte numa só equipa para a disputa dos jogos olímpicos de inverno no ano de 2018.

Muito ao estilo do que é a nossa cultura em que muitas das vezes limitamo-nos a dizer que as coisas não funcionam porque não nos queremos dar ao trabalho de apresentar soluções, temos a obrigação de acabar com esse estigma, pensarmos pela nossa cabeça e não nos cingirmos a dizer que a Política e o Desporto são conceitos totalmente incompatíveis.

Devemos discutir sim como o desporto pode contribuir para a construção de uma política sólida que ajude a promover os interesses e valores europeus no panorama global, numa altura em que tanto deles precisamos.

Foto de Capa: FC Barcelona

Artigo redigido por Duarte Amaro

Duarte Amaro
Duarte Amarohttp://www.bolanarede.pt
Duas são as paixões que definem o Duarte: A Comunicação e o Desporto. Desde muito novo aprendeu a amar o desporto, muito por culpa dos intervenientes que o compõem. Cresceu a apreciar a mestria de Guardiola, a valentia de Rossi e a habilidade de Hamilton, poder escrever sobre estes é algo com que sempre sonhou.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador da Fiorentina impressionado com Pedro Gonçalves: «Tem uma grande capacidade tática, sabe explorar os espaços»

Na antevisão do Fiorentina x Nápoles, Paolo Vanoli deixou fortes elogios a Pedro Gonçalves, que estreou-se a marcar no último jogo da Viola.

Famalicão apresenta nova camisola alternativa para 2026/27

O Famalicão apresentou a camisola alternativa para a temporada 2026/27, inspirada no conceito 'Famalicão é o centro do Norte'.

Tottenham rejeita nova proposta por avançado e vai manter jogador afastado do plantel até janeiro

Richarlison viu nova proposta recusada pelo Tottenham. Avançado brasileiro foi afastado por Roberto De Zerbi e treina à parte.

Zinédine Zidane anuncia a sua 1.ª convocatória de França e estreia luso-francês na seleção principal

Zinédine Zidane chamou 23 jogadores para a sua primeira convocatória para a seleção de França. Técnico rendeu Didier Deschamps.

PUB

Mais Artigos Populares

Nigéria anuncia 2 convocatórias com 3 jogadores ligados a Portugal

A Nigéria anunciou duas convocatórias para os próximos compromissos da seleção. Que conta com Isaac James, Peter Edokpolor e Abubakar Umar.

Jan Bednarek, Jakub Kiwior e Jakub Kaminski chamados pela Polónia

Jan Bednarek, Jakub Kiwior e Jakub Kaminski estão entre os 26 convocados da Polónia para os quatro jogos da Liga das Nações.

Camisola principal do Benfica em 2027/28 vai trazer grande novidade e celebra regresso

Em 2027/28, a camisola principal do Benfica vai ter colarinho. Trata-se de um regresso do colarinho ao equipamento encarnado.