Desporto e Política: Poderão coabitar no mesmo espaço?

- Advertisement -

Sim, podem. Desporto e Política podem e devem coabitar no mesmo espaço se for para transmitir mensagens importantes.

Muitas vezes defendemos que estes dois conceitos não devem ser misturados e creio que essa teoria está subjacente à ideia que temos da Política. Temos tendência a conectar a Política à falta de credibilidade que vem cessando aqueles que devem ser os valores, princípios e contributos da Política para qualquer estado ou nação.

Acredito que o Desporto pode ser um baluarte na atividade política, constituindo-se como uma forma muito relevante de disseminar os valores europeus.

O Desporto tem um poder absolutamente fascinante de mudar o mundo e tem tantas ou mais armas do que muitas outras diplomacias (cultural, económica…) e é neste sentido que creio que tem um papel extremamente importante na construção de um mundo mais forte, sustentável e acima de tudo mais robusto ao nível da relação entre países e continentes, basta olharmos para o caso da junção da Coreia do Sul com a Coreia do Norte numa só equipa para a disputa dos jogos olímpicos de inverno no ano de 2018.

Muito ao estilo do que é a nossa cultura em que muitas das vezes limitamo-nos a dizer que as coisas não funcionam porque não nos queremos dar ao trabalho de apresentar soluções, temos a obrigação de acabar com esse estigma, pensarmos pela nossa cabeça e não nos cingirmos a dizer que a Política e o Desporto são conceitos totalmente incompatíveis.

Devemos discutir sim como o desporto pode contribuir para a construção de uma política sólida que ajude a promover os interesses e valores europeus no panorama global, numa altura em que tanto deles precisamos.

Foto de Capa: FC Barcelona

Artigo redigido por Duarte Amaro

Duarte Amaro
Duarte Amarohttp://www.bolanarede.pt
Duas são as paixões que definem o Duarte: A Comunicação e o Desporto. Desde muito novo aprendeu a amar o desporto, muito por culpa dos intervenientes que o compõem. Cresceu a apreciar a mestria de Guardiola, a valentia de Rossi e a habilidade de Hamilton, poder escrever sobre estes é algo com que sempre sonhou.

Subscreve!

Artigos Populares

O baile de Vinícius Júnior na luta contra o racismo visto por Madrid

A BBC fez as contas e são já 20 as denúncias de Vinícius Júnior por insultos racistas. Por 20 vezes, o avançado brasileiro ouviu das bancadas ou do relvado ataques direcionados ao tom de pele e às suas origens.

Celta de Vigo apura-se para os oitavos da Europa League: eis os resultados dos jogos das 20 horas

O Celta de Vigo garantiu o apuramento para os oitavos de final da Europa League, depois de ter vencido o PAOK por 1-0.

Eis as equipas que se conseguiram apurar para os oitavos de final da Europa League

Estão definidas as 16 equipas que vão participar nos oitavos de final da Europa League. Braga e FC Porto fazem parte do lote.

Sporting faz segunda parte de classe e vence Aalborg na Champions League de Andebol

O Sporting recebeu e venceu o Aalborg por 35-33 durante a noite desta quinta-feira, em jogo da Champions League de Andebol.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitinha tem acordo para sair do PSG por 100 milhões de euros: há equipa interessada no internacional português

Vitinha é atualmente um dos nomes em destaque do PSG e o Real Madrid está muito interessado no internacional português.

Surpresa: Roberto Martínez apontado a histórico da Premier League

O Manchester United está em busca de um treinador para a próxima temporada e Roberto Martínez é um dos nomes avaliados.

Cristiano Ronaldo investe no Almería: equipa tem 3 portugueses e 1 jogador que já foi apontado ao Sporting

Cristiano Ronaldo comprou 25% do Almería, uma equipa que conta no seu plantel com três portugueses no plantel principal.