Desporto e Política: Poderão coabitar no mesmo espaço?

- Advertisement -

Sim, podem. Desporto e Política podem e devem coabitar no mesmo espaço se for para transmitir mensagens importantes.

Muitas vezes defendemos que estes dois conceitos não devem ser misturados e creio que essa teoria está subjacente à ideia que temos da Política. Temos tendência a conectar a Política à falta de credibilidade que vem cessando aqueles que devem ser os valores, princípios e contributos da Política para qualquer estado ou nação.

Acredito que o Desporto pode ser um baluarte na atividade política, constituindo-se como uma forma muito relevante de disseminar os valores europeus.

O Desporto tem um poder absolutamente fascinante de mudar o mundo e tem tantas ou mais armas do que muitas outras diplomacias (cultural, económica…) e é neste sentido que creio que tem um papel extremamente importante na construção de um mundo mais forte, sustentável e acima de tudo mais robusto ao nível da relação entre países e continentes, basta olharmos para o caso da junção da Coreia do Sul com a Coreia do Norte numa só equipa para a disputa dos jogos olímpicos de inverno no ano de 2018.

Muito ao estilo do que é a nossa cultura em que muitas das vezes limitamo-nos a dizer que as coisas não funcionam porque não nos queremos dar ao trabalho de apresentar soluções, temos a obrigação de acabar com esse estigma, pensarmos pela nossa cabeça e não nos cingirmos a dizer que a Política e o Desporto são conceitos totalmente incompatíveis.

Devemos discutir sim como o desporto pode contribuir para a construção de uma política sólida que ajude a promover os interesses e valores europeus no panorama global, numa altura em que tanto deles precisamos.

Foto de Capa: FC Barcelona

Artigo redigido por Duarte Amaro

Duarte Amaro
Duarte Amarohttp://www.bolanarede.pt
Duas são as paixões que definem o Duarte: A Comunicação e o Desporto. Desde muito novo aprendeu a amar o desporto, muito por culpa dos intervenientes que o compõem. Cresceu a apreciar a mestria de Guardiola, a valentia de Rossi e a habilidade de Hamilton, poder escrever sobre estes é algo com que sempre sonhou.

Subscreve!

Artigos Populares

Já são conhecidas as 4 finais dos playoffs da Europa para o Mundial 2026

Com os jogos disputados nesta quinta-feira, ficaram definidas as quatro finais dos playoffs de apuramento para o Mundial 2026.

Lionel Scaloni afasta polémica com Vinícius Júnior e justifica chamada de Gianluca Prestianni: «Não sou eu quem tem de falar desse tema»

Lionel Scaloni recusou comentar a investigação da UEFA a Gianluca Prestianni. O selecionador justificou a chamada do jovem como substituto do lesionado Dybala e prometeu dar-lhe oportunidades na seleção argentina.

Vice-Presidente do Benfica reage à decisão da ERC de reprovar o projeto radiofónico: «Deliberação que revela uma atitude persecutória contra o projeto do Benfica»

José Gandarez, Vice-Presidente do Benfica, clarificou a posição do clube relativamente à reprovação do projeto 'Benfica FM' por parte da ERC.

França derrota o Brasil em particular que dá sinais fortes para o Mundial 2026

França venceu o Brasil por 2-1 num jogo particular no qual alinharam com 10 jogadores desde os 55 minutos, após a expulsão de Dayot Upamecano.

PUB

Mais Artigos Populares

Uli Hoeness afasta saída no Bayern Munique: «Não será vendido nem por 200 milhões de euros»

Uli Hoeness garantiu que Michael Olise é inegociável. O presidente honorário do clube alemão garantiu que o Bayern Munique não venderá o extremo francês nem por 200 milhões de euros.

Hat-trick de Gyokeres no triunfo da Ucrânia frente à Suécia, Polónia elimina a Albânia com estreia especial e Itália avança: Eis os resultados de...

Esta quinta-feira, Itália bateu a Irlanda do Norte por 1-0, a Ucrânia eliminou a Suécia com um triunfo por 2-0 e a Dinamarca venceu a Macedónia do Norte por 1-0.

Bernardo Silva rendido: «Se o Manchester City fosse em Lisboa, eu ficaria até aos 40 anos»

Bernardo Silva assumiu a sua paixão pelo Manchester City. O médio internacional português falou sobre o seu percurso em Inglaterra.