Desporto e Política: Poderão coabitar no mesmo espaço?

    Sim, podem. Desporto e Política podem e devem coabitar no mesmo espaço se for para transmitir mensagens importantes.

    Muitas vezes defendemos que estes dois conceitos não devem ser misturados e creio que essa teoria está subjacente à ideia que temos da Política. Temos tendência a conectar a Política à falta de credibilidade que vem cessando aqueles que devem ser os valores, princípios e contributos da Política para qualquer estado ou nação.

    Acredito que o Desporto pode ser um baluarte na atividade política, constituindo-se como uma forma muito relevante de disseminar os valores europeus.

    O Desporto tem um poder absolutamente fascinante de mudar o mundo e tem tantas ou mais armas do que muitas outras diplomacias (cultural, económica…) e é neste sentido que creio que tem um papel extremamente importante na construção de um mundo mais forte, sustentável e acima de tudo mais robusto ao nível da relação entre países e continentes, basta olharmos para o caso da junção da Coreia do Sul com a Coreia do Norte numa só equipa para a disputa dos jogos olímpicos de inverno no ano de 2018.

    Muito ao estilo do que é a nossa cultura em que muitas das vezes limitamo-nos a dizer que as coisas não funcionam porque não nos queremos dar ao trabalho de apresentar soluções, temos a obrigação de acabar com esse estigma, pensarmos pela nossa cabeça e não nos cingirmos a dizer que a Política e o Desporto são conceitos totalmente incompatíveis.

    Devemos discutir sim como o desporto pode contribuir para a construção de uma política sólida que ajude a promover os interesses e valores europeus no panorama global, numa altura em que tanto deles precisamos.

    Foto de Capa: FC Barcelona

    Artigo redigido por Duarte Amaro

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Duarte Amaro
    Duarte Amarohttp://www.bolanarede.pt
    Duas são as paixões que definem o Duarte: A Comunicação e o Desporto. Desde muito novo aprendeu a amar o desporto, muito por culpa dos intervenientes que o compõem. Cresceu a apreciar a mestria de Guardiola, a valentia de Rossi e a habilidade de Hamilton, poder escrever sobre estes é algo com que sempre sonhou.