📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Desporto e Política: Poderão coabitar no mesmo espaço?

- Advertisement -

EVENTOS HISTÓRICOS

Existem diversos eventos históricos que demonstram que é possível o Desporto aliar-se à Política para travar as mais duras das guerras ou crises e, mesmo não sendo suficiente para acabar com estes eventos, acaba por ser uma manifestação importante pois o desporto movimenta o mundo e tem um impacto brutal nas mais diversas sociedades.

Trago aqui dois exemplos que demonstram tudo isto que tenho aqui descrito e o papel importante que o desporto pode ter nestes momentos catastróficos.

O primeiro em que a voz de Didier Drogba “acabou” com uma guerra civil e o segundo onde a guerra na Nigéria parou para ver o Santos de Pelé jogar. De uma forma muito resumida, o primeiro momento aconteceu no ano de 2005, no dia 8 de outubro, dia que marcava o encontro entre a Costa do Marfim e o Sudão, no qual os costa-marfinenses precisavam de ganhar para garantir a primeira presença num mundial. Contudo isso, por si só, não chegava, pois, era necessário que os Camarões não vencessem o seu jogo.

A seleção costa-marfinense venceu de forma tranquila o seu jogo, por 3-1, enquanto os Camarões estavam empatados e já nos descontos iriam beneficiar de um penalti. O sonho parecia ter acabado para os costa-marfinenses, no entanto os Camarões falharam a grande penalidade e a festa foi feita pela seleção da Costa do Marfim.

Aquando da festa no balneário e no momento em que eram filmados por um televisão, Drogba pegou no microfone e apelou que a população perdoasse e pousasse as armas, mostrando que o povo podia coabitar no mesmo espaço e ter um único objetivo. As pessoas saíram à rua para celebrar e algumas semanas depois começaram as negociações que conduziram à paz.

De relembrar que a Costa do Marfim era um país massacrado por uma guerra que durava há três anos.

O outro momento histórico que trago decorreu no ano de 1969, na Nigéria. O povo nigeriano estava em guerra há cerca de dois anos, onde as forças governamentais se opunham aos independentistas do grupo Biafra.

Foi neste cenário que o Santos agendara o seu último jogo na digressão por África, frente a uma seleção regional, depois de um dos governadores nigerianos ter prometido que, caso o Santos de disputasse aquele encontro, iria existir um cessar-fogo para permitir que a população pudesse ver Pelé ao vivo. Foi isso mesmo que aconteceu a população teve o direito a ver o Santos e Pelé jogarem e durante dois dias existiu um cessar-fogo, mas mal a equipa levantou voo a guerra retornou.

Existem muitas pessoas que duvidam da veracidade desta história, mas o Santos e muitos jogadores como Pelé afirmam que terá mesmo acontecido.

Duarte Amaro
Duarte Amarohttp://www.bolanarede.pt
Duas são as paixões que definem o Duarte: A Comunicação e o Desporto. Desde muito novo aprendeu a amar o desporto, muito por culpa dos intervenientes que o compõem. Cresceu a apreciar a mestria de Guardiola, a valentia de Rossi e a habilidade de Hamilton, poder escrever sobre estes é algo com que sempre sonhou.

Subscreve!

Artigos Populares

João Nuno e o FC Porto x Estrela da Amadora: «Temos muito pouco a perder e muito a ganhar»

João Nuno, técnico do Estrela da Amadora, revelou estar «motivado» para o duelo frente ao FC Porto. A partida irá ser jogada no Estádio do Dragão.

Xabi Alonso diz que ficou por assinalar penálti no Alavés x Real Madrid e afirma: «Temos de dar continuidade às coisas boas que fizemos»

O Real Madrid venceu fora de casa o Alavés por 2-1 na La Liga. Lê algumas das declarações do treinador Xabi Alonso.

Diogo Leite atinge marca redonda na Bundesliga: «Tenho a certeza de que fiz a escolha certa»

Diogo Leite atingiu os 100 jogos na Bundesliga. Defesa-central do Union Berlin garante estar «feliz e orgulhoso» pela marca.

AC Milan: Allegri atualiza boletim clínico incluindo Rafael Leão

Rafael Leão falhou o último jogo do AC Milan devido a lesão. Massimiliano Allegri falou sobre alguns jogadores do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Brendan Rodgers ruma à Arábia Saudita e já tem novo clube depois da demissão do Celtic

Brendan Rodgers vai ser o novo treinador do Al Qadsiah. Treinador da Irlanda do Norte prepara-se para rumar à Arábia Saudita.

Mohamed Salah muito apreciado dentro do Liverpool: «Nos momentos mais difíceis que passei no clube, ele estava sempre presente»

Curtis Jones falou sobre a relação com Mohamed Salah. Palavras de apreço para com o avançado egípcio do Liverpool.

Viktor Gyokeres muito criticado pela imprensa inglesa: «Ainda a tentar provar o seu valor»

Viktor Gyokeres recebeu algumas críticas da imprensa inglesa. Exibição diante do Wolverhampton no centro da negatividade.