Vivemos num país com uma cultura futebolística extremamente vincada. Um país pequeno e sem grande expressão mundial que se consegue afirmar pelos grandes jogadores e pelas grandes equipas de futebol que tem, mas o desporto português não é só isto.

Todos os dias são descobertos novos campeões de tantas outras modalidades desportivas que já levaram o nosso pequeno país ao estrelato. Por cá, tantas vezes se esquecem que mesmo os três grandes clubes portugueses têm tantas outras modalidades que defendem com unhas e dentes.

O deporto e os meios de comunicação influenciam-se mutuamente e posso mesmo afirmar que existe uma espécie de relação de interdependência entre os dois, mas também é verdade que quando se fala em desporto a primeira coisa que surge é o futebol. Não, não temos só futebol. Temos campeões olímpicos em atletismo, como o Carlos Lopes e Nelson Évora; temos o melhor jogador do mundo de 2010 de Futsal, como o Ricardinho; temos o título de vencedor do campeonato do mundo de seniores em hóquei em 2003. E estes são apenas alguns exemplos.

Portugal passou a Fase Preliminar em segundo e na estreia na Ronda Principal venceu a vice-campeã europeia, Suécia
Fonte: EHF EURO

Sabemos que o desporto é importante na cultura portuguesa e nem todos nascem com jeito para jogar à bola. Então o que é que se faz? Descobrem outros desportos onde podem ser bons, onde se podem distinguir. Com o tempo já se vê uma maior abertura para as outras modalidades, havendo mais informação sobre as mesmas, mas ainda assim, incompleta. O mesmo se passa com os géneros masculino e feminino que praticam desporto: os media ainda passam para fora (apesar de existirem melhorias significativas) a ideia de que o desporto é uma área essencialmente masculina. A participação do sexo feminino no desporto tem vindo a aumentar mas a cobertura dada por parte dos média ainda é relativamente pequena.

Anúncio Publicitário

É preciso ajudar a contrariar estas tendências. Dar destaque, maior cobertura e mais informação sobre as outras modalidades. Vamos fazer por isso.

Foto de Capa: Bola na Rede