Fiji: O arquipélago do Rugby

- Advertisement -

Localizadas no Pacífico Sul, as Ilhas Fiji têm como imagem de marca as suas ilhas tropicais e o Rugby. Nesta modalidade, os fijianos representam uma das melhores seleções do mundo na variante Sevens e, no que ao Rugby de 15 diz respeito, ocupam a 11.ª posição do ranking mundial da World Rugby.

A partir de 1874, Fiji passou a estar sob a alçada da coroa britânica. Chegaram os ingleses e, pouco tempo depois, chegava também um desporto inglês, mais precisamente, o Rugby. Calcula-se que o jogo tenha aparecido no arquipélago em 1880. Na época, era praticado, maioritariamente, por expatriados e europeus. Mais tarde, em 1904, foi criada a primeira competição doméstica de clubes.

O Rugby ia-se desenvolvendo cada vez mais, até que, nove anos depois da criação de um torneio nacional, apareceu o primeiro clube formalmente organizado, de nome Pacific Club. O seu aparecimento deveu-se a um neozelandês, PJ Sheehan. Com o surgimento de clubes e competições, criou-se uma entidade organizadora do Rugby local, conhecida hoje como Fiji Rugby Union.

Apesar de ser uma modalidade muito importante nas Ilhas Fiji, o Rugby não fica imune aos problemas financeiros que se vive no país
Fonte: Fiji Rugby

Decorria o ano de 1924, quando a seleção nacional de Fiji realizou o seu primeiro test match. Defrontou Samoa, num jogo que, curiosamente, foi disputado às sete da manhã, de modo a que os samoanos pudessem ir trabalhar após a partida e os fijianos, por sua vez, seguissem viagem para Tonga. Os visitantes (Fiji) acabariam por vencer por 6-0.

Terminada a contextualização histórica do desporto rei fijiano, conheçamos, agora, a realidade nacional e internacional do mesmo.

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlo Ancelotti revela decisão de Neymar e aponta à nova geração do Brasil: «Vamos usar os amigáveis para ver os novos talentos em ação»

Carlo Ancelotti confirmou que Neymar não irá voltar à seleção brasileira e revelou que vai preparar a próxima geração da seleção brasileira.

Ricardo Stan é reforço do Sporting

Riccardo Stan, avançado romeno de 14 anos, é o mais recente reforço da formação do Sporting e vai integrar a equipa de sub-15.

Confirmado: Renato Portaluppi é o sucessor de Luís Castro no Grémio

Renato Portaluppi está de regresso ao Grémio. O técnico canarinho é o sucessor de Luís Castro e assinou contrato até ao final da temporada.

Benfica com incerteza para a partida contra o AC Milan

O Benfica ainda não sabe se Alexander Bah vai poder ser utilizado na partida contra o AC Milan, relativa à Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Alarmes ligados no Al Nassr por João Félix: avançado está descontente e já se conhece a razão

João Félix está insatisfeito no Al Nassr. O internacional português esperava já ter uma proposta de renovação de contrato nas mãos.

Gabriel Veron voltou a usar a camisola do FC Porto

Gabriel Veron foi suplente utilizado durante o encontro entre o FC Porto B e o Vizela, partida relativa à Segunda Liga.

Moreirense vence Marítimo e regressa aos triunfos na Primeira Liga

O Moreirense venceu o Marítimo por 3-1 para a sexta jornada da Primeira Liga. Equipa de Moreira de Cónegos somou os três pontos.