GD Direito deixa escapar Taça Ibérica

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesO GD Direito, actual campeão nacional, deslocou-se a Espanha, Valladolid, para disputar o troféu ibérico com o El Salvador, campeão espanhol em título. Com quatro taças para cada lado antes do soar do apito, o vencedor deste jogo seria, automaticamente, o clube com mais títulos ibéricos conquistados – estava dado o mote para tão atractiva competição.

Os lisboetas entraram melhor na partida e, duas penalidades de Nuno Sousa Guedes colocavam o resultado em 6-0, ao quarto de hora de jogo. Os espanhóis reagiram, exploraram os pontos fracos do GD Direito e passaram para a frente de jogo com uma penalidade, um ensaio e uma transformação em poucos minutos. O GD Direito jogava bem, mas descurava nos pormenores; os homens de El Salvador aproveitavam. Ainda antes do final da primeira parte, Nuno Sousa Guedes, de pontaria afinada, convertia mais duas penalidades, às quais os espanhóis responderam com um drop, e a equipa de Lisboa ia para o intervalo a perder por apenas um ponto (13-12).

À entrada para a segunda parte, a equipa espanhola apresentou-se mais pressionante, mas os Advogados nunca baixaram os braços e, foi através duma jogada de grande classe entre Luís Sousa e Pedro Silvério que Salvador Palha conseguiu o toque de meta. Ensaio para os homens de Francisco Aguiar, com nova conversão de Nuno Sousa Guedes e estava feita a reviravolta no marcador: 19-13! O jogo era, então, dominado pelo GD Direito, que ia efectuando boas jogadas nos últimos metros de terreno.

Nuno Sousa Guedes foi o melhor jogador dos Advogados Fonte: Luís Coelho
Nuno Sousa Guedes foi o melhor jogador dos Advogados
Fonte: Luís Cabelo

A vinte minutos do fim, Nuno Sousa Guedes (sempre ele!) convertia mais uma penalidade e o jogo parecia confortável para os visitantes, com a equipa da casa a mostrar alguma falta de acerto defensivo. Pouco depois, uma falta dos lisboetas numa formação ordenada viria a alterar o rumo do jogo: aos cinco pontos por ensaio de penalidade concedidos pelo árbitro, somava-se o acalentar da esperança por parte da equipa de Valladolid, que se superiorizou e, ao fim de algumas investidas, marcou novo ensaio na partida. Apesar de ter mais posse de bola e oportunidade para revirar novamente o resultado, a verdade é que os atletas do GD Direito não conseguiram reagir perante o ímpeto espanhol, e o resultado final não viria a sofrer novas alterações: 27-22, El Salvador é o novo campeão ibérico!

Os campeões portugueses até jogaram melhor, tiveram mais posse de bola e controlaram grande parte do jogo, mas a falta de acerto nalguns momentos-chave (as formações ordenadas foram desastrosas) ditaram a derrota lusa.

Foto de capa: Tribuna Valladolid

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hwang Inbeom sobre a crise na Coreia do Sul: «Há muitas coisas que precisam de mudar»

Hwang Inbeom falou sobre a crise da seleção da Coreia do Sul, provocada pela desapontante campanha no Mundial 2026.

Bruno Fernandes revelou que falou com Cristiano Ronaldo: «O que lhe disse é que não deixará de ser o maior símbolo da seleção e...

Bruno Fernandes falou durante este sábado, de forma a realizar a antevisão ao encontro entre Portugal e a Noruega.

Gianluigi Donnarumma revela o seu favorito para a conquista da Bola de Ouro

Gianluigi Donnarumma assumiu o seu favorito para a conquista da Bola de Ouro, Ousmane Dembélé, antigo companheiro de PSG.

Jornalista apela a gesto de apoio do Real Madrid para Cristiano Ronaldo

Um Jornalista do AS sugeriu um gesto de apoio dos adeptos do Real Madrid para Cristiano Ronaldo, já na próxima partida no Santiago Bernabéu.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Jesus: «O carinho é para a equipa e não para mim»

Jorge Jesus realizou a antevisão ao encontro entre Portugal e a Noruega durante este sábado, no Estádio do Dragão.

Jorge Jesus questionado sobre o Caso ‘Cristiano Ronaldo’ afetar o Mundial 2030: «Já estamos a ir para 2030. O futebol é dia a dia»

Jorge Jesus realizou a antevisão ao encontro entre Portugal e a Noruega durante este sábado, no Estádio do Dragão.

Jorge Jesus: «Não posso ignorar o Cristiano Ronaldo. É um símbolo do país»

Jorge Jesus realizou a antevisão ao encontro entre Portugal e a Noruega durante este sábado, no Estádio do Dragão.