Portugal 16-19 Geórgia: Força dos avançados georgianos ditou lei em solo Lusitano

A CRÓNICA: BOA PRIMEIRA PARTE NÃO FOI SUFICIENTE PARA VENCER A GEÓRGIA

Primeira parte bastante equilibrada, talvez até com mais pendor para Portugal. Por um lado, a Geórgia soube tirar partido da fisicalidade do seu jogo, chegando por duas vezes ao ensaio, por meio de Miriani Madebadze e Jaba Bregvadze. Duas jogadas algo semelhantes, com o poderio do pack georgiano no maul a fazer a diferença. Por outro lado, os lobos conseguiram ter mais bola e terreno.

Já no fim dos primeiros quarenta minutos, Rodrigo Marta fez o ensaio de Portugal, após uma excelente jogada da linha de três quartos. Os portugueses tinham vantagem de 13-10 ao intervalo, vantagem essa que poderia ter sido bem mais expressiva, face à boa atuação dos lobos.

Já nos segundos quarenta minutos, a Geórgia assumiu o controlo do jogo. A receita não mudou: a força dos avançados voltou a fazer a diferença. Dos três ensaios georgianos da segunda parte, apenas um não surgiu de um maul. Além do mais, o número de penalidades cometidas por Portugal foi aumentando, culminando com o cartão amarelo mostrado a Tomás Appleton.

Assim sendo, a Geórgia ia conseguindo colocar a defesa portuguesa sob forte pressão e ia conseguindo marcar ensaios, dois seles da autoria de Giorgi Melikidze e Shalva Mamukashvili. Ao cair do pano, Tornike Jalagonia selou o resultado em 16-29.

 

A FIGURA

Fonte: Sebastião Roxo/Bola Na Rede

Tornike Jalagonia – Impressionante a exibição deste número 8. Poderoso com a bola em seu poder e exímio na placagem, além do turnover e do ensaio marcado já no final do jogo.

O FORA DE JOGO

Fonte: Sebastião Roxo/Bola Na Rede

Defesa do maul e formação ordenada – O pack avançado luso mostrou muitas dificuldades em conter o adversário nestes capítulos do jogo. Dois aspetos a melhorar para vencer a Roménia, já no próximo fim de semana.

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

Boa primeira parte por parte dos lobos. Portugal foi mais eficiente na gestão da bola e conseguiu ter bastante território. Não obstante, Portugal desperdiçou uma clara oportunidade de ensaio e falhou na conversão de múltiplos pontapés aos postes. Além do mais, a capacidade de segurar a bola foi essencial para colocar a linha defensiva adversária sob pressão e conquistar diversas penalidades.

A segunda parte foi algo cinzenta, na medida em que o conjunto luso praticamente não teve bola e limitou-se a defender no seu meio campo. Os três quartos tiveram pouca posse e o domínio georgiano nos avançados foi-se acentuando.

15 INICIAL E PONTUAÇÕES

  1. Geoffrey Moise (5)
  2. Mike Tadjer (5)
  3. Diogo Hasse Ferreira (5)
  4. Rafael Simões (5)
  5. José Andrade (6)
  6. João Granate (5)
  7. José Madeira (6)
  8. Luigi Dias (5)
  9. Samuel Marques (7)
  10. Jerónimo Portela (5)
  11. Rodrigo Marta (7)
  12. Tomás Appleton (5)
  13. José Lima (5)
  14. Rafaelle Storti (6)
  15. Dany Antunes (6)

SUBS UTILIZADOS

16. David Costa (-)

17. Nuno Mascarenhas (-)

18. Thibault de Sousa (-)

19. Francisco Sousa (5)

20. Eric dos Santos (-)

21. Theo Entraigues (-)

22. Jorge Abecasis (-)

23. Nuno Sousa Guedes (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – GEÓRGIA

Numa primeira parte pouco conseguida, os georgianos foram altamente eficazes: nas duas oportunidades de que dispuseram, marcaram dois ensaios. Ainda assim, mostraram-se muito faltosos, sobretudo ao abordar o breakdown.

Nos segundos quarenta minutos, a situação reverteu-se. Muita bola e território foram sinónimo de domínio. Os georgianos apresentaram um jogo muito curto e extremamente físico que, apesar de eficaz, evidenciou algumas lacunas, sobretudo no aspeto mais técnico e na qualidade de circulação de bola (a linha de três quartos teve muito desaparecida, tirando uma saída de bola fantástica dos seus 22 metros, ainda no primeiro tempo). Ainda assim, o domínio dos seus avançados permitiu somar a primeira vitória nesta jornada inaugural do Rugby Championship.

15 INICIAL E PONTUAÇÕES

  1. Guram Gogichashvili (6)
  2. Jaba Bregvadze (7)
  3. Giorgi Melijidze (7)
  4. Lasha Jaiani (6)
  5. Nodar Cheishvili (6)
  6. Giorgi Tkhilaishvili (5)
  7. Beka Saghinadze (7)
  8. Tornike Jalagonia (8)
  9. Gela Aprasidze (6)
  10. Lasha Khamaladze (5)
  11. Alexander Todua (5)
  12. Merab Sharikadze (6)
  13. Giorgi Kveseladze (6)
  14. Miriani Madebadze (6)
  15.  Soso Matiashvili (6)

SUBS UTILIZADOS

  1. Shalva Mamaukashvili (7)
  2. Beka Gigashvili (6)
  3. Gia Kharaishvili (6)
  4. Davit Gigauri (-)
  5. Irakli Tskhadadze (-)
  6. Mikheil Alania (-)
  7. Mikheili Babunashvili (-)
  8. Demur Tapladze (-)

Foto de Capa: Sebastião Roxo/Bola Na Rede

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Morreu Osvaldinho, antigo internacional português

Osvaldinho morreu esta terça-feira aos 79 anos. Antigo internacional português fez mais de 200 jogos pelo Vitória SC.

Ex-Real Madrid e a luta pela Bola de Ouro: «Tem de estar entre Vitinha e Hakimi»

Santiago Cañizares, antigo guarda-redes, acredita que Vitinha está na luta pela Bola de Ouro. Português ganhou a Champions League.

Penafiel já definiu alvo para assumir a equipa em 2025/26

O Penafiel deve procurar Ricardo Silva para assumir a equipa em 2025/26. O técnico esteve no Paços de Ferreira.

Gavi afasta PSG: «Tenho o sonho de ficar no Barcelona durante toda a minha carreira»

Gavi foi associado a uma mudança para o PSG. Internacional espanhol quer continuar no Barcelona e afastou rumores.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Baroni deixou a Lazio mas deve assumir nova equipa na Serie A

Marco Baroni não deverá ficar muito tempo sem clube. O técnico de 61 anos deve ser o escolhido para rumar ao Torino.

Bournemouth trabalha na sucessão de Dean Huijsen e paga 15 milhões por defesa da Serie A

O Bournemouth já trabalha na sucessão de Dean Huijsen. O emblema da Premier League vai pagar 15 milhões de euros por Jhon Lucumí.

AC Milan perto de contratar médio por 25 milhões de euros e olha para estrela do Al Hilal para reforçar o ataque

O AC Milan já trabalha no mercado de transferências. Os rossoneri estão a fechar Samuele Ricci e querem contratar Aleksandar Mitrovic.