Portugal 23-17 Bélgica: Lobos vencem no primeiro jogo do Championship

- Advertisement -

A CRÓNICA: PORTUGUESES SOFREM PARA VENCER NO REGRESSO AO CHAMPIONSHIP

Passados três anos, Portugal voltou a disputar a competição mais importante da Rugby Europe. Neste primeiro jogo, frente à Bélgica, os “Lobos” mostraram algumas dificuldades no pack avançado e no alinhamento. Por outro lado, os belgas mostraram diversas debilidades defensivas. Após catorze minutos de jogo, Manuel Cardoso Pinto selou o primeiro ensaio da partida, fortuito de uma bela combinação entre Tomás Appleton e António Vidinha. O defesa português, já sem oposição, fez o grounding que valeu os primeiros pontos do jogo. Pouco antes do fim dos primeiros quarenta minutos, José Maria Vareta fez o segundo ensaio português, que resultou de um dos poucos alinhamentos que a avançada lusa conquistou. Ao intervalo, Portugal vencia por 14-0.

Já na segunda parte, os belgas reduziram o perímetro de jogo e apostaram fortemente no maul. Foi através de dois mauls de touche que os belgas igualaram o marcador a catorze minutos do fim. Nos últimos dez minutos do encontro, a seleção nacional conseguiu impor algum domínio territorial, aproveitando-se de alguma indisciplina da equipa forasteira, conseguindo, assim, beneficiar de duas penalidades que o pontapeador Dany Antunes não desperdiçou. Vitória portuguesa por 23-17 no jogo teoricamente mais acessível da competição.

A FIGURA

Dany Antunes – O três quartos ponta do RC Massy Essonne esteve irrepreensível no que à transformação de pontapés aos postes diz respeito. Aqueles dois pontapés ao cair do pano permitiram segurar a vitória. De resto, bateu diversos defesas adversários numa bela arrancada na segunda parte.

O FORA DE JOGO

Fonte: Portugal Rugby

Fase estática portuguesa – Os portugueses mostraram muitas dificuldades nos alinhamentos. Foi das poucas fases do jogo em que os belgas foram superiores à equipa lusa. Uma fase de conquista de bola tão importante que terá de ser corrigida na preparação dos próximos jogos. Erros sucessivos nesta fase estática podem ser decisivos frente a equipas mais competitivas, como a Roménia e a Geórgia.

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

Os ‘Lobos’ mostraram algumas dificuldades no controlo do jogo no pack avançado, sentindo-se estas mesmas principalmente na segunda parte, em que a indisciplina foi maior. No que diz respeito à linha de três quartos, esta mostrou uma boa capacidade de circulação de bola e alguma imprevisibilidade, da qual resultou o primeiro ensaio do jogo. A meu ver, João Freudenthal foi essencial para o progresso territorial português, uma vez que este jogador é dotado de uma inteligência tática fora do comum, no que ao jogo ao pé diz respeito. A sua visão e capacidade de execução tiveram um papel primordial para o domínio territorial exercido pela seleção da casa no final do jogo.

15 INICIAL E PONTUAÇÕES

Ivo Morais (5)

Lionel Campergue (5)

Diogo Ferreira (5)

José Madeira (5)

José Andrade (5)

João Granate (6)

David Carvalho (4)

Thibault Freitas (7)

João Belo (7)

João Lima (5)

Danny Antunes (7)

Tomás Appleton (7)

António Vidinha (6)

José Vareta (6)

Manuel Cardoso Pinto (6)

SUBS UTILIZADOS

Francisco Bruno (5)

Duarte Torgal (5)

Manuel Picão (-)

Duarte Azevedo (-)

João Freudenthal (6)

ANÁLISE TÁTICA – BÉLGICA

Os belgas mostraram-se inferiores tecnicamente em relação a Portugal. O jogo ao pé do seu médio de abertura na primeira parte não se revelou nada vantajoso a nível tático e territorial para a Bélgica. Na segunda parte, diminuíram o perímetro de jogo, apostando mais num jogo de avançados, que resultou em dois ensaios e na discussão do resultado até ao fim do jogo. As linhas atrasadas belgas revelaram-se muito frágeis, com uma capacidade de circulação fraca, previsível e lenta. A maior ameaça da Bélgica foram os seus avançados.

15 INICIAL E PONTUAÇÕES

Bastien Gallaire (6)

Thomas Dienst (6)

Maxime Jadot (6)

Guillaume Mortier (6)

Mathieu Verschelden (5)

Lucas de Coninck (5)

Jeam-Maurice Deccubber (5)

Gillian Benoy (5)

Julien Berger (5)

Ryan Godsmark (4)

Gaspard Lalli (4)

Guillaume Piron (4)

Nathan Bontems (5)

Craig Dowsett (5)

Alan Williams (5)

SUBS UTILIZADOS

Vincent Tauzia (5)

Julien Massimi (5)

Bertrand Billi (4)

Thomas de Molder (4)

William Van Bost (-)

Tom Cocqu (4)

Louis de Moffarts (4)

Bruno Vliegen (-)

Foto de Capa: Portugal Rugby

artigo revisto por: Ana Ferreira

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mundial 2026: Já há 4 jogos confirmados para os 16 avos de final

Já são conhecidos quatro dos embates dos 16 avos de final do Mundial 2026, começando já no próximo domingo com África do Sul x Canadá.

Manchester United envia emissários para observar Maxi Araújo no Mundial 2026

O Manchester United continua atento às exibições de Maxi Araújo. O ala soma dois golos e uma assistência em dois jogos pela Seleção do Uruguai.

5 jogadores de Portugal que merecem mais protagonismo no Mundial 2026

Portugal pode lucrar com a subida de rendimento de alguns jogadores se estes tiverem mais minutos do que até então

Manchester City fecha reforço de peso: Elliot Anderson prestes a tornar-se o inglês mais caro de sempre

O Manchester City chegou a acordo com o Nottingham Forest para a contratação de Elliot Anderson, a troco do valor recorde de 135 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana revela: Alberto Costa surge como alternativa a contratação falhada do Inter Milão

Depois de Marco Palestra fugir para o Chelsea, o Inter Milão vira as atenções para Alberto Costa como uma das alternativas.

Selecionador da Colômbia deixa aviso sobre Cristiano Ronaldo: «Não podemos descuidar. É um dos melhores finalizadores do mundo»

Néstor Lorenzo, selecionador da Colômbia, anteviu o encontro com Portugal no último jogo da fase de grupos do Mundial 2026 e deixou elogios a Cristiano Ronaldo.

O fabuloso mundo dos 4 pontos – Diário do Mundial 2026 #15

Todos os terceiros lugares garantiram quatro pontos e só o Paraguai tem de esperar. Foi dia de decisão nos Grupos D, E e F do Mundial 2026.