Rugby Clube de Santarém: Um caso de sucesso

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Terminados os campeonatos nacionais de seniores, é altura de reflectir sobre os passos dados pelos clubes para o seu próprio desenvolvimento e sucesso, bem como analisar a actuação da Federação Portuguesa de Rugby. Estudando os clubes na sua generalidade, há que dar destaque ao Rugby Clube de Santarém, um clube, tal como o seu nome designa, que representa a capital de distrito, bem como toda a região envolvente.

Inserido na I Divisão, o RC Santarém atingiu o terceiro lugar do Campeonato Nacional na época de 2015/2016, a sua melhor classificação de sempre. O clube foi fundado em 1995, e desde a época de 2011/2012 que está inserido no segundo escalão de rugby em Portugal. Como maior feito, destaque-se a conquista da Taça Shield de Portugal, nessa mesma época de 2011/2012.

A inauguração do Campo da Escola Prática de Cavalaria trouxe consigo mais atletas, mais adeptos e mais rugby a Santarém Fonte: João Maria Fortuna
A inauguração do Campo da Escola Prática de Cavalaria trouxe consigo mais atletas, mais adeptos e mais rugby a Santarém
Fonte: João Maria Fortuna

Desde sempre a (sobre)viver em frágeis condições, devido aos poucos recursos financeiros e às falsas promessas da Câmara Municipal de Santarém, os Cavaleiros pareciam estar destinados a ser um clube de pouca expressão, jogando num débil campo (Chã das Padeiras) o que também não facilitava a atracção de atletas, bem como a captação de jovens jogadores para os escalões de formação. Mas, por entre avanços e recuos, e muitas contrariedades à mistura, a capacidade de resiliência dos escalabitanos venceu e em 2014 deu-se a inauguração do novo campo (localizado na antiga Escola Prática de Cavalaria).

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United e Arsenal de olho em jogador do FC Porto: Manchester City e PSG também estão atentos

O CaughtOffside avança que Alberto Costa está na mira de quatro tubarões europeus: Manchester United, Manchester City, Arsenal e PSG.

Ryanair deixa provocação a Cristiano Ronaldo: «Se Ronaldo consegue ficar sentado numa cadeira durante 90 minutos…»

Ryanair brincou com o facto de Cristiano Ronaldo ter passado os 90 minutos da vitória de Portugal frente à Noruega no banco de suplentes.

Los Angeles FC anuncia saída de Marc Dos Santos

Os Los Angeles FC anunciaram a saída do técnico Marc dos Santos. O técnico luso-canadiano não resistiu aos maus resultados.

RD Congo mantém registo vitorioso e Tunísia escorrega frente ao Botsuana: Eis os resultados do dia na Qualificação para a CAN

Na segunda jornada da Qualificação para a CAN 2027, o RD Congo venceu o Zimbabué por 2-1 e a Tunísia empatou 2-2 com o Botsuana.

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio oficializa saída de Patric para o Al Ettifaq

Patric deixou a Lazio para rumar ao Al Ettifaq, a título definitivo. O defesa espanhol trocou a Série A pelos Emirados Árabes Unidos.

Parma anuncia a saída do técnico Carlos Cuesta

Carlos Cuesta deixou o cargo de treinador do Parma, após divergências sobre o projeto do clube. A direção do emblema da Serie A anunciou a decisão nas últimas horas.

Selecionador da Ucrânia elogia prestação de Anatoliy Trubin: «É um jogador extraordinário»

Andrea Maldera, selecionador da Ucrânia, deixou elogios a Anatoliy Trubin, que foi eleito o 'homem do jogo' no empate frente à Geórgia.