Rugby Clube de Santarém: Um caso de sucesso

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Terminados os campeonatos nacionais de seniores, é altura de reflectir sobre os passos dados pelos clubes para o seu próprio desenvolvimento e sucesso, bem como analisar a actuação da Federação Portuguesa de Rugby. Estudando os clubes na sua generalidade, há que dar destaque ao Rugby Clube de Santarém, um clube, tal como o seu nome designa, que representa a capital de distrito, bem como toda a região envolvente.

Inserido na I Divisão, o RC Santarém atingiu o terceiro lugar do Campeonato Nacional na época de 2015/2016, a sua melhor classificação de sempre. O clube foi fundado em 1995, e desde a época de 2011/2012 que está inserido no segundo escalão de rugby em Portugal. Como maior feito, destaque-se a conquista da Taça Shield de Portugal, nessa mesma época de 2011/2012.

A inauguração do Campo da Escola Prática de Cavalaria trouxe consigo mais atletas, mais adeptos e mais rugby a Santarém Fonte: João Maria Fortuna
A inauguração do Campo da Escola Prática de Cavalaria trouxe consigo mais atletas, mais adeptos e mais rugby a Santarém
Fonte: João Maria Fortuna

Desde sempre a (sobre)viver em frágeis condições, devido aos poucos recursos financeiros e às falsas promessas da Câmara Municipal de Santarém, os Cavaleiros pareciam estar destinados a ser um clube de pouca expressão, jogando num débil campo (Chã das Padeiras) o que também não facilitava a atracção de atletas, bem como a captação de jovens jogadores para os escalões de formação. Mas, por entre avanços e recuos, e muitas contrariedades à mistura, a capacidade de resiliência dos escalabitanos venceu e em 2014 deu-se a inauguração do novo campo (localizado na antiga Escola Prática de Cavalaria).

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Uma nova novela africana | Senegal 1-0 Marrocos

Os adeptos do Senegal, a jogarem a mais de 2500 km do próprio país, não se inibiam de dançar, cantar e fazer barulho.

Thiago Silva reage a mais um triunfo do FC Porto: «Vitória muito batalhada para fechar uma semana positiva»

Thiago Silva deixou uma mensagem nas redes sociais. Central voltou a ser titular e publicou curta nota relativa ao triunfo contra o Vitória SC.

João Cancelo apoia David Simão após saída do Arouca: «As pessoas genuínas e verdadeiras são na maior parte das vezes os vilões da história»

David Simão anunciou a saída do Arouca. Entre os vários jogadores que responderam ao médio, destaque à mensagem de João Cancelo.

O sonho continua: Amarante escreve página bonita da sua história | Paredes 0-0 Amarante

O empate a zeros entre Paredes e Amarante foi exatamente isso: a certificação de uma época histórica para a formação amarantina.

PUB

Mais Artigos Populares

Anatoliy Trubin chega aos 100 jogos na carreira sem sofrer golos

Anatoliy Trubin atingiu uma marca importante na carreira. Guarda-redes atingiu patamar dos 100 jogos sem sofrer golos.

O PSG e os portugueses

Em apenas uma época, Nuno Mendes passou de herói em Alvalade, ao conquistar um título que fugia há duas décadas, para um PSG repleto de estrelas.

André Luiz tem preferência entre o Benfica e o Olympiacos e continua com o futuro em dúvida

André Luiz dá preferência ao Benfica. Evangelos Marinakis quer colocar o extremo no Olympiacos, mas jogador quer águias.