Rugby Clube de Santarém: Um caso de sucesso

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Terminados os campeonatos nacionais de seniores, é altura de reflectir sobre os passos dados pelos clubes para o seu próprio desenvolvimento e sucesso, bem como analisar a actuação da Federação Portuguesa de Rugby. Estudando os clubes na sua generalidade, há que dar destaque ao Rugby Clube de Santarém, um clube, tal como o seu nome designa, que representa a capital de distrito, bem como toda a região envolvente.

Inserido na I Divisão, o RC Santarém atingiu o terceiro lugar do Campeonato Nacional na época de 2015/2016, a sua melhor classificação de sempre. O clube foi fundado em 1995, e desde a época de 2011/2012 que está inserido no segundo escalão de rugby em Portugal. Como maior feito, destaque-se a conquista da Taça Shield de Portugal, nessa mesma época de 2011/2012.

A inauguração do Campo da Escola Prática de Cavalaria trouxe consigo mais atletas, mais adeptos e mais rugby a Santarém Fonte: João Maria Fortuna
A inauguração do Campo da Escola Prática de Cavalaria trouxe consigo mais atletas, mais adeptos e mais rugby a Santarém
Fonte: João Maria Fortuna

Desde sempre a (sobre)viver em frágeis condições, devido aos poucos recursos financeiros e às falsas promessas da Câmara Municipal de Santarém, os Cavaleiros pareciam estar destinados a ser um clube de pouca expressão, jogando num débil campo (Chã das Padeiras) o que também não facilitava a atracção de atletas, bem como a captação de jovens jogadores para os escalões de formação. Mas, por entre avanços e recuos, e muitas contrariedades à mistura, a capacidade de resiliência dos escalabitanos venceu e em 2014 deu-se a inauguração do novo campo (localizado na antiga Escola Prática de Cavalaria).

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela Amadora inscreve médio que chega do PSG e pode ser utilizado contra o Benfica

O Estrela Amadora já inscreveu Eddy Doué na Liga. Médio-defensivo ainda não foi oficializado pelo clube tricolor.

Leandro Santos e a mudança para o Moreirense: «Sei que é um grande clube aqui em Portugal e vou dar tudo para o defender...

Leandro Santos já falou enquanto jogador do Moreirense. Lateral deixou o Benfica e assinou com o emblema de Moreira de Cónegos.

Na Pedreira não há Floresta que cresça: Minhotos nunca controlaram mas acabaram por triunfar | Braga 1-0 Nottingham Forest

Assim, o Braga sobreviveu num jogo difícil no qual nenhuma das equipas assumiu o controlo durante o jogo. Esta vitória não só é importante relativamente às contas para o apuramento direto para as eliminatórias da Europa League, como também para a moral do grupo e dos adeptos, que ainda não esqueceram as derrotas diante do Vitória SC e do Fafe.

FPF vai liquidar de imediato cerca de 2,6 milhões de euros após notificação da Segurança Social

A Federação Portuguesa de Futebol paga, de imediato, dívida relativa a contratos com a Femacosa, de Fernando Santos. Eis o comunicado oficial.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer contratar Bruno Fernandes e PIF prepara plano para o mercado de verão

O Al Ittihad está atento à situação de Bruno Fernandes no Manchester United e poderá avançar pelo internacional português no mercado de verão.

Dário Essugo volta a lesionar-se: «Escorregou no treino e vai ficar de fora durante algum tempo»

Liam Rosenior, treinador do Chelsea, revelou que Dário Essugo voltou a lesionar-se. Médio ainda não jogou esta época.

Benfica quer 15 milhões de euros para libertar Andreas Schjelderup

O Benfica exige 15 milhões de euros para vender Andreas Schjelderup ao Club Brugge. O avançado norueguês tem sido apontado á saída neste mercado de inverno.