Super Rugby Aotearoa: Como está a luta pelo título?

Já do outro lado do país, numa típica tarde de inverno, os Crusaders venceram os Chiefs, que continuam sem qualquer resultado positivo nesta competição.

À semelhança do que se tem passado com a franquia de Hamilton nos jogos anteriores, as perdas de bola continuam a ser muitas, seja no contacto, seja nas fases estáticas. Nesta partida, os homens de Warren Gatland concederam 15 recuperações de bola ao adversário. Além disto, os Chiefs não conseguiram ser pragmáticos, ao contrário do seu adversário, que conseguiu tirar partido das visitas à área de 22 metros adversária.

Apesar da dinâmica de jogo impressa pela velocidade dos rucks dos Chiefs, foram os Crusaders a chegar primeiro à área de validação adversária. Sevu Reece levou a melhor sobre Damian McKenzie numa bola alta, ficando, deste modo, numa situação de superioridade numérica que resultou no ensaio de Will Jordan, após um belo offload do ponta natural das ilhas Fiji.

A equipa da casa ia tendo menos bola, mas a eficiência na utilização da mesma era maior que a dos Chiefs. Como tal, após um passe falhado de Aaron Cruden, que acabou para lá da linha de bola morta, Sevu Reece, através de um alinhamento rápido, descobriu Will Jordan, que viu o caminho aberto para somar mais cinco pontos. Nota para o entendimento entre os jogadores que protagonizaram os dois ensaios da equipa da casa e que souberam aproveitar a desatenção da defesa contrária.

Os Chiefs ainda conseguiram reabrir a discussão do resultado, por meio de um ensaio de Sean Wainui e de uma penalidade de Damian McKenzie, mas, mesmo assim, a escassos minutos do fim, Sowakula fez um adiantado em plenos 22 metros contrários, garantindo, desta forma, a segunda vitória dos Crusaders em tantos jogos.

Apesar da desvantagem em termos territoriais e de posse, os Crusaders conseguiram os quatro pontos, numa vitória por 18-13. De notar que a equipa de Scott Robertson não perde um jogo no Orangetheory Stadium desde 2016. Na prova segue invencível, a par dos Blues.

A nível individual, creio que Caleb Clarke e Will Jordan são os melhores jogadores da semana. Não posso deixar de realçar mais uma excelente exibição do número oito dos Highlanders, Marino Mikaele Tu’u. Mostrou-se muito forte no processo ofensivo, com uma capacidade de transporte de bola acima da média, e recuperou duas bolas no breakdown.

De destacar ainda que o capítulo disciplinar está a evoluir. O número de penalidades tem sofrido uma redução considerável, levando, assim, a uma maior fluidez de jogo.

Foto de Capa: Super Rugby NZ

Artigo revisto por Joana Mendes

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Franjo Ivanovic já se encontra em Portugal para assinar pelo Benfica

Franjo Ivanovic chegou a Lisboa durante a noite desta terça-feira e vai assinar contrato com o Benfica.

Terça-feira de Champions League: eis os resultados

Disputaram-se vários jogos durante esta terça-feira da Champions League e algumas equipas foram eliminadas da prova.

Olimpija Ljubljana de Jorge Simão segue em frente na Conference League

O Olimpija Ljubljana não foi além de um empate contra o Inter Escaldes, mas está apurado para a próxima fase da Conference League.

Braga perto de garantir 10 milhões de euros com excedentário

O Braga vai vender Simon Banza ao Al Jazira. Há um acordo entre os dois clubes por 10 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador troca o FC Porto pelo Sporting

Diogo Barata foi confirmado como reforço do Sporting. O jogador de hóquei em patins pertencia aos quadros do FC Porto.

Mallorca define preço de internacional português: 15 milhões de euros

O Mallorca já definiu que pretende receber 15 milhões de euros por Samu Costa. O médio português soma pretendentes.

FC Porto encontra forma de ter Gabri Veiga disponível para a primeira jornada da Primeira Liga

O FC Porto corria o risco de não contar com Gabri Veiga na primeira jornada da Primeira Liga, mas o jogador vai poder ser usado.