Super Rugby Aotearoa: Como está a luta pelo título?

Já do outro lado do país, numa típica tarde de inverno, os Crusaders venceram os Chiefs, que continuam sem qualquer resultado positivo nesta competição.

À semelhança do que se tem passado com a franquia de Hamilton nos jogos anteriores, as perdas de bola continuam a ser muitas, seja no contacto, seja nas fases estáticas. Nesta partida, os homens de Warren Gatland concederam 15 recuperações de bola ao adversário. Além disto, os Chiefs não conseguiram ser pragmáticos, ao contrário do seu adversário, que conseguiu tirar partido das visitas à área de 22 metros adversária.

Apesar da dinâmica de jogo impressa pela velocidade dos rucks dos Chiefs, foram os Crusaders a chegar primeiro à área de validação adversária. Sevu Reece levou a melhor sobre Damian McKenzie numa bola alta, ficando, deste modo, numa situação de superioridade numérica que resultou no ensaio de Will Jordan, após um belo offload do ponta natural das ilhas Fiji.

A equipa da casa ia tendo menos bola, mas a eficiência na utilização da mesma era maior que a dos Chiefs. Como tal, após um passe falhado de Aaron Cruden, que acabou para lá da linha de bola morta, Sevu Reece, através de um alinhamento rápido, descobriu Will Jordan, que viu o caminho aberto para somar mais cinco pontos. Nota para o entendimento entre os jogadores que protagonizaram os dois ensaios da equipa da casa e que souberam aproveitar a desatenção da defesa contrária.

Os Chiefs ainda conseguiram reabrir a discussão do resultado, por meio de um ensaio de Sean Wainui e de uma penalidade de Damian McKenzie, mas, mesmo assim, a escassos minutos do fim, Sowakula fez um adiantado em plenos 22 metros contrários, garantindo, desta forma, a segunda vitória dos Crusaders em tantos jogos.

Apesar da desvantagem em termos territoriais e de posse, os Crusaders conseguiram os quatro pontos, numa vitória por 18-13. De notar que a equipa de Scott Robertson não perde um jogo no Orangetheory Stadium desde 2016. Na prova segue invencível, a par dos Blues.

A nível individual, creio que Caleb Clarke e Will Jordan são os melhores jogadores da semana. Não posso deixar de realçar mais uma excelente exibição do número oito dos Highlanders, Marino Mikaele Tu’u. Mostrou-se muito forte no processo ofensivo, com uma capacidade de transporte de bola acima da média, e recuperou duas bolas no breakdown.

De destacar ainda que o capítulo disciplinar está a evoluir. O número de penalidades tem sofrido uma redução considerável, levando, assim, a uma maior fluidez de jogo.

Foto de Capa: Super Rugby NZ

Artigo revisto por Joana Mendes

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona perto de voltar a convocar jogador depois de 1 ano de ausência

Marc Bernal está muito perto de regressar aos relvados. O jogador pode integrar a próxima lista de convocados do Barcelona.

Cruzeiro de Leonardo Jardim derrota Atlético Mineiro e segue em frente na Taça do Brasil

O Cruzeiro recebeu e venceu o Atlético Mineiro por duas bolas a zero, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Taça do Brasil.

Famalicão x Sporting: leões com ausência praticamente confirmada

Maxi Araújo não deve regressar a tempo da partida do Sporting e o Famalicão, válido pela quinta jornada da Primeira Liga.

FC Porto: lateral direita com candidato surpreendente

Pablo Rosario pode ser o escolhido para ser utilizado na lateral direita do FC Porto na partida contra o Nacional da Madeira.

PUB

Mais Artigos Populares

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.