Super Rugby Aotearoa: Estão encontrados os finalistas

- Advertisement -

Estão confirmados os dois finalistas do Super Rugby Aotearoa: Crusaders e Chiefs somaram vitórias importantes, garantindo, deste modo, um lugar no derradeiro encontro da competição. De acrescentar que, mesmo com uma jornada por realizar, os Crusaders não perderão o primeiro lugar, o que significa que a franquia de Christchurch jogará a final em sua casa.

Já em campo, Chiefs e Hurricanes foram os primeiros a jogar nesta penúltima jornada do torneio. À semelhança das semanas anteriores, os Chiefs garantiram mais uma vitória já para lá dos oitenta minutos, através de um pontapé aos postes de Damian McKenzie.

Apesar do domínio imposto em termos territoriais, os Chiefs mostraram diversas dificuldades em gerir o jogo, muito graças às múltiplas oportunidades desperdiçadas a escassos metros da linha de meta adversária. Por outro lado, os Hurricanes foram altamente eficazes, ao tirar partido das poucas visitas que fizeram à área de 22 metros contrária.

Não obstante o não aproveitamento das oportunidades criadas, os Chiefs conseguiram meter a linha defensiva dos Canes sob pressão, colocando velocidade na reciclagem da bola e largura no seu jogo. Além do mais, o pack dos Chiefs dominou por completo os Hurricanes na formação ordenada, capítulo do jogo que se afigurou fulcral, na medida em que foi através desta fase estática que surgiu a penalidade que deu a vitória à equipa da casa.

Já no segundo jogo da jornada, os Crusaders venceram os Blues por expressivos 29-6. Independentemente do resultado, os Blues realizaram uma boa exibição, penalizada por muitos erros não forçados, sobretudo de manuseamento e utilização da bola em zonas privilegiadas do campo.

Os Blues conseguiram dominar a formação ordenada nos primeiros quarenta minutos e disputaram o breakdown de forma astuta, tendo em Dalton Papali’i e Blake Gibson as suas principais armas neste último aspeto. Ainda assim, de pouco ou nada serviram as catorze penalidades cometidas pelos Crusaders.

Do outro lado, os Crusaders tiveram em David Havili uma peça fundamental no seu jogo, visto que assumiu, muitas vezes, o papel de first receiver e a verdade é que desempenhou a função de playmaker de forma irrepreensível, quer à mão, quer ao pé, tal como se viu nos ensaios de Sevu Reece e de Will Jordan. Esta capacidade de decidir do centro, aliada à capacidade de explosão de Richie Moúnga e de Will Jordan no ataque à linha da vantagem renderam muitos pontos à franquia visitada.

Ao contrário do sucedido com os Crusaders, a linha de três quartos dos Blues teve muitas dificuldades em assumir o jogo e em imprimir velocidade e profundidade ao seu rugby. As melhores exibições dos Blues vieram do pack avançado, com destaque para Hoskins Sotutu e Dalton Papali’i.

Por último, Tupou Vaa’i e David Havili foram, na minha opinião, os jogadores da jornada. O segunda linha dos Chiefs conquistou dois turnovers, entre os quais a recuperação de bola que permitiu aos Chiefs continuar a lutar pela vitória. Já o centro dos Crusaders, realizou três assistências, assumindo o papel de primeiro recetor, função que desempenhou com distinção.

Foto de Capa: Super Rugby NZ

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De 2012 ao Jamor: Stopira voltou a assumir o papel de carrasco

Stopira foi o grande herói do Torreense na Taça de Portugal. O experiente atleta já tinha vencido o mesmo adversário em 2012.

Torreense torna-se a sétima equipa de escalões secundários a derrotar o Sporting na Taça de Portugal

O Sporting sofreu a sétima eliminação da sua história frente a equipas de divisões secundárias. O Torreense com esta vitória venceu a Taça de Portugal.

Venezia olha para o Estoril para colmatar provável saída de Issa Doumbia para o Sporting

O Veneza deseja contratar o Manga Foe-Ondoa ao Estoril. O médio é o eleito para substituir Issa Doumbia, que está perto do Sporting.

Imprensa inglesa avança que Nuno Espírito Santo tem dias contados no West Ham

Depois de não conseguir evitar a despromoção da Premier League, o The Times adianta que o West Ham deve despedir Nuno Espírito Santo.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa turca aponta Bruno Lage ao comando técnico do Besiktas

A jornalista Tugba Hacibayramoglu avança que Bruno Lage, antigo treinador do Benfica, vai reunir com o Besitktas nos próximos dias.

Espanha anuncia os 26 convocados para o Mundial 2026: Algumas surpresas na lista

Já é conhecida a convocatória de Espanha para o Mundial 2026. Dean Huijsen, Dani Carvajal e Robin Le Normand são alguns dos grandes nomes fora da lista.

Rui Borges faz um balanço à época do Sporting: «Acaba por não ser positiva, tinha de culminar com conquista»

Rui Borges analisou o desempenho geral do Sporting na temporada 2025/26, após a derrota na final da Taça de Portugal diante do Torreense.