Super Rugby Aotearoa: Estão encontrados os finalistas

- Advertisement -

Estão confirmados os dois finalistas do Super Rugby Aotearoa: Crusaders e Chiefs somaram vitórias importantes, garantindo, deste modo, um lugar no derradeiro encontro da competição. De acrescentar que, mesmo com uma jornada por realizar, os Crusaders não perderão o primeiro lugar, o que significa que a franquia de Christchurch jogará a final em sua casa.

Já em campo, Chiefs e Hurricanes foram os primeiros a jogar nesta penúltima jornada do torneio. À semelhança das semanas anteriores, os Chiefs garantiram mais uma vitória já para lá dos oitenta minutos, através de um pontapé aos postes de Damian McKenzie.

Apesar do domínio imposto em termos territoriais, os Chiefs mostraram diversas dificuldades em gerir o jogo, muito graças às múltiplas oportunidades desperdiçadas a escassos metros da linha de meta adversária. Por outro lado, os Hurricanes foram altamente eficazes, ao tirar partido das poucas visitas que fizeram à área de 22 metros contrária.

Não obstante o não aproveitamento das oportunidades criadas, os Chiefs conseguiram meter a linha defensiva dos Canes sob pressão, colocando velocidade na reciclagem da bola e largura no seu jogo. Além do mais, o pack dos Chiefs dominou por completo os Hurricanes na formação ordenada, capítulo do jogo que se afigurou fulcral, na medida em que foi através desta fase estática que surgiu a penalidade que deu a vitória à equipa da casa.

Já no segundo jogo da jornada, os Crusaders venceram os Blues por expressivos 29-6. Independentemente do resultado, os Blues realizaram uma boa exibição, penalizada por muitos erros não forçados, sobretudo de manuseamento e utilização da bola em zonas privilegiadas do campo.

Os Blues conseguiram dominar a formação ordenada nos primeiros quarenta minutos e disputaram o breakdown de forma astuta, tendo em Dalton Papali’i e Blake Gibson as suas principais armas neste último aspeto. Ainda assim, de pouco ou nada serviram as catorze penalidades cometidas pelos Crusaders.

Do outro lado, os Crusaders tiveram em David Havili uma peça fundamental no seu jogo, visto que assumiu, muitas vezes, o papel de first receiver e a verdade é que desempenhou a função de playmaker de forma irrepreensível, quer à mão, quer ao pé, tal como se viu nos ensaios de Sevu Reece e de Will Jordan. Esta capacidade de decidir do centro, aliada à capacidade de explosão de Richie Moúnga e de Will Jordan no ataque à linha da vantagem renderam muitos pontos à franquia visitada.

Ao contrário do sucedido com os Crusaders, a linha de três quartos dos Blues teve muitas dificuldades em assumir o jogo e em imprimir velocidade e profundidade ao seu rugby. As melhores exibições dos Blues vieram do pack avançado, com destaque para Hoskins Sotutu e Dalton Papali’i.

Por último, Tupou Vaa’i e David Havili foram, na minha opinião, os jogadores da jornada. O segunda linha dos Chiefs conquistou dois turnovers, entre os quais a recuperação de bola que permitiu aos Chiefs continuar a lutar pela vitória. Já o centro dos Crusaders, realizou três assistências, assumindo o papel de primeiro recetor, função que desempenhou com distinção.

Foto de Capa: Super Rugby NZ

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.