Super Rugby Aotearoa: O que esperar desta competição

- Advertisement -

O Rugby está de volta mas, desta vez, num formato diferente do habitual. O Super Rugby, competição na qual militam equipas de diversos países (África do Sul, Argentina, Austrália e Nova Zelândia, uma vez que o projeto dos Sunwolves do Japão terminou), adotou uma estratégia diferente, “imposta” pela pandemia, apelidada de Aotearoa, isto é, Nova Zelândia, em Maori.

A conferência neozelandesa continuará, tendo a competição a duração de dez semanas. Cada equipa disputará oito jogos (dois jogos contra cada franquia, um em casa e outro fora), sendo estes realizados nos estádios de cada clube. É de realçar que o que foi jogado no Super Rugby perderá efeito. Este será um novo início do torneio, com um modelo ligeiramente diferente.

Sendo este um torneio com um caráter diferente do habitual, foram revistos alguns aspetos que dizem respeito às leis do jogo.

Como tal, foi criada a lei do Golden Point. Caso, no fim dos 80 minutos de jogo, este esteja empatado, serão jogados outros dez minutos. A equipa que pontuar primeiro vencerá o jogo e ficará com os quatro ou cinco pontos da vitória.

Um outro aspeto está relacionado com a expulsão de um jogador. Esta lei visa substituir o jogador que viu o cartão vermelho passados 20 minutos da infração cometida. A lei referente aos cartões amarelos, por sua vez, não sofrerá nenhuma alteração.

O Comité de Arbitragem enumerou, também, algumas das prioridades que os árbitros devem ter no breakdown. Sendo assim, o portador da bola, quando placado, não poderá realizar nenhum movimento secundário que não seja passar ou disponibilizar a bola. Na placagem, os árbitros vão pedir aos placadores para saírem o mais rápido possível, dando assim mais dinâmica ao jogo. Por último, os juízes de jogo serão mais rigorosos no que ao fora de jogo diz respeito. A defesa terá de estar “claramente” em jogo de modo a que a equipa atacante tenha mais espaço para usar a bola.

O Rugby está finalmente de volta e com o melhor que há neste desporto, os dérbis neozelandeses. O pontapé de saída será dado no dia 13 de junho e o primeiro jogo colocará frente a frente os Highlanders e os Chiefs, em Dunedin.

Vejamos, agora, o que esperar de cada uma das cinco equipas da Nova Zelândia que compõe esta competição.

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dose dupla em Vila do Conde: Rio Ave oficializa contratações de Simón García e Radek Siler

O Rio Ave oficializou as contratações do defesa colombiano Simón García e do jovem checo Radek Siler. Ambos assinaram até 2031.

Mudança de última hora: Torreense garante jogador do Vitória SC

Vando Félix prepara-se para regressar ao Torreense. O extremo vai deixar o Vitória SC a título definitivo até ao fecho do mercado.

Vasco Botelho da Costa: «99 ou 98% são só elogios, mas estes 2% é o que faz a diferença em que conseguimos ter sucesso...

Vasco Botelho da Costa analisou o desfecho do encontro entre FC Porto e Moreirense, referente à 5.ª jornada da Primeira Liga.

Sporting x CD Nacional: Eis os onzes prováveis do encontro da quinta jornada da Primeira Liga

O Sporting recebe o CD Nacional às 20h30 deste sábado, na quinta jornada da Primeira Liga. Conhece os onzes prováveis das duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

William Gomes comenta situação de Victor Froholdt: «Está consciente. Teve uma concussão cerebral»

William Gomes fez a análise ao desfecho do encontro entre FC Porto e Moreirense, referente à 5.ª jornada da Primeira Liga.

Jaime Faria e Nuno Borges eliminados na primeira ronda de pares do US Open

Jaime Faria e Adam Walton foram derrotados por Kevin Krawietz e Tim Puetz, enquanto Nuno Borges e Rinky Hijikata caíram frente a Robert Cash e Alexander Erler.

Dupla contratação em Arouca: Lobos garantem reforços vindos do Newcastle e do Rijeka

O Arouca oficializou a contratação do lateral inglês Leo Shahar e do extremo croata Gabriel Rukavina para reforçar o plantel.