Super Rugby Aotearoa: O que esperar desta competição

- Advertisement -

O Rugby está de volta mas, desta vez, num formato diferente do habitual. O Super Rugby, competição na qual militam equipas de diversos países (África do Sul, Argentina, Austrália e Nova Zelândia, uma vez que o projeto dos Sunwolves do Japão terminou), adotou uma estratégia diferente, “imposta” pela pandemia, apelidada de Aotearoa, isto é, Nova Zelândia, em Maori.

A conferência neozelandesa continuará, tendo a competição a duração de dez semanas. Cada equipa disputará oito jogos (dois jogos contra cada franquia, um em casa e outro fora), sendo estes realizados nos estádios de cada clube. É de realçar que o que foi jogado no Super Rugby perderá efeito. Este será um novo início do torneio, com um modelo ligeiramente diferente.

Sendo este um torneio com um caráter diferente do habitual, foram revistos alguns aspetos que dizem respeito às leis do jogo.

Como tal, foi criada a lei do Golden Point. Caso, no fim dos 80 minutos de jogo, este esteja empatado, serão jogados outros dez minutos. A equipa que pontuar primeiro vencerá o jogo e ficará com os quatro ou cinco pontos da vitória.

Um outro aspeto está relacionado com a expulsão de um jogador. Esta lei visa substituir o jogador que viu o cartão vermelho passados 20 minutos da infração cometida. A lei referente aos cartões amarelos, por sua vez, não sofrerá nenhuma alteração.

O Comité de Arbitragem enumerou, também, algumas das prioridades que os árbitros devem ter no breakdown. Sendo assim, o portador da bola, quando placado, não poderá realizar nenhum movimento secundário que não seja passar ou disponibilizar a bola. Na placagem, os árbitros vão pedir aos placadores para saírem o mais rápido possível, dando assim mais dinâmica ao jogo. Por último, os juízes de jogo serão mais rigorosos no que ao fora de jogo diz respeito. A defesa terá de estar “claramente” em jogo de modo a que a equipa atacante tenha mais espaço para usar a bola.

O Rugby está finalmente de volta e com o melhor que há neste desporto, os dérbis neozelandeses. O pontapé de saída será dado no dia 13 de junho e o primeiro jogo colocará frente a frente os Highlanders e os Chiefs, em Dunedin.

Vejamos, agora, o que esperar de cada uma das cinco equipas da Nova Zelândia que compõe esta competição.

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e Leões Porto Salvo arrancam playoffs no Futsal com vitórias

Vitórias de Benfica e de Leões Porto Salvo no primeiro jogo dos quartos de final da Primeira Liga de Futsal. Arrancaram os playoffs.

Benfica vence Quinta dos Lombos no Jogo 5 e é tricampeão em Basquetebol Feminino

O Benfica alcançou o tricampeonato em Basquetebol Feminino. Vitória sobre a Quinta dos Lombos no Jogo 5 resolveu contas.

França anuncia 26 convocados para o Mundial 2026 com várias ausências de peso na lista de Didier Deschamps

Didier Deschamps deu a conhecer a lista de 26 convocados para o Mundial 2026. França escalada para tentar voltar a conquistar o troféu.

Real Madrid vence lanterna vermelho Real Oviedo debaixo de muita contestação: eis os resultados do dia na La Liga

Debaixo de um ambiente hostil, o Real Madrid venceu o Real Oviedo na La Liga. Vitória depois de dias muito delicados.

PUB

Mais Artigos Populares

Afonso Eulálio continua a vestir a camisola rosa no Giro De Itália e vai para a alta montanha na liderança

Afonso Eulálio segurou a camisola rosa no Giro de Itália e vai para a sétima etapa na liderança. Sexta etapa foi ganha pelo italiano Davide Ballerini.

Christian Stuani mostra que a idade é só um número e tira Girona da zona de despromoção com empate diante da Real Sociedad na...

O Girona está fora da zona de despromoção. Empate diante da Real Sociedad permite aos catalães respirar melhor esta noite.

Al Ittihad de Sérgio Conceição vence e está mais próximo do objetivo e Al Fateh de José Gomes volta aos triunfos: eis os resultados...

O Al Ittihad de Sérgio Conceição está um passo mais próximo de confirmar o quinto lugar. Al Fateh de José Gomes também venceu na Liga Saudita.