📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sem público, mas com modalidades

- Advertisement -

Em comunicado conjunto, as federações de andebol, basquetebol, futsal, patinagem e voleibol confirmaram que o dia 22 de Agosto é a data de arranque das competições principais das modalidades, no escalão sénior. As provas estão previstas para ter início nessa data, apesar de carecerem de aprovação e publicação por parte do Conselho de Ministros.

A atual fase de treinos é marcada pela partilha da bola, se garantida a constante limpeza e desinfeção da mesma, e se garantida a distância de três metros entre participantes. A partir do dia 1 de Agosto, os treinos para o escalão sénior passarão a ser realizadas sem qualquer tipo de restrição, ao contrário dos escalões de formação que permanecerão condicionados. Estas medidas serão publicadas, posteriormente, numa nova atualização à Orientação nº 030/2020 da Direção Geral de Saúde.

As regras aplicadas às modalidades serão as mesmas que são atualmente aplicadas ao futebol, quer nacional quer internacional. O regresso destes encontros fica marcado, de forma óbvia, pelo fator mais marcante imposto pela pandemia, os pavilhões vazios de público. O vibrar e o apoio vindo das bancadas não se fará sentir ao longo dos jogos e esse é um fator predominante na realização dos jogos e mesmo no vivenciar dos mesmos.

Tal como no futebol, o público dá vida ao decorrer dos jogos das modalidades. Como exemplo disso, mencionam-se os adeptos do Óquei Clube de Barcelos, no hóquei, que tornam os jogos da equipa barcelense um verdadeiro “caldeirão” e um autêntico espetáculo, como este deve ser vivido. No basquetebol, os adeptos da União Desportiva Oliveirense fazem toda a diferença nos encontros da equipa frente a todo e qualquer adversário. E, mesmo no andebol, os adeptos da Associação Atlética de Águas Santas, em que não só os habitantes maiatos como os jovens da formação do clube, se juntam para motivar a equipa em qualquer desafio.

A presença do público faz a diferença e isso é notório. São os adeptos que, da bancada, conseguem elevar o estado de espírito das equipas, independentemente do resultado que estas tiverem de enfrentar ao longo dos seus encontros.

Espera-se que, com o tempo e consoante a evolução da pandemia a nível nacional, se possa sentir a emoção vinda das bancadas porque também isso faz parte, e é crucial, em qualquer encontro.

Foto de Capa: FPF

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa inglesa revela que Tottenham tem 172 milhões de euros para gastar e há 1 alvo no FC Porto

O Tottenham quer realizar algumas alterações no seu plantel no próximo mercado de transferências. Samu Aghehowa é alvo dos ingleses.

Ruben Amorim fala da vitória do Manchester United e explica posicionamento de jogador: «Ajudou-o a jogar melhor»

Ruben Amorim falou depois da vitória do Manchester United contra o Newcastle United por uma bola a zero.

Marrocos e Mali empatam em jogo com 2 penáltis

Marrocos e Mali empataram a uma bola durante a noite desta sexta-feira, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da CAN.

Sporting pode ter um problema sério com jogador emprestado: janeiro é para resolver tarefa complicada

O Sporting terá que resolver a situação de Biel. O jogador não entra nas contas de Rui Borges nem do Atlético Mineiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Já foi alvo do Benfica e pode regressar à La Liga: há 3 candidatos à contratação

Enes Unal representa atualmente o Bournemouth, mas já esteve na órbita do Benfica, antes de rumar a Inglaterra.

Jogador que entrou na história do Alverca vai sair do clube em janeiro

Diogo Martins não vai prosseguir a sua carreira no Alverca. O jogador prepara-se para deixar o Ribatejo no próximo mercado de transferências.

Antigo candidato a primeiro-ministro com afirmação curiosa: «O primeiro-ministro pede-nos o desempenho do Ronaldo e oferece a performance do Esgaio»

Rui Rocha, antigo líder da Iniciativa Liberal, utilizou o nome de jogadores de futebol para reagir à mensagem de Natal de Luís Montenegro.