Sem público, mas com modalidades

- Advertisement -

Em comunicado conjunto, as federações de andebol, basquetebol, futsal, patinagem e voleibol confirmaram que o dia 22 de Agosto é a data de arranque das competições principais das modalidades, no escalão sénior. As provas estão previstas para ter início nessa data, apesar de carecerem de aprovação e publicação por parte do Conselho de Ministros.

A atual fase de treinos é marcada pela partilha da bola, se garantida a constante limpeza e desinfeção da mesma, e se garantida a distância de três metros entre participantes. A partir do dia 1 de Agosto, os treinos para o escalão sénior passarão a ser realizadas sem qualquer tipo de restrição, ao contrário dos escalões de formação que permanecerão condicionados. Estas medidas serão publicadas, posteriormente, numa nova atualização à Orientação nº 030/2020 da Direção Geral de Saúde.

As regras aplicadas às modalidades serão as mesmas que são atualmente aplicadas ao futebol, quer nacional quer internacional. O regresso destes encontros fica marcado, de forma óbvia, pelo fator mais marcante imposto pela pandemia, os pavilhões vazios de público. O vibrar e o apoio vindo das bancadas não se fará sentir ao longo dos jogos e esse é um fator predominante na realização dos jogos e mesmo no vivenciar dos mesmos.

Tal como no futebol, o público dá vida ao decorrer dos jogos das modalidades. Como exemplo disso, mencionam-se os adeptos do Óquei Clube de Barcelos, no hóquei, que tornam os jogos da equipa barcelense um verdadeiro “caldeirão” e um autêntico espetáculo, como este deve ser vivido. No basquetebol, os adeptos da União Desportiva Oliveirense fazem toda a diferença nos encontros da equipa frente a todo e qualquer adversário. E, mesmo no andebol, os adeptos da Associação Atlética de Águas Santas, em que não só os habitantes maiatos como os jovens da formação do clube, se juntam para motivar a equipa em qualquer desafio.

A presença do público faz a diferença e isso é notório. São os adeptos que, da bancada, conseguem elevar o estado de espírito das equipas, independentemente do resultado que estas tiverem de enfrentar ao longo dos seus encontros.

Espera-se que, com o tempo e consoante a evolução da pandemia a nível nacional, se possa sentir a emoção vinda das bancadas porque também isso faz parte, e é crucial, em qualquer encontro.

Foto de Capa: FPF

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do FC Porto e da derrota do Braga na Europa League

Portugal fechou esta quinta-feira as contas do sexto lugar do Ranking UEFA. Conhece as novidades depois da vitória do FC Porto e da derrota do Braga.

Bruno Sá explica postura no debate e faz apelo ao Sporting: «É necessário uma oposição vigilante»

Bruno Sá esteve no debate à presidência do Sporting com Frederico Varandas. Candidato teceu declarações aos jornalistas após o debate.

Frederico Varandas reage ao debate e à derrota do Sporting contra o Bodo/Glimt: «Não é um nome muito sexy, mas já eliminaram equipas muito...

Frederico Varandas esteve no debate à presidência do Sporting com Bruno Sá. Candidato teceu declarações aos jornalistas após o debate.

Eis todo o debate entre Frederico Varandas e Bruno Sá à presidência do Sporting

Frederico Varandas e Bruno Sá realizam o debate para as eleições do Sporting. Dois candidatos discutem presidência dos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens revela mensagem que passou ao balneário do Braga: «Se querem estar nos quartos-de-final da Europa League vão ter que superar dificuldades»

Carlos Vicens falou com os jornalistas após o apito final do Ferencváros x Braga dos oitavos-de-final da Europa League.

Diogo Costa e o regresso de Portugal ao 6.º lugar do ranking UEFA: «Ficamos muito contentes por ajudar»

Diogo Costa reagiu ao desfecho do Estugarda x FC Porto. Encontro marcou a primeira mão dos oitavos de final da Europa League.

Sporting bate Dínamo Bucareste e vai enfrentar o Wisla Plock na Champions League de Andebol

O Sporting terminou no 6.º lugar do Grupo A da Champions League de Andebol, após vencer em casa o Dínamo Bucareste por 30-29.