Mundial de Snooker 21 | Capítulo 3: Os Quartos

Segunda metade do quadro

Neil Robertson (8-13) Kyren Wilson: um Guerreiro a lutar sozinho

“Uma é minha, outra é tua, outra é de quem a apanhar”. Assim foram as três sessões deste encontro; a primeira foi de Robertson (5-3), a segunda de Wilson (5-3, fazendo o empate a oito frames) e a terceira foi de quem a apanhou. Foi apanhada por Kyren que nunca mais dela se despojou.

O inglês venceu cinco frames de uma “assentada” e encravou a “Máquina de Melbourne”, roubando o “thunder” ao “Thunder from Down Under” Neil Robertson. “The Warrior” Kyren Wilson segue, então, para a sua segunda meia-final consecutiva e terceira da carreira no Crucible Theatre. Em agosto passado, bateu Anthony McGill na “negra” (17-16) e esteve na final pela primeira vez – foi derrotado por O´Sullivan.

Shaun Murphy (13-11) Judd Trump: o Mágico sacou um Ás da manga

A partida entre os campeões do Mundo de 2005 e de 2019 viu “The Magician” Shaun Murphy levar a melhor sobre o “Ace” Judd Trump. Com isto, caíram antes das meias-finais o campeão em título, Ronnie O´Sullivan, o número um do Mundo, Judd Trump, e o favorito das casas de apostas, Neil Robertson.

Num duelo em que ambos os jogadores buscavam a quinta presença nas meias do Campeonato do Mundo, Murphy foi mais forte nos momentos decisivos, ainda que, à semelhança de Robertson, tenha quebrado de rendimento na terceira sessão. Ainda assim, e pese embora o equilíbrio que o marcador também espelha, Murphy foi sempre mais consistente.

O campeão de 2005 só não pontuou em um dos 24 frames jogados – foi no 22º, quando Trump fez o empate a onze com uma entrada de 111 pontos (num total de 127). Murphy fez doze entradas acima de 50 pontos (em onze frames diferentes), incluindo breaks de 104 e 124 pontos. As sete entradas de mais de 50 pontos do “Ace in the Pack”, nas quais se incluem breaks de 105 e 111 pontos, revelaram-se insuficientes para travar a qualidade e a solidez do jogo de Shaun.

Todavia, Trump conseguiu manter o encontro equilibrado em vários momentos. A primeira sessão terminou com igualdade a quatro e ao intervalo da segunda registava-se um 6-6. No regresso à mesa, Murphy aplicou quatro entradas de 50+ pontos para granjear os quatro frames da segunda parte e levar um confortável 10-6 para a sessão de encerramento.

Aí, Trump amealhou três dos quatro jogos da primeira parte, reduzindo para 11-9; no segundo tempo, alcançou o empate a onze e teve o 12-11 na ponta do taco. Fez, no entanto, apenas 13 pontos, que Murphy superou com 70 numa entrada só. O 24º frame, que se revelou derradeiro, foi pleno de drama.

O “Magician” colocou Trump bem cedo em posição de Snooker; na escapatória que encontrou, o “Ace” acabou por deixar à mercê de Murphy a bola vermelha que atingiu, podendo Shaun começar a construção de um break que se adivinhava o último. No entanto, uma abertura de bolas vermelhas infrutífera levou Murphy a falhar uma bola difícil e cair para o adversário.

No entanto, não caiu da forma tradicional. Trump tinha, de facto, uma bola vermelha para o canto inferior direito e, de facto, embolsou-a… no buraco do meio esquerdo. Judd viria, todavia, a falhar uma outra vermelha e parar nos 15 pontos. Shaun viria à mesa confirmar o encontro com Kyren Wilson com uma entrada de 62 pontos, fechando o lote de semifinalistas ingleses.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

Thiago Alcântara regressa ao Barcelona para assumir funções técnicas

Ex-jogador regressa ao Barcelona para iniciar oficialmente funções como auxiliar técnico da equipa principal.

PUB

Mais Artigos Populares

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.

Federico Coletta já fala com a camisola do Benfica: «Muito obrigado pela oportunidade»

Federico Coletta foi apresentado durante esta quinta-feira como reforço do Benfica. O jogador chega da AS Roma.