Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google
Concluiu-se este fim-de-semana o Scottish Open, torneio disputado na Emirates Arena, em Glasgow. Neil Robertson, o australiano de 35 anos, que já não vencia um torneio pontuável para ranking há 18 meses, foi o grande vencedor do torneio, conquistando uma reviravolta mágica na final disputada com Cao Yupeng, que assim se mantém sem vencer nenhum grande torneio em toda a sua carreira.
Na primeira ronda do torneio, como vem sendo hábito em todos os torneios, existiram diversas surpresas: Mark Allen, Shaun Murphy, Barry Hawkins e Mark Williams, todos eles jogadores de Top-10 mundial, acabaram por ser eliminados frente a Ben Woollaston (32º), Daniel Wells (63º), Jamie Jones (48º) e Xu Si (40º), respectivamente.
Destaque ainda para a vitória de Cao Yupeng por 4-0 frente a Andrew Higginson, não pela grande surpresa do resultado, mas pelo facto de Cao Yupeng ter conseguido conquistar uma tacada máxima de 147, a primeira da sua carreira e a única deste torneio.

Fonte: World Snooker
O chinês Ding Junhui, que ainda ocupa a quarta posição do ranking mundial, mas que esta época tem sido um candidato crónico a ser eliminado nas primeiras rondas dos torneios, conseguiu vencer os dois primeiros encontros, mas viria a ser derrotado por 4-3 na terceira eliminatória, em confronto com Rory McLeod (56º).
Na quarta ronda, o elemento do Top-10 mundial a cair seria Marco Fu, que acabou eliminado por Xiao Guodong (34º), que assim atingiu os quartos-de-final da competição, onde acabou por cair aos pés daquele que viria a ser o vencedor do torneio. Neil Robertson venceu Xiao por 5-4.
Nesta ronda realizava-se um dos jogos que mais prometeu este torneio, frente a frente estavam John Higgins (quinto do ranking mundial) e Ronnie O’Sullivan (segundo), dois pesos pesados do snooker, mas apesar do entusiasmo existente antes do jogo, o mesmo acabou por se revelar de sentido único. Higgins destruiu Ronnie por esclarecedores 5-0.
Nos outros dois jogos, Cao Yupeng (67º) venceu Ricky Walden (23º) por 5-3 e Judd Trump (3º) derrotou Stephen Maguire (18º) por 5-2. Nas meias-finais, Cao Yupen deu seguimento ao bom torneio (e época) que estava a realizar e derrotou Trump por 6-4, enquanto John Higgins, depois do brilharete frente a O’Sullivan, acabou por cair aos pés de Neil Robertson, saindo derrotado por 6-3.
Chegávamos assim ao dia da final, onde se encontravam Neil Robertson e Cao Yupeng, justos finalistas depois do torneio que realizaram até chegar a esta fase. Neil Robertson, o Australiando de 35 anos que até há dois anos atrás era uma das forças dominantes do snooker mundial, procurava aqui conquistar o seu primeiro troféu nos últimos 18 meses, o que demonstra na perfeição que tem passado por meses cinzentos da sua carreira.
Por seu turno, Cao Yupeng, procurava aqui, aos 27 anos, conquistar o primeiro troféu da sua carreira, materializando assim a boa época que tem vindo a rubricar.

Fonte: World Snooker
E o chinês fez por isso. Desde cedo que se colocou na dianteira do marcador, estando a vencer por 5-3 no final da sessão da tarde desta final. Voltou para a sessão da noite ainda com mais determinação e vencia por 8-4, numa final disputada à melhor de 17 frames. Desta forma, encontrava-se apenas a um frame de conquistar o primeiro troféu da carreira mas, quando já pareciam existir poucas dúvidas sobre o vencedor do torneio, Neil Robertson voltou ao seu melhor nível e, fazendo uso da sua experiência, realizou uma reviravolta impressionante, transformando um 4-8 desfavorável para um 9-8 a seu favor.
No último frame, quando se jogava a negra, foi fundamental o diferente nível de experiência existente entre os dois jogadores. Cao Yupeng teve várias oportunidades para vencer o encontro, mas nunca conseguiu ser consistente e deu oportunidade a Robertson para voltar à mesa e conquistar o Scottish Open, 18 meses depois da sua última vitória em torneios World Ranking.
Este torneio foi o último grande torneio do ano, estando apenas de regresso o snooker ao mais alto nível no próximo dia 14 de Janeiro, quando se inicia o Masters, uma das provas mais importantes da época, que se disputa no Alexandra Palace, em Londres.
Foto de Capa: World Snooker












