📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Northern Ireland Open: Experiência de Mark Williams impede Yan Bingtao de fazer história

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesDisputou-se esta semana na Waterfront Hall, em Belfast, o Dafabet Northern Ireland Open, prova pontuável para o ranking. O menino prodígio do Snooker mundial, Yan Bingtao, que nasceu há apenas 17 anos na China, esteve muito próximo de se tornar o jogador mais jovem de sempre a conquistar uma prova pontuável para o ranking, contando apenas com 17 anos e 284 dias, à data da final, onde acabou por ser derrotado.

Apenas o veterano Mark Williams, com 42 anos, conseguiu evitar este feito, vencendo o chinês numa final que foi decidida apenas na negra, ajudando, assim, Ronnie O’Sullivan, um jogador da sua geração (ambos vão na 26ª temporada como profissionais), a manter o registo de jogador mais jovem de sempre a vencer um torneio.

O Dafabet Northern Ireland Open foi perdendo as suas estrelas logo nas primeiras rondas. Barry Hawkins, Shaun Murphy e Judd Trump foram eliminados logo na primeira ronda e Mark Allen seguiu-lhes os passos na segunda ronda. Já na terceira ronda, sucumbiram Ronnie O’Sullivan e John Higgins. Todos estes, jogadores do Top-10 mundial, foram eliminados por jogadores que estão actualmente classificados numa posição abaixo do 50º lugar do ranking. Desta forma, quando o torneio chegou à Quarta Ronda, já não contava com nenhum jogador do Top-10 mundial.

Ao contrário do que fizeram os pesos-pesados do Snooker, o jovem Yan Bingtao voltou a mostrar que chegou para ficar e voltou a apresentar-se em excelente forma neste torneio. Arrancou com duas vitórias por 4-0 (Robbie Williams e Jamie Curtis-Barrett), seguindo com um 4-1 a Mark King, na terceira ronda. Seguiram-se vitórias frente a Ryan Day (Quarta Ronda), Robert Milkins (Quartos-de-Final) e Lyu Haotian (Meias-Finais).

Se, de um lado do quadro, brilhava a juventude de Yan Bingtao, do outro ia imperando a experiência de Mark Williams. Também ele começou com duas vitórias por 4-0 (James Wattana e Tom Ford) e uma vitória por 4-1 (Akani Songsermsawad). Na Quarta Ronda, Williams bateu David Gilbert por 4-2 e seguiram-se vitórias frente a Mike Dunn (Quartos-de-Final) e Elliot Slessor (Meias-Finais).

Desta forma, chegávamos à final deste fim-de-semana com um duelo entre o irreverente Yan Bingtao (27º do ranking mundial, à entrada para este torneio), que, após ser o mais jovem de sempre a atingir uma final de um torneio pontuável para o ranking, ambicionava tornar-se também no mais jovem de sempre a vencer uma destas provas, e o experiente Mark Williams (16º) que, segundo informações reveladas pela comunicação social, tinha a sua mulher (e mãe dos três filhos de ambos) internada no hospital com suspeitas de meningite viral.

A final do torneio trouxe-nos um choque de gerações, sendo disputada por Yan Bingtao (17 anos) e Mark Williams (42 anos) Fonte: World Snooker
A final do torneio trouxe-nos um choque de gerações, sendo disputada por Yan Bingtao (17 anos) e Mark Williams (42 anos)
Fonte: World Snooker

Yan Bingtao entrou no encontro com vontade de fazer história e liderou sempre a final: 2-0, 3-1, 4-2, até aos 5-3, resultado com o qual se concluiu a primeira sessão. No início da segunda sessão, voltou a entrar a ganhar e reforçou a sua vantagem para 6-3.

Apesar das dificuldades impostas pelo jovem chinês, Mark Williams conseguiu reagir e venceu três frames de seguida, igualando o encontro a seis. Bingtao voltou à frente do marcador por, Williams igualou novamente (7-7) e Bingtao voltou a colocar-se na frente por 8-7, ficando apenas a um frame de entrar para a história. No entanto, neste final de partida, a experiência de Mark Williams revelou-se fundamental, conseguindo levar o jogo para a negra e aí ser mais forte que Yan Bingtao.

Já no decorrer desta semana, inicia-se no Barbican Centre, em York (Inglaterra), o UK Championship, um dos principais torneios da época. Mark Selby, actual campeão mundial e número um do ranking, defende o título, que será decidido a 10 de Dezembro, e que irá atribuir 850 mil libras (955.519 euros) em prémios, das quais 170 mil libras (191.104 euros) serão entregues ao campeão.

Foto de Capa: World Snooker

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Diogo Reganha
Diogo Reganhahttp://www.bolanarede.pt
Presença assídua nos jogos de futebol do clube da sua terra (Lourinhanense) e do clube do seu coração (Benfica), o Diogo é um fã de desporto em geral. Defensor de discussões construtivas em que o resultado final seja todos os envolvidos aumentarem os seus conhecimentos sobre o tema abordado, sem que existam ofensas ou discriminações por qualquer tipo de opinião.                                                                                                                                                 O Diogo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Outubro: da campanha à urna, a hora da verdade no Benfica

É o momento em que o Sport Lisboa e Benfica volta a olhar-se ao espelho. E a pergunta é inevitável: o que é hoje o Benfica, e quem o quer liderar?

Eis os onzes prováveis do Sporting x Marselha da Champions League

O Sporting defronta o Marselha na terceira jornada da Champions League. Fica com os onzes prováveis do duelo grande em Alvalade.

Triunfos dos Golden State Warriors e dos Oklahoma City Thunder na abertura da nova época da NBA

Os Golden State Warriors bateram os Los Angeles Lakers no jogo de abertura da NBA. Também os Oklahoma City Thunder venceram na madrugada que deu o início à nova temporada.

Nuno Mendes voltou a marcar pelo PSG num jogo que se jogou 10X10: «Tivemos muito mais espaço para poder atacar a profundidade e para...

Nuno Mendes analisou a vitória do PSG diante do Bayer Leverkusen. Lateral esquerdo português marcou um dos golos da vitória por 7-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Nicolás Otamendi explica polémica com a flash interview e garante: «Estamos à margem das eleições»

Nicolás Otamendi falou em zona mista após a derrota do Benfica em casa do Newcastle. Capitão encarnado destacou importância de dar a volta ao momento.

Benfica chega às 5 derrotas consecutivas na Champions League: eis o registo negro das águias

O Benfica está numa senda de cinco derrotas consecutivas na Champions League. Registo das águias arrasta-se até à última edição da prova.

Eddie Howe elogia vitória do Newcastle: «Muito satisfeito porque o Benfica é uma equipa muito boa e tivemos de mostrar as nossas qualidades»

Eddie Howe analisou a vitória do Newcastle frente ao Benfica por 3-0, na terceira jornada da fase de liga da Champions League.