Yan Bingtao vence o primeiro título da carreira no Riga Masters

Decorria o ano 2017 quando, com apenas 17 anos, Yan Bingtao esteve perto de fazer história no Open da Irlanda do Norte. Nessa edição, o jovem chinês esteve perto de se tornar no mais jovem jogador de sempre a vencer um torneio pontuável para o ranking, mas acabou por perder a final frente a Mark Williams por 9-8.

O seu primeiro título ficou assim adiado e só este Domingo em Riga, a capital da Letónia, o prodígio chinês conseguiu materializar o seu potencial em títulos pela primeira vez.

Numa prova onde até participaram alguns dos principais nomes do circuito mundial, como Mark Selby, Mark Williams ou Jack Lisowski, desde cedo estes se viram afastados e quando a prova atingiu os Quartos-de-Final, já não contava com nenhum elemento do Top-20 do ranking mundial.

O jovem Yan Bingtao, que aos 19 anos ocupa o 21º lugar do ranking mundial, no caminho até à final deixou para trás Rod Lawler, Alan McManus, Chen Zifan, Li Hang e Matthew Selt.

Na final, disputada à melhor de nove frames, teria pela frente o experiente Mark Joyce, que aos 35 anos ocupa o 54º lugar do ranking mundial. O inglês, por sua vez, bateu ao longo do torneio Scott Donaldson, Liam Highfield, Jack Lisowski, Stuart Carrington e Kurt Maflin.

O inglês Mark Joyce foi o outro finalista do Riga Masters
Fonte: World Snooker

Numa final nem sempre bem disputada (apenas Mark Joyce conseguiu um centurie neste encontro), Yan Bingtao conseguiu controlar o resultado desde início, estando sempre em vantagem ao longo de todo o encontro. Numa primeira fase, o chinês colocou-se em vantagem por 2-0, entrando o jogo numa toada de maior equilíbrio, com Mark Joyce a reduzir para 2-1, Yan Bingtao a aumentar para 3-1 e o inglês a reduzir de novo para 3-2.

Após o intervalo, Yan Bingtao regressou mais forte e, com vitória em dois frames consecutivos, decidiu o jogo a seu favor (5-2) e levou para casa o troféu do Riga Masters. O jovem chinês sucedeu assim a Neil Robertson, que tinha saído vencedor da Letónia na última época.

Yan Bingtao torna-se assim no terceiro jogador chinês a conseguir conquistar um título pontuável para ranking, depois de Ding Junhui e Liang Wenbo. E tinha sido precisamente o seu compatriota Ding Junhui o último jogador do circuito a conseguir conquistar um título, tendo uma idade inferior a 20 anos, já no longínquo ano de 2006.

O próximo torneio pontuável para ranking é o International Championship, com data de início agendada para o dia 4 de Agosto. A prova, que na época passada foi vencida por Mark Allen, irá disputar-se na cidade chinesa de Daqing.

Foto de Capa: World Snooker

artigo revisto por: Ana Ferreira

Diogo Reganha
Diogo Reganhahttp://www.bolanarede.pt
Presença assídua nos jogos de futebol do clube da sua terra (Lourinhanense) e do clube do seu coração (Benfica), o Diogo é um fã de desporto em geral. Defensor de discussões construtivas em que o resultado final seja todos os envolvidos aumentarem os seus conhecimentos sobre o tema abordado, sem que existam ofensas ou discriminações por qualquer tipo de opinião.                                                                                                                                                 O Diogo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Aleksander Ceferin elogia Cristiano Ronaldo e aponta português como o melhor jogador do mundo: «É fantástico»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Aleksander Ceferin falou na abertura do evento e elogiou Nuno Mendes.

Bola na Rede presente no Portugal Football Summit

O Bola na Rede está a marcar presença no Portugal Football Summit, evento que se realiza na Cidade do Futebol, que finaliza apenas sábado.

Paulo Parreira lamenta ameaças para deixar corrida às eleições e avança: «Quero ser o melhor presidente da história do Benfica e ter uma estátua...

Paulo Parreira falou da desistência à corrida nas eleições do Benfica. Coação e ameaças na base da decisão do candidato.

5 jogadores esquecidos por Martínez nos convocados de Portugal 

Costuma-se dizer que Portugal tem 10 milhões de potenciais selecionadores e que cada um teria uma opinião diferente da de Roberto Martínez

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim pode receber “reforço” para o Manchester United antes do final do ano

O regresso de Lisandro Martínez está mais próximo. O defesa poderá voltar aos treinos do Manchester United de Ruben Amorim ainda antes de 2026.

Rui Borges define posição urgente a reforçar pelo Sporting em janeiro

À semelhança do verão, o Sporting tentará aumentar o poder de fogo em janeiro. Rui Borges quer contratar um novo extremo.

Harry Maguire viu o seu contrato sofrer alterações e pode renovar com o Manchester United

Harry Maguire pode manter-se mais algumas temporadas no Manchester United. O jogador pode renovar o seu contrato com o emblema inglês.