Yan Bingtao vence o primeiro título da carreira no Riga Masters

- Advertisement -

Decorria o ano 2017 quando, com apenas 17 anos, Yan Bingtao esteve perto de fazer história no Open da Irlanda do Norte. Nessa edição, o jovem chinês esteve perto de se tornar no mais jovem jogador de sempre a vencer um torneio pontuável para o ranking, mas acabou por perder a final frente a Mark Williams por 9-8.

O seu primeiro título ficou assim adiado e só este Domingo em Riga, a capital da Letónia, o prodígio chinês conseguiu materializar o seu potencial em títulos pela primeira vez.

Numa prova onde até participaram alguns dos principais nomes do circuito mundial, como Mark Selby, Mark Williams ou Jack Lisowski, desde cedo estes se viram afastados e quando a prova atingiu os Quartos-de-Final, já não contava com nenhum elemento do Top-20 do ranking mundial.

O jovem Yan Bingtao, que aos 19 anos ocupa o 21º lugar do ranking mundial, no caminho até à final deixou para trás Rod Lawler, Alan McManus, Chen Zifan, Li Hang e Matthew Selt.

Na final, disputada à melhor de nove frames, teria pela frente o experiente Mark Joyce, que aos 35 anos ocupa o 54º lugar do ranking mundial. O inglês, por sua vez, bateu ao longo do torneio Scott Donaldson, Liam Highfield, Jack Lisowski, Stuart Carrington e Kurt Maflin.

O inglês Mark Joyce foi o outro finalista do Riga Masters
Fonte: World Snooker

Numa final nem sempre bem disputada (apenas Mark Joyce conseguiu um centurie neste encontro), Yan Bingtao conseguiu controlar o resultado desde início, estando sempre em vantagem ao longo de todo o encontro. Numa primeira fase, o chinês colocou-se em vantagem por 2-0, entrando o jogo numa toada de maior equilíbrio, com Mark Joyce a reduzir para 2-1, Yan Bingtao a aumentar para 3-1 e o inglês a reduzir de novo para 3-2.

Após o intervalo, Yan Bingtao regressou mais forte e, com vitória em dois frames consecutivos, decidiu o jogo a seu favor (5-2) e levou para casa o troféu do Riga Masters. O jovem chinês sucedeu assim a Neil Robertson, que tinha saído vencedor da Letónia na última época.

Yan Bingtao torna-se assim no terceiro jogador chinês a conseguir conquistar um título pontuável para ranking, depois de Ding Junhui e Liang Wenbo. E tinha sido precisamente o seu compatriota Ding Junhui o último jogador do circuito a conseguir conquistar um título, tendo uma idade inferior a 20 anos, já no longínquo ano de 2006.

O próximo torneio pontuável para ranking é o International Championship, com data de início agendada para o dia 4 de Agosto. A prova, que na época passada foi vencida por Mark Allen, irá disputar-se na cidade chinesa de Daqing.

Foto de Capa: World Snooker

artigo revisto por: Ana Ferreira

Diogo Reganha
Diogo Reganhahttp://www.bolanarede.pt
Presença assídua nos jogos de futebol do clube da sua terra (Lourinhanense) e do clube do seu coração (Benfica), o Diogo é um fã de desporto em geral. Defensor de discussões construtivas em que o resultado final seja todos os envolvidos aumentarem os seus conhecimentos sobre o tema abordado, sem que existam ofensas ou discriminações por qualquer tipo de opinião.                                                                                                                                                 O Diogo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Gião é uma das 3 opções do Alverca para o comando técnico da equipa principal

João Gião pode deixar o Sporting B e juntar-se ao Alverca, sucedendo a Custódio Castro no comando técnico dos ribatejanos.

Benfica: Marco Silva impõe condições para se manter no Fulham

Marco Silva está a ser apontado ao comando técnico do Benfica, mas o Fulham ainda não desistiu de manter o treinador.

João Matos termina carreira profissional no final da temporada

João Matos vai terminar a sua carreira profissional no final da temporada. O fixo de 39 anos representou sempre o Sporting ao longo de todo o seu percurso.

Chelsea vive nova era e pensa em contratar antigo jogador do Vitória SC

O Chelsea já se encontra a preparar a próxima temporada. Edmond Tapsoba está a ser apontado ao emblema inglês.

PUB

Mais Artigos Populares

Mudanças na Formula 1? Já existe um piloto a ser questionado e sucessores estão a ser apontados

Esteban Ocon não está a corresponder às expectativas e pode deixar a Haas durante a presente temporada.

Portugal está atento: Há proposta para aumentar o número de seleções no Mundial 2030

Portugal é um dos organizadores do Mundial 2030. A FIFA tem nas mãos uma proposta para aumentar o número de seleções no torneio.

Enzo Fernández pode ser novela de mercado: há um emblema que está em vantagem para o contratar ao Chelsea

Enzo Fernández pode deixar de ser jogador do Chelsea neste mercado. O argentino é pretendido pelo Manchester City.