Go, Saca! A caminho do grande King

- Advertisement -

cab Surf

Começou finalmente o Quiksilver Pro Gold Coast, primeira prova do circuito mundial de surf. Como havia referido na semana passada, vários são os favoritos. Mas a pergunta que ficará por responder é: poderá ser Tiago Pires um novo favorito? Bem, ainda é muito cedo para responder a esta questão. Começo por pronunciar o nome deste senhor porque, depois de vários meses de fora do WCT por lesão, the portuguese tiger voltou ao world tour da melhor maneira, apesar de ter começado, digamos, não tão bem. Saca estreou-se no evento contra o ex-campeão do mundo Joel Parkinson e Bede Durbidge, ambos australianos. O surfista português não conseguiu ultrapassar a barreira australiana, ficando em último lugar com um score de 9.93 pontos. Joel acabou na primeira posição, com um total de 16.43 pontos, e Bede em segundo, com 13.60, acabando também por ter de ir ao round dois.

Round dois prestes a começar e Tiago Pires era logo o segundo a entrar dentro de água, para defrontar o poderosíssimo sul africano Jordy Smith. Jordy, que é conhecido pelos seus aéreos gigantes e manobras a largar muita água, não intimidou o tiger. Saca juntou a um 6.83 um 5.87, totalizando assim 12.70 pontos finais. Jordy por pouco não ganhou e acabou por sair da água completamente frustrado, por ter finalizado o heat com 12.67 pontos, menos três décimas do que Saca. “Já dizia o meu treinador: «Ganhar por 10 ou por 1000 é igual. É ganhar»”, e foi o que aconteceu com o melhor surfista português de todos os tempos.

Tiago “Saca” Pires em acção na segunda ronda do Quiksilver Pro Gold Coast www.beachcam.sapo.pt
Tiago “Saca” Pires em acção na segunda ronda do Quiksilver Pro Gold Coast
Fonte: Beachcam.sapo.pt

Mas agora é que vem o confronto que todos os portugueses esperam. Saca vai encontrar pela frente o melhor surfista de todos os tempos, Kelly Slater. Seis foi o número de vezes em que estes dois atletas de elite se encontraram, e o que muitos nao sabem é que Saca já venceu três vezes e Slater outras três. O heat mais renhido e mais bem disputado entre ambos realizou-se em 2009, no Quiksilver Pro France. O resultado final foi de 17.70 pontos para o português e 17.43 para o americano. Tal como Tiago Pires, também Frederico “Kikas” Morais conseguiu vencer Slater e, mais importante ainda, em território luso. Se Saca ganhar, será feito história, já que serão dois portugueses a vencer “King” Slater consecutivamente.

Tiago "Saca Pires e Frederico "Kikas" Morais já derrotaram Kelly Slater Fonte: Abola.pt
Tiago “Saca Pires e Frederico “Kikas” Morais já derrotaram Kelly Slater
Fonte: ASF

Por outro lado, John John Florence, Filipe Toledo, Matt Willkinson e Kai Otton foram os surfistas que saíram derrotados precocemente, quer por interferências, desconcentração ou até mesmo azar.

O Quiksilver Pro Gold Cost ainda vai no sexto dia, mas ainda só dois rounds foram realizados. O período estende-se até dia 11 de Março.

Jóni Matos
Jóni Matos
O Jóni é um jovem surfista que começou a praticar surf há 5 anos e, desde então, nunca mais parou. Mesmo quando as ondas estão pequenas, a "pica" é tanta que acaba sempre por entrar só para colocar a "prancha no pé".                                                                                                                                                 O Jóni não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Assunto encerrado: Michael Carrick vai continuar como treinador do Manchester United

Michael Carrick vai ser o treinador do Manchester United na próxima temporada. O técnico vai renovar com os red devils nos próximos dias.

Onde ver a final da Taça de Inglaterra entre o Chelsea e o Manchester City?

O Chelsea e o Manchester City defrontam-se na final da Taça de Inglaterra. Há portugueses dos dois lados e um título em disputa.

Atenção, Sporting: Taichi Fukui também está na mira de uma equipa da La Liga

O Rayo Vallecano está também de olho na contratação de Taichi Fukui. O médio japonês do Arouca tem contrato até junho de 2028.

Jogo do título com portugueses: onde ver o Celtic x Hearts que vale o campeonato na Escócia?

O Celtic recebe o Hearts numa autêntica final que vale o título da Liga Escocesa. Jota e Paulo Bernardo ou Cláudio Braga festejarão.

PUB

Mais Artigos Populares

Luta pela subida à Primeira Liga: onde ver o Académico de Viseu x Sporting B e o Torreense x Vizela?

Académico de Viseu x Sporting B e Torreense x Vizela decidirão a equipa que subirá diretamente e que irá ao playoff. Decisões da subida no sábado de manhã.

César Peixoto antevê Sporting x Gil Vicente e analisa possíveis dificuldades: «Não vamos meter o autocarro, vão empurrar-nos pela sua qualidade»

César Peixoto fez a antevisão do Sporting x Gil Vicente da última jornada da Primeira Liga. O técnico elogiou a equipa orientada por Rui Borges.

Imprensa nacional revela mais uma estreia na equipa principal que o FC Porto prepara no último jogo da época

João Costa vai estrear-se na equipa principal do FC Porto na última jornada do campeonato. Dragões já celebraram o campeonato.