Go, Saca! A caminho do grande King

- Advertisement -

cab Surf

Começou finalmente o Quiksilver Pro Gold Coast, primeira prova do circuito mundial de surf. Como havia referido na semana passada, vários são os favoritos. Mas a pergunta que ficará por responder é: poderá ser Tiago Pires um novo favorito? Bem, ainda é muito cedo para responder a esta questão. Começo por pronunciar o nome deste senhor porque, depois de vários meses de fora do WCT por lesão, the portuguese tiger voltou ao world tour da melhor maneira, apesar de ter começado, digamos, não tão bem. Saca estreou-se no evento contra o ex-campeão do mundo Joel Parkinson e Bede Durbidge, ambos australianos. O surfista português não conseguiu ultrapassar a barreira australiana, ficando em último lugar com um score de 9.93 pontos. Joel acabou na primeira posição, com um total de 16.43 pontos, e Bede em segundo, com 13.60, acabando também por ter de ir ao round dois.

Round dois prestes a começar e Tiago Pires era logo o segundo a entrar dentro de água, para defrontar o poderosíssimo sul africano Jordy Smith. Jordy, que é conhecido pelos seus aéreos gigantes e manobras a largar muita água, não intimidou o tiger. Saca juntou a um 6.83 um 5.87, totalizando assim 12.70 pontos finais. Jordy por pouco não ganhou e acabou por sair da água completamente frustrado, por ter finalizado o heat com 12.67 pontos, menos três décimas do que Saca. “Já dizia o meu treinador: «Ganhar por 10 ou por 1000 é igual. É ganhar»”, e foi o que aconteceu com o melhor surfista português de todos os tempos.

Tiago “Saca” Pires em acção na segunda ronda do Quiksilver Pro Gold Coast www.beachcam.sapo.pt
Tiago “Saca” Pires em acção na segunda ronda do Quiksilver Pro Gold Coast
Fonte: Beachcam.sapo.pt

Mas agora é que vem o confronto que todos os portugueses esperam. Saca vai encontrar pela frente o melhor surfista de todos os tempos, Kelly Slater. Seis foi o número de vezes em que estes dois atletas de elite se encontraram, e o que muitos nao sabem é que Saca já venceu três vezes e Slater outras três. O heat mais renhido e mais bem disputado entre ambos realizou-se em 2009, no Quiksilver Pro France. O resultado final foi de 17.70 pontos para o português e 17.43 para o americano. Tal como Tiago Pires, também Frederico “Kikas” Morais conseguiu vencer Slater e, mais importante ainda, em território luso. Se Saca ganhar, será feito história, já que serão dois portugueses a vencer “King” Slater consecutivamente.

Tiago "Saca Pires e Frederico "Kikas" Morais já derrotaram Kelly Slater Fonte: Abola.pt
Tiago “Saca Pires e Frederico “Kikas” Morais já derrotaram Kelly Slater
Fonte: ASF

Por outro lado, John John Florence, Filipe Toledo, Matt Willkinson e Kai Otton foram os surfistas que saíram derrotados precocemente, quer por interferências, desconcentração ou até mesmo azar.

O Quiksilver Pro Gold Cost ainda vai no sexto dia, mas ainda só dois rounds foram realizados. O período estende-se até dia 11 de Março.

Jóni Matos
Jóni Matos
O Jóni é um jovem surfista que começou a praticar surf há 5 anos e, desde então, nunca mais parou. Mesmo quando as ondas estão pequenas, a "pica" é tanta que acaba sempre por entrar só para colocar a "prancha no pé".                                                                                                                                                 O Jóni não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Lameiras fala pela primeira vez como treinador do Vitória SC: «Não havia como não aceitar»

Gil Lameiras abordou a chegada ao comando técnico do Vitória SC. O ex-técnico da equipa B revelou a sua ambição para o futuro.

Rui Jorge oficializado como novo selecionador dos Sub-20 do Azerbaijão

Rui Jorge tem novo desafio na carreira. O antigo selecionador nacional de Sub-21 é o novo treinador da equipa de Sub-20 do Azerbaijão.

Igor Tudor vive pesadelo: pior arranque da história no Tottenham e em risco de despedimento após 4 jogos

O futuro de Igor Tudor no Tottenham está em risco e o técnico pode vir a ser despedido. O treinador croata soma quatro derrotas em quatro jogos, o pior arranque de um treinador ao comando dos spurs.

Vahid Halilhodzic confirmado como o novo treinador do Nantes

Vahid Halilhodzic, treinador bósnio de 73 anos com dupla nacionalidade francesa, está de regresso ao Nantes, mas desta vez como treinador da equipa principal.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Tudor aborda possível saída do Tottenham e explica substituição do guarda-redes aos 16 minutos: «Foi necessário para preservar o jogador»

Igor Tudor falou após a derrota pesada do Tottenham frente ao Atlético Madrid. O técnico explicou também a substituição do guardião Kinsky, aos 16 minutos.

Ténis: Francisco Cabral eliminado nos oitavos de Indian Wells após fazer história no ranking

Francisco Cabral foi eliminado no Masters 1000 de Indian Wells. O tenista português caiu nos oitavos de final de pares.

Al Ula de José Peseiro perde na secretaria jogo que venceu por 3-0: eis a explicação

O Al Ula de José Peseiro perdeu na secretaria um encontro que venceu no relvado. Um erro de arbitragem ditou a decisão.