Primeiro “Kikas”, agora o Jovem Tomás Fernandes

- Advertisement -

cab Surf

Este mês, Portugal foi palco de duas etapas do circuito mundial de Surf: primeiro foi a Rip Curl Pro Portugal, etapa do World Championship Tour (WCT), e ainda a decorrer está a WQS Prime Cascais Billabong Pro. Na rubrica desta semana, vou dar principal destaque a este evento que se realiza nas praias da linha de Cascais, mas primeiro vou deixar algumas palavras sobre o que aconteceu de mal ou “menos bem” durante a etapa realizada na semana passada em Peniche. Infelizmente, nem sempre as coisas correm na perfeição e, este ano, o actual campeão do mundo, Joel Parkinson, foi agredido por um bodyboarder dentro de água, por ter supostamente roubado uma onda ao local português. Mas as inconveniências não se ficam por aqui: também o 11 vezes campeão mundial, Kelly Slater, depois de apanhar uma onda com potencial para uma nota alta, culpou o fotógrafo por ter caído, fazendo gestos para que ele saisse da água.

Momento do conflito entre Parko e o bodyboarder/ Fonte: stabmag.com
Momento do conflito entre Parko e o bodyboarder
Fonte: stabmag.com

Falando agora sobre a actualidade do surf nacional e internacional, começou dia 21 o Cascais Billabong Pro, prova que ajuda os surfistas a ganhar pontos para a qualificação ou manutenção no WCT. Em prova estiveram 7 portugueses: Vasco Ribeiro, Frederico Morais, Tomás Fernades, José Ferreira, Ruben Gonzalez, Marlon Lipke e Nicolau Von Rupp. O grande destaque foi mesmo para o português mais novo em prova. Uma semana depois de Frederico Morais ter derrotado a “Lenda” Kelly Slater, agora foi a vez de Tomás Fernandes, de apenas 17 anos. Este surfista da praia da Ericeira derrotou no round 1 o campeão mundial de 2001, CJ Hobgood, numa bateria bastante competitiva, uma vez que houve uma diferença de 0,04 pontos. Sendo assim, Tomás Fernandes acabou com um total de 10.67 em 20 pontos possiveis e CJ acabou com 10.63 em 20 pontos possiveis.

No round 2 restavam 4 portugueses em prova, uma vez que Vasco Ribeiro, Ruben Gonzalez e Jóse Ferreira perderam de primeira. Com um grau de dificuldade maior, nenhum dos portugueses conseguiu passar ao round seguinte, acabando assim a esperança portuguesa em águas lusas.

Tomás Fernandes a "partir" as ondas de carcavelos / Fonte: surftotal.com
Tomás Fernandes a “partir” as ondas de carcavelos
Fonte: Surftotal.com

O fim da temporada está a chegar e, tal como na época passada, vai ser na última etapa que se vai descobrir o novo campeão mundial, na famosa e monstruosa onda de Pipeline. Esta onda é conhecida pelos seus enormes e aterradores “tubos”, sendo, assim, uma das ondas mais perigosas do mundo. O período de espera começa dia 8 de Dezembro e vai até dia 20. Até lá, o top 34 vai aproveitar para descansar e treinar para o desafio final.

Subscreve!

Artigos Populares

Médio do Chelsea descarta Real Madrid e confessa: «Quero tornar-me uma lenda do clube»

Moisés Caicedo admitiu o desejo de se tornar uma lenda do Chelsea. O médio equatoriano tem contrato com os blues até 2031.

Avançado do Real Madrid define objetivos até ao fim da temporada: «Ir ao Mundial, ganhar La Liga e Champions»

Gonzalo García traçou os seus objetivos pessoais até ao final da temporada. O avançado quer garantir presença no Mundial 2026 com a Espanha.

Arsenal vence Chelsea e adianta-se na eliminatória dos quartos de final da Champions League Feminina

O Arsenal recebeu e derrotou o Chelsea por 3-1 na primeira mão dos quartos de final da Champions League Feminina.

Tottenham decide futuro de Igor Tudor no comando técnico

Igor Tudor deverá deixar o comando técnico do Tottenham por mútuo acordo. O treinador croata soma cinco derrotas em sete jogos à frente dos spurs.

PUB

Mais Artigos Populares

Os 5 jogadores que se destacaram na 19.ª jornada da Primeira Liga de Futsal

Estamos na reta final da fase regular da Primeira Liga de Futsal e esta 19.ª jornada pode resumir-se numa única palavra que é emoção. Reviravoltas épicas

William Gomes destaca temporada no FC Porto como a melhor da sua carreira e confessa: «O meu início não foi como esperava»

William Gomes destacou a atual temporada no FC Porto como a melhor da sua carreira e abordou as dificuldades na época transata.