Tiago Pires | “Lutar, Lutar e lutar”: O lema de uma lenda das pranchas

- Advertisement -

Tiago Pires nasce em Lisboa, a 3 de março de 1980, no bairro de Alvalade. Desde jovem que Saca vivia entre os dias de aulas e de ajuda aos pais durante a semana e os de adrenalina e diversão aos fins de semana. Cedo se percebeu que tinha um especial fascínio pelas ondas clássicas, revelando apetência para domar os tubos da Ericeira, onde cresceu.

Mostrava que iria desenhar de forma geométrica um futuro promissor, esboço este que parecia descrever sobre o mar. A paixão foi crescendo e amadurecendo, com o então menino a evidenciar-se pela beleza do seu Surf.

A LUTA POR UM SONHO, QUE SE JULGAVA INALCANÇÁVEL

Com 13 anos, começa a trabalhar para o grande objetivo: uma inédita presença entre os melhores do mundo no WCT (World Men´s Championship Tour), uma espécie de liga dos campeões do desporto.

É com 14 anos que inicia o seu percurso, conquistando vários títulos nas categorias de Sub-13, Sub-14 e inclusivamente grandes classificações entre os escalões etários mais velhos, algo bem revelador de toda a sua qualidade fruto de horas de treino despendidas naqueles finais de semana épicos na sua Ericeira.

A PRIMEIRA CONQUISTA ENTRE PORTAS E O CONTATO COM JOSÉ SEABRA

Pelos 16 anos, conquista o seu primeiro troféu no circuito nacional, na praia de Super Tubos, em Peniche, tornando-se no mais jovem de sempre a levantar a prancha em competições portuguesas desta modalidade.

É neste mesmo ano, durante a realização da prova que o consagrou como um jovem fadado a voos maiores, que Saca conhece o mentor de toda a carreira, José Seabra. Juntos vão construindo as bases para arquitetar um projeto, que teria como meta colocar o lisboeta no WCT, algo inimaginável, dada a falta de tradição do país na variante.

A INTERNACIONALIZAÇÃO DE “SACA”

Em 1997, a “dupla maravilha” aposta na participação em certames internacionais, com Tiago a obter a vitória numa prova de bastante nomeada disputada em Hossegor, França, vencendo entre outros Dean Morrison, um grande nome das ondas a nível mundial.

No ano seguinte classifica-se no 2.º lugar nos campeonatos do mundo juniores, realizados em solo australiano, escrevendo assim mais uma página para a modalidade em termos nacionais.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting dá nega a 25 milhões de euros por Geny Catamo e Sérgio Conceição está atento

Geny Catamo está a ser alvo do interesse de vários clubes. O Sporting rejeitou uma oferta de 25 milhões de euros oriunda do Como 1907.

Não é só Gabriel Silva: Sporting interessado em outro extremo da Primeira Liga

Chiquinho faz parte dos alvos do Sporting para a próxima época. O extremo é um dos destaques do Alverca, emblema da Primeira Liga.

Benfica: saída de jogador que reforçou a equipa em 2025/26 está definida

Sidny Cabral não deve continuar no Benfica depois do final da presente temporada, depois de ter reforçado as águias em janeiro.

Benfica no mercado por extremos: Noah Saviolo interessa às águias

Noah Saviolo foi um dos destaques do Vitória SC na última temporada. O jogador está na lista de alvos do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Florentino Pérez explica demora na renovação de Vinícius Júnior e rejeita envolvimento no dossier: «Acha que eu mando em tudo, mas isso é da...

Florentino Pérez está no centro do furacão e concedeu uma entrevista. Presidente do Real Madrid falou da renovação de Vinícius Júnior.

Florentino Pérez tenta fugir ao tema Kylian Mbappé, mas deixa escapar crítica: «Há algo a melhorar»

Florentino Pérez está no centro do furacão e concedeu uma entrevista. Presidente do Real Madrid falou de Kylian Mbappé.

Florentino Pérez ataca Barcelona: «Não quero ter qualquer relação com um clube que subornou árbitros durante duas décadas»

Florentino Pérez está no centro do furacão e concedeu uma entrevista. Presidente do Real Madrid visou Barcelona pelo Caso Negreira.