Cabeçalho modalidadesFoi numa mensagem emocionada na sua página de Facebook que Ana Ivanovic anunciou a retirada do ténis profissional. A sérvia, que foi número 1 mundial por 12 semanas, afirmou que “qualquer desportista de topo tem que estar no seu melhor e todos sabem que tenho tido bastantes problemas físicos”.

A carreira de Ivanovic está repleta de momentos de sucesso. No entanto, 2008 foi sem dúvida o ano de maior sucesso da sérvia: venceu o seu primeiro e único torneio do grand slam (Rolland Garros) e alcançou o primeiro lugar da hierarquia mundial. Nesse mesmo ano, Ivanovic haveria ainda de vencer o prestigiado torneio de Indian Wells e o torneio de Linz.

Contudo, as dificuldades em lidar com toda a pressão a que estava sujeita e alguns problemas físicos foram os maiores obstáculos para que tornasse a sua carreira ainda mais espetacular. Após 6 anos em que nunca conseguiu voltar a exibir-se ao mais alto nível, em 2014, estaria de volta ao top 5 do ranking WTA e terminaria essa mesma temporada como a jogadora com mais vitórias nessa época.

Durante a sua carreira, Ana Ivanovic contou com inúmeras vitórias Fonte: sofascore
Durante a sua carreira, Ana Ivanovic contou com inúmeras vitórias
Fonte: sofascore

Ana Ivanovic termina a sua carreira com 21 títulos WTA e, talvez uma das marcas mais importantes da sua carreira, como a única sérvia a ter conseguido alcançar o topo da hierarquia mundial. Relativamente ao futuro, Ivanovic afirmou que quer continuar ligada ao ténis, mas que também pretende dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver como embaixadora da UNICEF.

Em declarações exclusivas ao Bola na Rede, José Morgado, jornalista do jornal Record, considera que Ivanovic termina a sua carreira com “um lugar na história da modalidade”. Relativamente ao facto de nunca ter concretizado todas as esperanças que nela eram depositadas, José Morgado considera que a sérvia “nunca teve a mentalidade de campeã”. O jornalista do Record disse ainda ao Bola na Rede que a sérvia é uma das jogadoras mais simpáticas e disponíveis de todo o circuito.

Anúncio Publicitário

Foto de capa: CNN

Artigo revisto por: Francisca Carvalho