As apostas e previsões para a época ATP de 2021

- Advertisement -

TÉNIS PORTUGUÊS

Fonte: ATP Tour

João Sousa e Pedro Sousa – Depois de uma época desapontante para João Sousa, o arranque de 2021 não está a ser melhor, ao ficar de fora do Open da Austrália por ter estado recentemente infetado com o coronavírus, o que nos impediu de ter pela primeira vez três portugueses em simultâneo no quadro principal de um Grand Slam. Ainda assim, espera-se que João Sousa recupere o nível e suba um pouco a sua posição dentro do Top 100.

Por sua vez, Pedro Sousa, se as lesões assim o deixarem, deve ter um estadia mais prolongada no Top 100 e garantir dessa forma uma participação mais assídua em torneios de categoria ATP. Ambos podem ter uma palavra a dizer na próxima edição do Estoril Open – se esta se realizar.

Frederico Silva e João Domingues – Frederico Silva começou a época da melhor forma ao ultrapassar a fase de qualificação do Open da Austrália e deu seguimento aos bons resultados que apresentou na fase final de 2020. Ainda que a sua presença se deva manter maioritariamente em torneios Challenger, esta pode ser uma boa temporada para o número quatro português ameaçar a estreia no Top 100. Mas tal como Pedro Sousa, está bastante dependente da sua condição física e da ausência de lesões.

Já João Domingues, que caiu na primeira ronda da qualificação para a Austrália, precisa de encontrar a mesma consistência exibicional que lhe permitiu vencer os seus dois títulos Challenger, uma vez que os seus resultados não têm impressionado desde a retoma das competições. Pode, dessa forma, somar mais uns torneios desta categoria ao seu currículo.

Gastão Elias e Nuno Borges – Tal como acontece com outros tenistas portugueses, as lesões têm prejudicado de sobremaneira a carreira de Gastão Elias. Na sua melhor forma, é jogador de Top 100, mas não tem tido a continuidade de competição e resultados que lhe permitam manter-se numa posição mais condizente com o seu valor. Espera-se que tenha uma participação mais constante em torneios Challenger durante 2021.

Nuno Borges é, sem sombra de dúvidas, o futuro do ténis português. A colecionar títulos na categoria mais baixa do circuito masculino quase por diversão, este ano deve ver o maiato apostar nos Challenger e subir gradualmente o seu ranking para almejar, num futuro próximo, competir em palcos maiores.

A TER EM CONTA

Fonte: ATP Tour

Último ano de Federer no circuito? – Com 40 anos e um historial de lesões e operações a aumentar de forma gradual, não seria muito surpreendente se esta acabasse por ser a última época do suíço ao mais alto nível. A sua justificação para a ausência no Open da Austrália indicia, precisamente, que a sua prioridade já não é o ténis, o que é perfeitamente aceitável e compreensível.

Nadal ultrapassa Federer em Grand Slams? – No seguimento da aposta em Nadal para voltar a ganhar Roland Garros, a possibilidade do espanhol ultrapassar o seu rival e amigo e se isolar como o tenista com mais Majors conquistados esta época é bastante elevada.

Murray a exceder expectativas? – Mais um desejo, do que uma aposta, espera-se que 2021 proporcione a um dos grandes campeões ainda em atividade resultados e exibições mais condizentes com o seu estatuto. Não é totalmente claro até que ponto a sua condição física lhe vai permitir grandes feitos nesta fase terminal da carreira.

Um novo campeão do Grand Slam? – Depois de Thiem ter “aberto a torneira”, deseja-se que esta época traga mais novidades ao nível de vencedores de Majors. Seja Medvedev, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas ou outro nome menos esperado, a imprevisibilidade é sempre bem-vinda ao desporto e o circuito masculino de ténis está há muito sedento dela.

Pedro Marques dos Santos
Pedro Marques dos Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro Marques dos Santos é atualmente estudante de Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, onde procura concluir a sua formação enquanto jornalista antes de entrar no mercado de trabalho. A paixão pelo desporto começou no Futebol, com as conquistas europeias do Porto de Mourinho, mas entretanto apaixonou-se pelo Ténis e é aí que foca mais as suas atenções. Quando não está a ver ou praticar desporto – sobretudo a ver -, está provavelmente a gastar horas num videojogo.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os destaques do Vitória SC x Braga da Final da Taça da Liga

O Vitória SC conquistou a Taça da Liga pela primeira vez na história ao vencer o Braga por 2-1. Confere os destaques do encontro.

Vitória SC vence Braga com direito a reviravolta e conquista Taça da Liga pela primeira vez na história

O Vitória SC conquistou a Taça da Liga pela primeira vez na história ao vencer o Braga por 2-1, no Estádio Dr.Magalhães Pessoa.

Chelsea goleia e avança na Taça de Inglaterra em estreia de Liam Rosenior

O Chelsea venceu o Charlton por 5-1 e qualificou-se para a próxima ronda da Taça de Inglaterra. Foi a estreia de Liam Rosenior no comando.

AS Roma e Atalanta continuam a ganhar: eis os resultados do dia da Serie A

A AS Roma venceu em casa o Sassuolo por 2-0, enquanto a Atalanta ganhou ao Torino por 2-0. Eis os resultados do dia da Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

Ainda o despedimento de Ruben Amorim: Ingleses revelam comentário que não terá agradado ao português

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United na passada segunda-feira. Imprensa inglesa faz revelação a envolver bastidores.

Ruben Amorim está de volta a Portugal: eis as imagens

Ruben Amorim está de volta a Portugal. Técnico de 40 anos foi despedido do Manchester United na segunda-feira passada.

Vitor Carvalho comenta Vitória SC x Braga: «Podíamos ter aproveitado um pouco melhor as oportunidades que tivemos, mas já passou»

O Braga está a vencer o Vitória SC por 1-0 na final da Taça da Liga. Vítor Carvalho aborda questão da finalização.