As apostas e previsões para a época ATP de 2021

- Advertisement -

TÉNIS PORTUGUÊS

Fonte: ATP Tour

João Sousa e Pedro Sousa – Depois de uma época desapontante para João Sousa, o arranque de 2021 não está a ser melhor, ao ficar de fora do Open da Austrália por ter estado recentemente infetado com o coronavírus, o que nos impediu de ter pela primeira vez três portugueses em simultâneo no quadro principal de um Grand Slam. Ainda assim, espera-se que João Sousa recupere o nível e suba um pouco a sua posição dentro do Top 100.

Por sua vez, Pedro Sousa, se as lesões assim o deixarem, deve ter um estadia mais prolongada no Top 100 e garantir dessa forma uma participação mais assídua em torneios de categoria ATP. Ambos podem ter uma palavra a dizer na próxima edição do Estoril Open – se esta se realizar.

Frederico Silva e João Domingues – Frederico Silva começou a época da melhor forma ao ultrapassar a fase de qualificação do Open da Austrália e deu seguimento aos bons resultados que apresentou na fase final de 2020. Ainda que a sua presença se deva manter maioritariamente em torneios Challenger, esta pode ser uma boa temporada para o número quatro português ameaçar a estreia no Top 100. Mas tal como Pedro Sousa, está bastante dependente da sua condição física e da ausência de lesões.

Já João Domingues, que caiu na primeira ronda da qualificação para a Austrália, precisa de encontrar a mesma consistência exibicional que lhe permitiu vencer os seus dois títulos Challenger, uma vez que os seus resultados não têm impressionado desde a retoma das competições. Pode, dessa forma, somar mais uns torneios desta categoria ao seu currículo.

Gastão Elias e Nuno Borges – Tal como acontece com outros tenistas portugueses, as lesões têm prejudicado de sobremaneira a carreira de Gastão Elias. Na sua melhor forma, é jogador de Top 100, mas não tem tido a continuidade de competição e resultados que lhe permitam manter-se numa posição mais condizente com o seu valor. Espera-se que tenha uma participação mais constante em torneios Challenger durante 2021.

Nuno Borges é, sem sombra de dúvidas, o futuro do ténis português. A colecionar títulos na categoria mais baixa do circuito masculino quase por diversão, este ano deve ver o maiato apostar nos Challenger e subir gradualmente o seu ranking para almejar, num futuro próximo, competir em palcos maiores.

A TER EM CONTA

Fonte: ATP Tour

Último ano de Federer no circuito? – Com 40 anos e um historial de lesões e operações a aumentar de forma gradual, não seria muito surpreendente se esta acabasse por ser a última época do suíço ao mais alto nível. A sua justificação para a ausência no Open da Austrália indicia, precisamente, que a sua prioridade já não é o ténis, o que é perfeitamente aceitável e compreensível.

Nadal ultrapassa Federer em Grand Slams? – No seguimento da aposta em Nadal para voltar a ganhar Roland Garros, a possibilidade do espanhol ultrapassar o seu rival e amigo e se isolar como o tenista com mais Majors conquistados esta época é bastante elevada.

Murray a exceder expectativas? – Mais um desejo, do que uma aposta, espera-se que 2021 proporcione a um dos grandes campeões ainda em atividade resultados e exibições mais condizentes com o seu estatuto. Não é totalmente claro até que ponto a sua condição física lhe vai permitir grandes feitos nesta fase terminal da carreira.

Um novo campeão do Grand Slam? – Depois de Thiem ter “aberto a torneira”, deseja-se que esta época traga mais novidades ao nível de vencedores de Majors. Seja Medvedev, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas ou outro nome menos esperado, a imprevisibilidade é sempre bem-vinda ao desporto e o circuito masculino de ténis está há muito sedento dela.

Pedro Marques dos Santos
Pedro Marques dos Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro Marques dos Santos é atualmente estudante de Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, onde procura concluir a sua formação enquanto jornalista antes de entrar no mercado de trabalho. A paixão pelo desporto começou no Futebol, com as conquistas europeias do Porto de Mourinho, mas entretanto apaixonou-se pelo Ténis e é aí que foca mais as suas atenções. Quando não está a ver ou praticar desporto – sobretudo a ver -, está provavelmente a gastar horas num videojogo.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.