Publicidade

ATP 250 Genebra | Afinal, o campeão não é assim tão “Ruud”!

Filipe Torres · 6 min

ATP 250 Genebra | Afinal, o campeão não é assim tão “Ruud”!
Foto: ATP Tour

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O torneio ficou marcado pelo regresso menos feliz de Roger Federer. O tenista suiço estava a jogar no seu país natal, mas acabou por ser eliminado no primeiro jogo, por Pablo Andujar. Apesar de ser um torneio da categoria de ATP 250, foi muito competitivo e com belíssimos jogos. Os dois grandes finalistas foram Casper Ruud e Dennis Shapovalov.

Foto de capa: ATP Tour

CASPER RUUD: O “FANTASMINHA” RUDE FOI O GRANDE VENCEDOR

O tenista norueguês está em grande plano em 2021, especialmente na terra batida. Ruud chegou a três meias-finais consecutivas – Monte Carlo, Munique e Madrid – e, finalmente, chegou a uma final.

O percurso do norueguês até à final foi fenomenal. Apesar de ter tido a vida facilitada devido à eliminação precoce de Federer, Ruud teve alguns encontros complicados. Depois da folga na primeira ronda, o norueguês defrontou o norte-americano Tammy Sandgren, naquele que foi o encontro mais fácil de Ruud no torneio. Sem muita história, o encontro terminou com os parciais de 7-5 e 6-2. Apesar de ter dado luta no primeiro set, Sandgren teve muitas dificuldades no jogo de serviço no segundo e último set.

Na segunda ronda, o adversário foi Dominik Koepfer. Depois do alemão ter eliminado Benoit Paire – que está muito aquém em 2021 – e Federico López, teve a difícil luta de tentar tirar a quarta meia-final consecutiva do norueguês, algo que não teve sucesso. Depois de um péssimo começo de Ruud (2-6), o norueguês empatou a partida no segundo set (1-6). Ambos dominaram um set, o vencedor seria conhecido no terceiro set. O principal momento foi o segundo jogo de serviço do alemão, que acabou por ser quebrado pelo norueguês e aguentou até ao final do jogo.

Na última ronda antes da final, Ruud jogou contra o carrasco de Federer, o experiente Pablo Andujar. O espanhol também já tinha eliminado Jordan Thompson e o surpreendente Dominic Stephan Stricker. Apesar de ter feito um grande percurso, o espanhol não deu muito luta a Ruud. Num encontro sem grande história, Andujar nunca teve perto de quebrar o serviço do norueguês, mas acabou por ser quebrado duas vezes, tanto no primeiro como no segundo set. Ruud ia tentar conquistar o seu segundo título da categoria ATP.

DENNIS SHAPOVALOV: O CANADIANO COMPROVOU O SEU ESTATUTO

 

A terra batida não é o principal terreno do jovem canadiano, mas acabou por chegar longe no torneio. Dennis Shapovalov, que foi o primeiro cabeça-de-série no ATP de Estoril, esteve na final de um dos principais torneios da Suíça. É caso para dizer que prefere as montanhas e o frio do que o calor e as praias.

No primeiro jogo, o canadiano defrontou o italiano Marco Cecchinato, que está a ter um ano bem melhor que o ano passado. Para surpresa de muitos, o jogo ultrapassou as duas horas de jogo (2h33m), mas o vencedor não foi assim tão surpreendente. Tanto o primeiro como o segundo set durou uma hora, mas o último foi o mais rápido – 29 minutos. Cecchinato não aguentou a ofensiva do canadiano.

De seguida, o canadiano defrontou o croata Laslo Djere, que vinha de quatro derrotas consecutivas antes do torneio de Genebra. Shapovalov complicou muito a sua vida devido ao elevado número de duplas faltas (sete), mas acabou por levar a melhor sobre Djere em dois sets.

Nas meias, Shapovalov encontrou o experiente Pablo Cuevas, finalista do Estoril Open de 2019. Foi um encontro mais bem disputado que o anterior. Desta vez, Shapovalov fez poucas duplas faltas (três) e fez muitos aces (oito). Acabou por ganhar também em dois sets, mas foi quebrado duas vezes ao longo do encontro.

SURPRESA: DOMINIC STEPHAN STRICKER

O melhor suiço da prova acabou por ser um jovem de 18 anos. Que grande surpresa! Antes da competição, Dominic nunca tinha disputado um torneio ATP e chegou aos quartos-de-finais na primeira vez! Entrou no torneio devido ao Wildcard recebido pela direção do torneio. Teve um belo oponente na primeira ronda: o experiente Marin Cilic, antigo vencedor de um Grand Slam. Dominic venceu o primeiro set no tie-break e quase venceu o segundo set sem perder qualquer jogo (1-6). Que grande jogo!

Depois de Cilic, defrontou o experiente Marton Fucsovics. Num encontro que durou uma hora e 38 minutos, Dominic esteve muito bem nos jogos de serviço do hungaro – quebrou cinco em 11 vezes. Apesar de ter quebrado muitas vezes, também foi quebrado em três ocasiões. Venceu o jogo em dois sets. Na ronda seguinte, acabou por ser eliminado por Pablo Andujar, em três sets, num encontro que durou duas horas e 15 minutos. Que grande começo!

DESILUSÃO: ROGER FEDERER

O primeiro cabeça-de-série já não jogava um jogo oficial desde 11 de março e não disputava um encontro em terra batida desde 2019. Roger Federer perdeu logo no primeiro jogo que disputou no torneio. Apesar de já não ter a velocidade que tinha anteriormente, continua a demonstrar classe em todos os jogos que disputa. Federer e Andujar jogaram durante quase duas horas e o vencedor ficou decidido no último set. O suiço até chegou a ter vantagem de 4-2 no último set, mas acabou por ser quebrado nos últimos dois jogos em que serviu. Esperava-se mais de um dos melhores tenistas de todos os tempos.

 

A GRANDE FINAL

Ruud e Shapovalov eram os principais focos do último dia do torneio. Antes da final, muitos apontavam o norueguês como o principal favorito da prova, algo que acabaria por se tornar certo. Era o primeiro encontro entre estes dois tenistas.

O primeiro set foi bastante equilibrado, nenhum dos tenistas teve perto de ser quebrado, e acabaria por ser decidido no tie-break. Na decisão, nenhum dos estava a ter facilidade em servir, ambos acabaram por ceder na primeira vez que serviram. Ruud foi o primeiro, mas Shapovalov foi quebrado depois em três ocasiões. Quando já se apontava uma vitória fácil de Ruud, o canadiano complicou-lhe a vida e quebrou-lhe o serviço mais duas vezes. Ruud apenas conseguiu a vitória no quinto set point da partida.

O segundo set foi muito Ruud para Shapovalov. O canadiano não teve qualquer hipótese no jogo de serviço do norueguês. Depois de ter sobrevivido no seu segundo jogo de serviço, acabou por ser quebrado no terceiro. Tal como no tie-break do primeiro set, Ruud apenas conseguiu na quinta tentativa – é caso para alterar a expressão original e dizer: à quinta é de vez. Não houve qualquer quebra de serviço até ao final do set e Ruud acabou por ser o grande vencedor da prova.

Foi o segundo título ATP de Casper Ruud, o primeiro foi em Bueno Aires 2020, onde derrotou o português Pedro Sousa na final. Na próxima atualização do ranking ATP, Ruud será o 16º.

Resultado: Casper Ruud 2-0 Dennis Shapovalov ( 7-6 (6) | 6-4 )

Filipe Torres

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.