BNP Paribas WTA Finals: E a número um mundial é…

Cabeçalho modalidadesComeçou domingo o BNP Paribas WTA Finals, o torneio que alinha em Singapura uma verdadeira constelação de estrelas do ténis feminino. No torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada 2017, os motivos de interesse acrescem pelo facto único (e quiçá irrepetível) de sete delas poderem terminar o torneio como número um do ranking mundial!

O sorteio ditou que o grupo vermelho, encabeçado pela número um mundial, Simona Halep, conte também com Elina Svitolina, Caroline Wozniacki e Caroline Garcia. Já o grupo branco, encabeçado pela número dois mundial, Garbiñe Muguruza, conta igualmente com Karolina Pliskova, Venus Williams e Jelena Ostapenko. Fazer previsões, considerando o equilíbrio que tem marcado o ténis feminino, bem como a inconsistência de algumas das atletas, torna-se um exercício pouco mais do que adivinhatório!

O grupo branco, parece, apesar de tudo, mais desequilibrado. Em piso rápido, Karolina Pliskova e Garbiñe Muguruza são sempre jogadoras perigosas pela agressividade do seu serviço (no caso da checa) e do seu jogo (no caso da espanhola). Ostapenko não parece ainda preparada para estas lutas e Venus Williams, pese embora tenho sido a tenista mais regular da temporada, parece já não chegar ao final da mesma com a frescura física de outrora. Já no grupo vermelho, tudo parece poder acontecer. Halep é sempre favorita a passar a fase de grupos mas, entre Svitolina, Wozniacki e Caroline Garcia, é quase impossível fazer previsões. Svitolina parece estar agora numa pior fase, mas foi sempre muito regular ao longo da temporada; Wozniacki dificilmente conseguirá vencer um torneio contra todas as melhores, mas tende a conseguir ficar próxima do sucesso; Caroline Garcia é uma outsider, mas…é a tenista em melhor forma nesta fase final de temporada.

Este é o troféu que, dentro de uma semana, todas as jogadoras desejam levantar Fonte: WTA Finals Singapore
Este é o troféu que, dentro de uma semana, todas as jogadoras desejam levantar
Fonte: WTA Finals Singapore

E são todas, à exceção da francesa, as jogadoras que podem sair de Singapura na liderança do ranking WTA. Se para algumas chegar lá é missão quase impossível, para outras a tarefa não parece ser assim tão hercúlea e, a esse nível, Muguruza afigura-se como a principal candidata a destronar Simona Halep. A romena tende a ceder em momentos decisivos e, no extremo oposto, a espanhola transcende-se nas grandes ocasiões e, com o seu ténis fulgurante, tende a arrasar as adversárias. Na fase final da temporada a capacidade física marca uma parte significativa da diferença, mas fica a ideia que caso Muguruza consiga jogar o seu melhor ténis, esta é a principal candidata a vencer o torneio e a ascender novamente à liderança do ranking mundial.

 Garbiñe Muguruza parece perfilar-se como uma das principais candidatas à conquista do WTA Finals Fonte: Garbiñe Muguruza

Garbiñe Muguruza parece perfilar-se como uma das principais candidatas à conquista do WTA Finals
Fonte: Garbiñe Muguruza

O BNP Paribas WTA Finals já se iniciou e, por enquanto, a nota de destaque vai para a vitória arrasadora de Karolina Pliskova (que nunca passou da fase de grupos!) sobre Venus Williams por esclarecedores 6-2 e 6-2. Resta agora perceber como se irão apresentar as restantes jogadoras. Depois da vitória de Dominika Cibulkova em 2016, este ano uma coisa é certa: os encontros prometem muito espetáculo, equilíbrio e, acima de tudo, incerteza. O que mais se pode pedir no desporto de alta competição?

Foto de Capa: WTA Tennis

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.

Farioli: «Ontem estivemos no museu, vimos os troféus e a história do FC Porto, que passa por lutar»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Treinador do Chelsea afasta dupla que custou milhões: «Não há forma de regressarem»

Raheem Sterling e Axel Disasi, que custaram juntos cerca de 100 milhões de euros, estão definitivamente fora dos planos de Enzo Maresca no Chelsea.

Rui Vitória deixa mensagem de despedida para o Panathinaikos

Rui Vitória rescindiu recentemente contrato com o Panathinaikos e publicou um texto de despedida na sua conta pessoal do Instagram.

PUB

Mais Artigos Populares

SAD do Chaves adquirida por grupo mexicano

A SAD do Chaves apresentou, nesta quarta-feira, os novos investidores maioritários mexicanos GLS Promotoría del Deporte.

Ruben Amorim pensa em nova posição para Lisandro Martínez

Lisandro Martinez está fora desde fevereiro após lesão no ligamento cruzado anterior e o retorno pode ser numa nova posição.

Lenda do Manchester United critica utilização de Bruno Fernandes com Ruben Amorim: «Deveria jogar como número 10»

Paul Scholes considera que Ruben Amorim tem utilizado Bruno Fernandes fora de posição e pede ao treinador que o avance no terreno.