Carta Aberta a Roger Federer

    cartaaberta

    Caro Roger Federer,

    Escrevo-te esta carta como forma de demonstração do meu reconhecimento por tudo aquilo que tens feito pelo ténis e pelo desporto em geral. Não posso dizer que foste o meu primeiro ídolo, porque essa era norte-americano, jogava um ténis “à antiga”, e dava pelo nome de Pete Sampras; porém, tu foste o maior. Aliás, foste, és e sempre serás o maior!

    Falar de ti é, para alguém com uma idade próxima dos 30 anos, o mesmo que falar de Michael Jordan, Michael Schumacher, Usain Bolt ou Michael Phelps, nas suas respetivas modalidades. São fenómenos, lendas, talentos aparentemente insuperáveis, pessoas que proporcionaram momentos dos quais certamente não nos esqueceremos. Mas tu Roger, tu és especial! És a personificação da palavra “classe” dentro e fora dos courts. És um desportista, mas és também um exemplo de ética desportiva.

    Fonte: Roger Federer

    Há já muitos anos que sabíamos que eras o rei da relva, que nunca ninguém havia jogado nesse piso como tu o fizeste. Sim, nem mesmo Sampras, Rod Laver, Bill Tilden ou Björn Borg. É também por isso que há já cinco anos que esperamos que voltes a reinar em Wimbledon. A verdade é que nunca mais o conseguiste fazer, os anos foram passando e a esperança ia esmorecendo…até agora! Sim, Roger, porque agora, aos 35 anos, jogas como se tivesses entrado numa máquina do tempo, como se tivéssemos regressado a 2007, àqueles tempos em que eras praticamente imbatível.

    Conhecemos-te há tempo suficiente para saber que tens um dos melhores serviços e uma das melhores pancadas de direita da história do ténis. Conhecemos-te também suficientemente bem para saber que tens o melhor jogo de pés da história da modalidade. Já sabíamos também que o teu volley tem uma consistência impressionante e que, como tal, na rede és uma verdadeira parede para o adversário. O que não conhecíamos ou, pelo menos, o que não sabíamos é que ainda terias a capacidade de te reinventar bem depois dos 30 anos de idade. Começaste com o Sneak Attack By Roger (SABR), um movimento que não está ao alcance de todos e com o qual surpreendeste muitos dos teus adversários na temporada passada. A ideia era encurtar os pontos porque acreditavas que as longas trocas de bolas não te eram benéficas considerando a idade que já tinhas. Porém, nesta temporada voltaste a acreditar em ti, não só na tua técnica mas também na tua capacidade física, e verdadeiramente renasceste.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Eis os novos equipamentos comemorativos do centenário da FPP

    A Federação de Patinagem de Portugal apresentou os novos...

    Afinal, convocatória para o Euro 2024 pode ter mais do que 23 atletas

    O Euro 2024 está quase a chegar. Inicialmente, havia...
    Francisco Sampaio
    Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.