Como será o Ténis daqui a cinco anos?

Nos últimos anos, o mundo do Ténis na vertente masculina foi dominado pelos três homens do costume: Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer. Fora esses, ainda houve espaço para nomes como Andy Murray, Juan Martin del Potro, Stan Wawrinka, Dominic Thiem, entre outros.

Porém, tal como acontece na vida, nenhum atleta permanece com a mesma idade nem com o mesmo físico. Mais cedo ou mais tarde, vamos ver muitos dos atletas sub-26 a dominar o top 5 do ranking ATP. Aliás, o atual número 1 mundial, Daniil Medvedev, tem 26 anos e conquistou o seu primeiro Grand Slam no ano passado, no US Open.

Por isso, é melhor ficarmos metalizados de que os tenistas que víamos a dominar nos últimos anos vão para a reforma, mais cedo ou mais tarde. Agora, como poderá ser o futuro daqui a cinco anos?

Daqui a cinco anos, Djokovic terá 39 anos, Nadal 40 anos, Federer 45 anos e o mais novo dos que mencionei no início do texto será Dominic Thiem, que vai ter 33 anos, e que possivelmente vai estar no top 10, se o seu físico assim o permitir.

Quem eu vejo daqui a cinco anos a dominar o top 10 do ranking ATP será Daniill Medvedev, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas, Matteo Berrettini, Félix Auger-Aliassime, Andrey Rublev, Casper Ruud, Jannik Sinner, Carlos Alcaraz e Denis Shapovalov.

Apesar de serem apostas seguras, por estarem presentes no top 20, acredito que muito possivelmente vão ser dos melhores da modalidade nos próximos anos.

Muito possivelmente, alguns dos nomes não vão fazer parte do top 10 no ranking ATP daqui a 5 anos, mas acredito cada vez mais que os jogadores do “futuro” são o “presente”.

Nós, fãs da modalidade, já não vamos ver os nossos ídolos de infância a conquistar e a dominar a modalidade, tal como o big four fazia com tanta facilidade. A modalidade do Ténis vai perder alguns dos melhores jogadores de sempre, mas ficará bem acolhida pelos jogadores do futuro.

Foto de Capa: ATP Tour

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho reage a declarações de vice-presidente do Fenerbahçe: «Não sei quem ele é»

O Fenerbahçe e o Benfica medem forças esta quarta-feira no playoff da Champions League. José Mourinho já falou aos jornalistas.

José Mourinho nega Geny Catamo e lamenta: «Acho que não há nenhuma lista de contratações»

O Fenerbahçe e o Benfica medem forças esta quarta-feira no playoff da Champions League. José Mourinho já falou aos jornalistas.

José Mourinho: «Essas simpatias do “melhor de Setúbal e arredores” não são mais do que simpatias e não me dizem nada de especial»

O Fenerbahçe e o Benfica medem forças esta quarta-feira no playoff da Champions League. José Mourinho já falou aos jornalistas.

Tema Carlos Álvarez-Benfica: Levante pode beneficiar se esperar um ano para vender a sua estrela

Carlos Álvarez pode deixar o Levante neste mercado de transferências. O jogador está a ser pretendido pelo Benfica e conta com uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Sevilha: ex-FC Porto é a prioridade para o centro da defesa

O Sevilha perdeu Loic Badé para o Bayer Leverkusen neste mercado de transferências. David Carmo é o nome desejado para a sucessão. O jogador representa atualmente o Nottingham Forest.

Vice-presidente do Fenerbahçe ainda quer Kerem Akturkoglu: «Espero que venha»

O Benfica enfrenta esta quarta-feira Fenerbahçe na Champions League. Vice-presidente do clube turco ainda quer Kerem Akturkoglu.

Jorge Mendes vai receber alguns milhões com mudança de jogador para a Premier League

Jorge Mendes está a intermediar a mudança de Christantus Uche para o Wolverhampton e vai receber uma comissão pela mudança do médio rumo à formação orientada por Vítor Pereira.