Como será o Ténis daqui a cinco anos?

- Advertisement -

Nos últimos anos, o mundo do Ténis na vertente masculina foi dominado pelos três homens do costume: Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer. Fora esses, ainda houve espaço para nomes como Andy Murray, Juan Martin del Potro, Stan Wawrinka, Dominic Thiem, entre outros.

Porém, tal como acontece na vida, nenhum atleta permanece com a mesma idade nem com o mesmo físico. Mais cedo ou mais tarde, vamos ver muitos dos atletas sub-26 a dominar o top 5 do ranking ATP. Aliás, o atual número 1 mundial, Daniil Medvedev, tem 26 anos e conquistou o seu primeiro Grand Slam no ano passado, no US Open.

Por isso, é melhor ficarmos metalizados de que os tenistas que víamos a dominar nos últimos anos vão para a reforma, mais cedo ou mais tarde. Agora, como poderá ser o futuro daqui a cinco anos?

Daqui a cinco anos, Djokovic terá 39 anos, Nadal 40 anos, Federer 45 anos e o mais novo dos que mencionei no início do texto será Dominic Thiem, que vai ter 33 anos, e que possivelmente vai estar no top 10, se o seu físico assim o permitir.

Quem eu vejo daqui a cinco anos a dominar o top 10 do ranking ATP será Daniill Medvedev, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas, Matteo Berrettini, Félix Auger-Aliassime, Andrey Rublev, Casper Ruud, Jannik Sinner, Carlos Alcaraz e Denis Shapovalov.

Apesar de serem apostas seguras, por estarem presentes no top 20, acredito que muito possivelmente vão ser dos melhores da modalidade nos próximos anos.

Muito possivelmente, alguns dos nomes não vão fazer parte do top 10 no ranking ATP daqui a 5 anos, mas acredito cada vez mais que os jogadores do “futuro” são o “presente”.

Nós, fãs da modalidade, já não vamos ver os nossos ídolos de infância a conquistar e a dominar a modalidade, tal como o big four fazia com tanta facilidade. A modalidade do Ténis vai perder alguns dos melhores jogadores de sempre, mas ficará bem acolhida pelos jogadores do futuro.

Foto de Capa: ATP Tour

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Christy Ucheibe troca o Benfica pelo Al Hilal

Christy Ucheibe deixou o Benfica, depois de seis anos no clube encarnado. A internacional nigeriana assinou pelo Al Hilal.

Conhece os 9 treinadores portugueses na Europa League e Conference League

Há, entre a Europa LEague e a Conference League, nove treinadores portugueses. Maior concentração na 2.ª competição da UEFA.

Sorteio da Champions League: sonhos, desafios e grandes duelos

O formato mais recente da Champions League, ao contrário do anterior, está nitidamente desenhado para muitos grandes jogos

Do conforto ao aperto, do aperto ao apuramento | Áustria Viena 0-0 Braga

O SC Braga empatou 0-0 com o Áustria Viena, na segunda mão do play-off da Conference League, e confirmou o apuramento

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas revela alvo de mercado do FC Porto com elogios ao mercado polaco: «Têm uma boa geração de ouro»

André Villas-Boas reagiu ao sorteio da Champions League dos dragões. Presidente do FC Porto confidenciou conversas por Bartosz Mazurek.

Rui Costa aborda renovação de 2 jogadores e elogia Gonçalo Moreira: «Qualidade enorme»

Rui Costa falou depois do apuramento do Benfica para a Europa League. Presidente encarnado comentou atualidade do clube.

André Villas-Boas revela prazo para o regresso de Oskar Pietuszewski e elogia polacos do FC Porto: «É uma honra para nós, mais e mais...

André Villas-Boas reagiu ao sorteio da Champions League dos dragões. Presidente do FC Porto falou dos polacos.