Como será o Ténis daqui a cinco anos?

- Advertisement -

Nos últimos anos, o mundo do Ténis na vertente masculina foi dominado pelos três homens do costume: Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer. Fora esses, ainda houve espaço para nomes como Andy Murray, Juan Martin del Potro, Stan Wawrinka, Dominic Thiem, entre outros.

Porém, tal como acontece na vida, nenhum atleta permanece com a mesma idade nem com o mesmo físico. Mais cedo ou mais tarde, vamos ver muitos dos atletas sub-26 a dominar o top 5 do ranking ATP. Aliás, o atual número 1 mundial, Daniil Medvedev, tem 26 anos e conquistou o seu primeiro Grand Slam no ano passado, no US Open.

Por isso, é melhor ficarmos metalizados de que os tenistas que víamos a dominar nos últimos anos vão para a reforma, mais cedo ou mais tarde. Agora, como poderá ser o futuro daqui a cinco anos?

Daqui a cinco anos, Djokovic terá 39 anos, Nadal 40 anos, Federer 45 anos e o mais novo dos que mencionei no início do texto será Dominic Thiem, que vai ter 33 anos, e que possivelmente vai estar no top 10, se o seu físico assim o permitir.

Quem eu vejo daqui a cinco anos a dominar o top 10 do ranking ATP será Daniill Medvedev, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas, Matteo Berrettini, Félix Auger-Aliassime, Andrey Rublev, Casper Ruud, Jannik Sinner, Carlos Alcaraz e Denis Shapovalov.

Apesar de serem apostas seguras, por estarem presentes no top 20, acredito que muito possivelmente vão ser dos melhores da modalidade nos próximos anos.

Muito possivelmente, alguns dos nomes não vão fazer parte do top 10 no ranking ATP daqui a 5 anos, mas acredito cada vez mais que os jogadores do “futuro” são o “presente”.

Nós, fãs da modalidade, já não vamos ver os nossos ídolos de infância a conquistar e a dominar a modalidade, tal como o big four fazia com tanta facilidade. A modalidade do Ténis vai perder alguns dos melhores jogadores de sempre, mas ficará bem acolhida pelos jogadores do futuro.

Foto de Capa: ATP Tour

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Neymar sai lesionado e coloca culpas em funcionário do Santos: «Queria dar os parabéns ao nosso responsável pelo campo da Vila Belmiro. Ótimo trabalho...

Neymar recorreu às redes sociais para criticar o próprio clube. Avançado brasileiro colocou em causa estado do relvado do Santos.

Gabriel Martinelli deixa Arsenal e assina pelo Al Hilal em transferência milionária

Gabriel Martinelli foi oficializado como reforço do Al Hilal. Avançado brasileiro deixa o Arsenal, onde foi campeão da Premier League.

Antigo avançado do AC Milan confiante em Ruben Amorim e Gonçalo Ramos: «É fortíssimo»

Alexandre Pato mostrou-se convicto da aposta do AC Milan em Ruben Amorim e Gonçalo Ramos. Elogios do brasileiro aos dois portugueses.

Liga Portugal reforça parceria com Almeida e Associados

A Liga Portugal e a Almeida & Associados reforçaram a parceria entre as duas instituições, num acordo válido até à época 2028/29.

PUB

Mais Artigos Populares

Claudio Echeverri já treina com a camisola do Benfica um dia após ser oficializado

Claudio Echeverri realizou, esta quinta-feira, o primeiro treino com a camisola do Benfica, um dia depois de ter sido oficializado como reforço das águias.

Treinador polaco questiona aposta do Benfica em Jakub Kaminski: «Não é um jogador que o novo treinador aprecie»

Bartosz Kubica, treinador polaco, falou sobre a pouca utilização de Jakub Kaminski no início de temporada do Benfica.

Fikayo Tomori reintegrado nos treinos do AC Milan depois de ter sido afastado por Ruben Amorim

Fikayo Tomori já foi reintegrado nos treinos do AC Milan. Defesa central tinha sido afastado por Ruben Amorim, mas não foi colocado no mercado.