Como será o Ténis daqui a cinco anos?

Nos últimos anos, o mundo do Ténis na vertente masculina foi dominado pelos três homens do costume: Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer. Fora esses, ainda houve espaço para nomes como Andy Murray, Juan Martin del Potro, Stan Wawrinka, Dominic Thiem, entre outros.

Porém, tal como acontece na vida, nenhum atleta permanece com a mesma idade nem com o mesmo físico. Mais cedo ou mais tarde, vamos ver muitos dos atletas sub-26 a dominar o top 5 do ranking ATP. Aliás, o atual número 1 mundial, Daniil Medvedev, tem 26 anos e conquistou o seu primeiro Grand Slam no ano passado, no US Open.

Por isso, é melhor ficarmos metalizados de que os tenistas que víamos a dominar nos últimos anos vão para a reforma, mais cedo ou mais tarde. Agora, como poderá ser o futuro daqui a cinco anos?

Daqui a cinco anos, Djokovic terá 39 anos, Nadal 40 anos, Federer 45 anos e o mais novo dos que mencionei no início do texto será Dominic Thiem, que vai ter 33 anos, e que possivelmente vai estar no top 10, se o seu físico assim o permitir.

Quem eu vejo daqui a cinco anos a dominar o top 10 do ranking ATP será Daniill Medvedev, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas, Matteo Berrettini, Félix Auger-Aliassime, Andrey Rublev, Casper Ruud, Jannik Sinner, Carlos Alcaraz e Denis Shapovalov.

Apesar de serem apostas seguras, por estarem presentes no top 20, acredito que muito possivelmente vão ser dos melhores da modalidade nos próximos anos.

Muito possivelmente, alguns dos nomes não vão fazer parte do top 10 no ranking ATP daqui a 5 anos, mas acredito cada vez mais que os jogadores do “futuro” são o “presente”.

Nós, fãs da modalidade, já não vamos ver os nossos ídolos de infância a conquistar e a dominar a modalidade, tal como o big four fazia com tanta facilidade. A modalidade do Ténis vai perder alguns dos melhores jogadores de sempre, mas ficará bem acolhida pelos jogadores do futuro.

Foto de Capa: ATP Tour

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

André Silva, irmão de Diogo Jota e avançado do Penafiel, também seguia no carro e morreu aos 25 anos

André Silva, irmão de Diogo Jota e avançado do Penafiel, também foi vítima do acidente de viação. Jogador faleceu aos 25 anos.

Pedro Proença lamenta morte de Diogo Jota: «Completamente devastados»

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, lamentou a morte de Diogo Jota.

Cédric Nuozzi apresentado como reforço do Alverca

Cédric Nuozzi é reforço do Alverca para a próxima temporada. O médio ofensivo chega a Portugal proveniente da formação do Genk.

Diogo Jota morre aos 28 anos após acidente de viação

Diogo Jota sofreu um acidente de viação mortal em Zamora, Espanha. Internacional português faleceu aos 28 anos de idade.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting confiante na palavra de Viktor Gyokeres

O Sporting está confiante de que Viktor Gyokeres se apresentará ao trabalho. Regresso do sueco marcado para 7 de julho.

Eis os onzes prováveis do Espanha x Portugal de estreia das Navegadoras no Euro 2025 Feminino

Portugal entra em cena no Euro 2025 Feminino esta noite. Navegadoras defrontam a Espanha em solo helvético.

Ricardo Horta elogia Carlos Vicens e garante: «A vinda do novo treinador é para darmos o passo em frente»

Ricardo Horta falou sobre a pré-temporada do Braga. O internacional português garantiu que a equipa está a dar uma boa resposta e elogiou Carlos Vicens.