Federação define novos seleccionadores nacionais de ténis

- Advertisement -

cab ténis

Depois de, na semana passada, aqui neste mesmo espaço ter falado das transferências de treinadores entre tenistas do circuito ATP e WTA, esta semana vamos olhar para o território nacional e analisar o novo quadro de seleccionadores nacionais definidos pela Federação Portuguesa de Ténis.

De cima para baixo, já aqui falei também da composição da selecção da Taça Davis, liderada por Nuno Marques e co-adjuvada por Emanuel Couto. A Federação optou pelo método de transformar o seleccionador de Sub18 no treinador da equipa nacional de forma a ficar responsável pela transição dos júniores para os séniores. Não me parece má estratégia e com alguns atletas pode trazer frutos.

Em Femininos, André Lopes será o seleccionador nacional, com Miguel Sousa a ser o treinador da equipa e respectivamente o seleccionador de Sub18. Curiosamente são dois treinadores ligados ao CIT Leiria, um clube que conheço bem. O André não conheço pessoalmente, mas o trabalho que fez com o Rui Machado fala por si. Quanto ao Miguel Sousa, é um homem metódico e de trabalho. Tem feito um bom trabalho, juntamente com o Gilberto Valente no clube leiriense, com resultados visíveis na variante feminina.

Nos mais jovens, Joana Pangaio será a seleccionadora feminina e Vítor Ferreira o masculino. A Joana treina no CT Porto, foi nº1 nacional em Sub18 e Séniores e chegou a disputar o circuito profissional. Com conhecimento teórico mas também prático, é uma escolha acertada. O Vítor Ferreira está ligado à Escola de Ténis da Maia, com uma grande dinâmica.

Equipa de Sub18 com Emanuel Couto www.tenis.pt
Equipa de Sub18 com Emanuel Couto
Fonte: tenis.pt

Em Sub14, Manuel Costa Matos e Gonçalo Neves assumem os destinos das equipas masculina e feminina deste escalão. Para não incorrer em erro e porque não sou um profundo conhecedor do trabalho de ambos, aqui vou-me abster de comentar. Em Sub12, Joana Roda, também ela leiriense, assumirá os destinos da equipa feminina. A Joana tem feito igualmente um bom trabalho no desenvolvimento de jovens atletas, estando ligada ao SmasTour e também à criação de um circuito para jovens tenistas na região de Leiria. O Paulo Santiago é o director de formação da Associação de Ténis de Lisboa e um dos novos fortes da construção de jovens atletas em Portugal.

Para finalizar é ainda importante referir que Nuno Mota será o coordenador de todas as selecções jovens. O Nuno Mota foi um dos impulsionadores do ténis nos Açores, em São Miguel, e agora está na academia de Pedro Felner, onde trouxe uma nova dinâmica à escola liderada pelo técnico de Frederico Silva.

Num plano mais pessoal, e com a ida de Nuno Marques para seleccionador nacional, Maria João Koehler será agora orientada por Pedro Magalhães, tendo como base o Centro de Alto Rendimento no Jamor. Já está na hora de alguém fazer bom uso daquilo…

Subscreve!

Artigos Populares

Alverca garante contratação de defesa-central internacional pelo Gâmbia

O jornal Record avança que Yahya Bojang prepara-se para assinar pelo Alverca. Defesa-central de 21 anos soma três internacionalizações A pelo Gâmbia.

João Palhinha muito perto de continuar a jogar na Premier League: eis o clube

João Palhinha deverá jogar no Aston Villa. Médio português esteve emprestado ao Tottenham na última época e pode assim continuar em Inglaterra.

Samu Costa a um passo de ser companheiro de Cristiano Ronaldo no Al Nassr

O Al Nassr chegou a acordo com Samu Costa. Médio português deu prioridade ao clube saudita, apesar de ter uma proposta do RB Leipzig.

Revelação do Mundial 2026 ruma à Premier League: Johan Manzambi apresentado no Aston Villa

O Aston Villa anunciou a contratação do internacional suíço Johan Manzambi. Médio de 20 anos deixou o Friburgo por cerca de 60 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa no mercado: Mohamed Salah prestes a rumar ao futebol turco

A imprensa turca revela que Mohamed Salah está numa fase muito avançada de negociações com o Besiktas, depois de deixar o Liverpool em final de contrato.

Jhon Durán a caminho do Benfica: Eis os termos de contrato do avançado colombiano

Jhon Durán será cedido ao Benfica por uma temporada. Caso as águias ativem a opção de compra, o avançado assinará um contrato de quatro temporadas.

FC Porto junta-se a clubes da La Liga e Premier League na corrida por jovem promessa do Real Madrid

O diário AS avança que o FC Porto é uma de várias equipas interessadas no jovem médio-ofensivo do Real Madrid, César Palacios.