João Sousa continua em crise em solo americano (o alto da comparecida)

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesComeçou esta segunda-feira o último major da época 2017 – o US Open. O dia inaugural tinha reservado a estreia do vimaranense João Sousa, que iria ter pela frente o veterano italiano Paolo Lorenzi. Pois bem, foi mais uma participação do português com pouca história.

Pela 3ª vez consecutiva, João Sousa não conseguiu cumprir com as expectativas (depois de ser derrotado por Sugita em Cincinnati e pelo húngaro Fucsovics em Winston-Salem) e desta feita acabou por ter o mesmo destino, sendo derrotado ao cabo de 4 sets. Mais do que a inconsistência habitual do vimaranense, João Sousa voltou a revelar um evidente handicap a nível físico – bem como já tinha acontecido frente a Sugita no 3º set da 2ª ronda em Cincinnati.

João até entrou melhor do que o seu adversário e, com 4-4 no 1º set, conseguiu quebrar o serviço do italiano, concluindo depois fechando a partida a seu favor: 6-4. Na segunda partida o nível exibicional manteve-se parte a parte mas acabou por ser o italiano Lorenzi quem conseguiu fazer o break e conservou-o como pode, levando o 2º set pelo parcial de 6-3. Como já é costume em partidas disputadas à melhor de 5 sets, o 3º foi mesmo o set decisivo tendo desembocado num tie-break, que Lorenzi venceu por 7/4 – o que teve um peso muito grande no desfecho final do encontro. Isto porque já no 4º set, João Sousa voltou a revelar estar em má forma física e teve uma clara quebra tendo sofrido o primeiro break do set quando servia a perder por 3-2 e o segundo break a surgir no último jogo de serviço do encontro, tendo este sido concluído com o parcial de 6-2 a favor de Paolo Lorenzi.

Fonte: João Sousa
Fonte: João Sousa

Portugal fica assim mais uma vez sem representantes precocemente, depois de nenhum dos 3 candidatos ao quadro principal (Gastão Elias, Pedro Sousa e Gonçalo Oliveira) ter conseguido lá chegar, e João Sousa ser eliminado na ronda inaugural. Apesar de desapontar, não pode ser considerada propriamente uma surpresa a derrota do português devido ao mau momento de forma que volta a atravessar depois de ter perdido a final do ATP250 em Kitzbuhel para Kohlschreiber, no dia 5 de Agosto do corrente ano.

Esperemos para ver o que faz João e a sua equipa técnica na tentativa de chegar (mais uma vez) ao seu pico de forma na reta final da época – quem sabe o vimaranense não recupera o seu bom ténis e até possa ousar chegar a mais uma final de uma prova do circuito ATP?

Foto de Capa: João Sousa

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Henrique Carrilho
Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

West Ham muito perto de garantir médio português da Primeira Liga para substituir Mateus Fernandes: Eis os detalhes

O Famalicão vai vender Gustavo Sá ao West Ham por 20 milhões de euros, tornando-se a maior transferência de sempre do clube minhoto.

Benfica tenta desviar alvo de Ruben Amorim: Águias fazem proposta por central português

Benfica oferece 20 milhões por Tiago Gabriel, mas o Lecce exige 30 milhões pelo central, que também interessa ao AC Milan de Ruben Amorim.

Vitórias no Atletismo e UFC – Diário do Mundial 2026 #24

França e Marrocos são os primeiros apurados para os quartos de final do Mundial 2026. Nos oitavos, vitórias sobre Paraguai e Canadá.

Todas as transmissões televisivas: onde ver os jogos dos oitavos de final do Mundial 2026 este domingo, 5 de julho?

Continuam a ser jogados os jogos dos oitavos de final do Mundial 2026. Sabe onde ver os jogos da noite deste domingo, 5 de julho.

PUB

Mais Artigos Populares

França fura bloqueio do Paraguai e garante apuramento para os oitavos de final do Mundial 2026

A França venceu o Paraguai e está nos quartos de final do Mundial 2026. Vitória pela margem mínima apurou os franceses.

Antevisão GP Grã-Bretanha: Foguetão Kimi Antonelli volta a aparecer

A antevisão: Mercedes e Ferrari numa classe à parte,...

Para ajudar o Benfica? Alvo dos encarnados é colega de antigo jogador das águias (que passou sem grande sucesso pela Luz)

Jakub Kaminski é o alvo do Benfica no mercado de verão. O extremo é colega de Luca Waldschmidt no Colónia.