📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

João Sousa e a época de terra batida: Oportunidade ou Problema?

- Advertisement -

É chegada a hora de, no circuito ATP, se voltarem as atenções para os torneios a disputar em pó de tijolo e, para os portugueses amantes da modalidade, a questão que impera sempre será: o que poderá fazer João Sousa? A questão ganha particular relevo se atendermos ao facto de o “Conquistador” ter conseguido recentemente, em solo norte-americano, regressar aos bons resultados.

João Sousa é o pior inimigo de si mesmo. Quando as coisas lhe correm mal o vimaranense fica frustrado, expressa essa mesma frustração e começa a travar uma luta interior que, não raras vezes, culmina em erros atrás erros com consequente repercussão nos resultados. Após um longo período no qual sempre pareceu incapaz de escapar desta espiral descendente, para alguns João Sousa era já dado como incapaz de regressar ao seu melhor nível. Porém, Indian Wells e Miami provaram que o “Conquistador” está vivo e que ainda pode dar muitas alegrias aos portugueses.

Quando as coisas começavam a correr melhor em piso rápido…é chegada a hora de começar a pisar terra batida, e se há conjugação que suscita sempre dúvidas é essa: João Sousa e terra batida. Três das finais de torneios ATP 250 alcançadas por João Sousa, em Bastad, Genebra e Umag, foram precisamente em pó de tijolo, mas estamos a falar do mesmo tenista que, no Estoril Open, há já vários anos tem tido prestações verdadeiramente desapontantes. Se por um lado o “fenómeno Estoril Open” pode ter outras variáveis influenciadoras dos resultados, como a pressão psicológica adicional que é colocada em João Sousa por “jogar em casa”, por outro lado é também evidente que os desempenhos do tenista português em terra batida não são sinónimo, seguramente, de consistência.

Conseguirá João Sousa repetir os desempenhos de Indian Wells e Miami em terra batida?
Fonte: Estoril Open

Apesar das dúvidas, seria muito pessimista pensar, neste momento, que João Sousa irá desapontar no pó de tijolo. Há menos de um mês o “Conquistador” tornou-se o primeiro tenista português a atingir os oitavos de final de um Masters 1000 em piso rápido e, como tal, a confiança está certamente em alta. Sabendo da influência que a componente emocional tem no jogo de João Sousa é seguro que este está hoje em muito melhores condições de ter bons resultados do que num passado recente.

A futurologia é, na melhor das hipóteses, uma pseudociência. Assim sendo, a sensatez diz-nos que nada é melhor do que esperar para ver e, quando falamos de João Sousa, essa torna-se (ainda mais) a melhor opção. Confiança no melhor tenista português de sempre todos temos; resta agora que também ele não se esqueça de confiar em si mesmo, já que esse é meio caminho andado para que venha a ter bons resultados na época de terra batida.

Foto de Capa: Estoril Open

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges esclarece questão do tablet, comenta lance do Santa Clara x Sporting e atira: «Há muita falta de respeito para com o Sporting e...

Rui Borges projeta o Vitória SC x Sporting. Leões deslocam-se a Guimarães para a jornada 15 da Primeira Liga.

Rui Borges e o Vitória SC x Sporting: «Às vezes, o destino tem isto»

Rui Borges projeta o Vitória SC x Sporting. Leões deslocam-se a Guimarães para a jornada 15 da Primeira Liga.

Sérgio Conceição revela: «Inscrevi-me na universidade aos 51 anos»

Sérgio Conceição deu uma entrevista, na qual falou sobre vários temas. Técnico português revelou inscrição na universidade.

Vitinha muito elogiado por De Rossi: «Tenho alguém que joga como avançado, médio ofensivo, lateral, faz tudo»

Daniele De Rossi deixou elogios a Vitinha no final do Genoa x Atalanta. Caseiros perderam por 1-0 em jogo da Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

Flamengo oferece 2 anos de contrato a Filipe Luís, mas ainda há divergências: eis o ponto de situação

O Flamengo e Filipe Luís estão em negociações para uma renovação de contrato. Eis o ponto de situação.

Ex-Benfica Vlachodimos e os primeiros tempos no Sevilha: «Sinto-me bem por ser importante para a equipa»

Odysseas Vlachodimos falou sobre os primeiros tempos no Sevilha e o futuro. Guarda-redes está emprestado pelo Newcastle.

Bruno Fernandes numa lista de peso: Manchester United de Ruben Amorim com baixas importantes para o jogo do Boxing Day frente ao Newcastle

O Manchester United de Ruben Amorim tem várias baixas confirmadas para o jogo do Boxing Day, frente ao Newcastle. Bruno Fernandes é a ausência mais notada.