João Sousa e a época de terra batida: Oportunidade ou Problema?

É chegada a hora de, no circuito ATP, se voltarem as atenções para os torneios a disputar em pó de tijolo e, para os portugueses amantes da modalidade, a questão que impera sempre será: o que poderá fazer João Sousa? A questão ganha particular relevo se atendermos ao facto de o “Conquistador” ter conseguido recentemente, em solo norte-americano, regressar aos bons resultados.

João Sousa é o pior inimigo de si mesmo. Quando as coisas lhe correm mal o vimaranense fica frustrado, expressa essa mesma frustração e começa a travar uma luta interior que, não raras vezes, culmina em erros atrás erros com consequente repercussão nos resultados. Após um longo período no qual sempre pareceu incapaz de escapar desta espiral descendente, para alguns João Sousa era já dado como incapaz de regressar ao seu melhor nível. Porém, Indian Wells e Miami provaram que o “Conquistador” está vivo e que ainda pode dar muitas alegrias aos portugueses.

Quando as coisas começavam a correr melhor em piso rápido…é chegada a hora de começar a pisar terra batida, e se há conjugação que suscita sempre dúvidas é essa: João Sousa e terra batida. Três das finais de torneios ATP 250 alcançadas por João Sousa, em Bastad, Genebra e Umag, foram precisamente em pó de tijolo, mas estamos a falar do mesmo tenista que, no Estoril Open, há já vários anos tem tido prestações verdadeiramente desapontantes. Se por um lado o “fenómeno Estoril Open” pode ter outras variáveis influenciadoras dos resultados, como a pressão psicológica adicional que é colocada em João Sousa por “jogar em casa”, por outro lado é também evidente que os desempenhos do tenista português em terra batida não são sinónimo, seguramente, de consistência.

Conseguirá João Sousa repetir os desempenhos de Indian Wells e Miami em terra batida?
Fonte: Estoril Open

Apesar das dúvidas, seria muito pessimista pensar, neste momento, que João Sousa irá desapontar no pó de tijolo. Há menos de um mês o “Conquistador” tornou-se o primeiro tenista português a atingir os oitavos de final de um Masters 1000 em piso rápido e, como tal, a confiança está certamente em alta. Sabendo da influência que a componente emocional tem no jogo de João Sousa é seguro que este está hoje em muito melhores condições de ter bons resultados do que num passado recente.

A futurologia é, na melhor das hipóteses, uma pseudociência. Assim sendo, a sensatez diz-nos que nada é melhor do que esperar para ver e, quando falamos de João Sousa, essa torna-se (ainda mais) a melhor opção. Confiança no melhor tenista português de sempre todos temos; resta agora que também ele não se esqueça de confiar em si mesmo, já que esse é meio caminho andado para que venha a ter bons resultados na época de terra batida.

Foto de Capa: Estoril Open

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mota despedido do AVS SAD e é a 1ª chicotada da Primeira Liga

José Mota é a primeira saída confirmada da Primeira Liga. Treinador foi despedido do AVS SAD à quinta jornada, após não somar qualquer vitória.

Chelsea associado a extremo da Juventus que brilhou frente ao Inter de Milão

O Chelsea observou o jovem extremo da Juventus Kenan Yildiz no jogo contra o Inter de Milão no qual o turco marcou um grande golo e assistiu.

Bayern Munique quer Nico Williams no próximo mercado de verão

O Bayern Munique está interessado em contratar Nico Williams do Athletic Bilbao no próximo verão, mesmo depois da renovação por 10 anos.

Ethan Mbappé estreou-se a marcar e não esqueceu o irmão: «Fiz-lhe uma pequena piscadela de olho com a comemoração»

Ethan Mbappé marcou o seu primeiro golo na carreira profissional que deu a vitória ao Lille e o irmão não se esqueceu de o congratular.

PUB

Mais Artigos Populares

Philadelphia Eagles repetem resultado do SuperBowl e Detroit Lions marcam 52 pontos em vitória: eis os resultados da semana 2 da NFL

Termina a segunda semana da NFL na qual Eagles venceram os Kansas City Chiefs e os Detroit Lions bateram os Chicago Bears.

Serge Gnabry pode deixar o Bayern Munique depois de 8 temporadas no clube

Depois de saídas de vários jogadores de longa data no clube, Serge Gnabry possivelmente será o próximo nome a abandonar o Bayern Munique.

Manchester United tomou decisão quanto ao futuro de Ruben Amorim e até o português está surpreendido

O Manchester United de Ruben Amorim continua a suportar o português. Red devils confiantes na volta por cima do treinador português, surpreendido com o apoio.