João Sousa: pressão ou inferioridade?

    • Pressão

    Por sua vez, em 2015, a derrota de João Sousa frente a Rui Machado tem outras explicações. Quando dois jogadores da mesma nacionalidade se defrontam, o encontro tem sempre características muito especiais. Neste caso, a verdade é que o mais velho dos portugueses conhecia Sousa na perfeição. Rui Machado sabia exatamente o que tinha de fazer para se superiorizar ao vimaranense e soube ainda jogar com o ascendente mental que tinha sobre o vimaranense.

    Por último, a derrota frente a Bjorn Fratangelo. Não deixei o ano de 2017 para último apenas por uma questão cronológica. Neste caso, os motivos são muito mais gerais. É certo que o norte-americano estava a atuar em estado de graça, mas o português tem ténis mais do que suficiente para derrotar Fratangelo.

    João Sousa perdeu frente a Bjorn Fratangelo na primeira volta do Estoril Open Fonte: Millennium Estoril Open
    João Sousa perdeu frente a Bjorn Fratangelo na primeira volta do Estoril Open
    Fonte: Millennium Estoril Open

    Então, afinal de contas, como é possível que um tenista que está nos 50 melhores jogadores do mundo há quase dois anos seja derrotado por um jogador bem fora do top 100? A explicação é bem mais simples do que parece: pressão. João Sousa não sabe lidar com a pressão. O facto de todo um torneio ser construído à sua volta, o facto de Sousa ser de longe o melhor tenista português de todos os tempos e ainda o facto de nunca um português ter conquistado o Estoril Open explicam a tensão com que o vimaranense entra em campo. Mas nada disto é uma surpresa. No challenger que se realizou em Guimarães, terra de onde João Sousa é natural, o português teve de salvar match points logo na primeira ronda. É certo que acabaria por vencer o torneio, mas os indicadores estavam lá.

    • E agora, como ultrapassar a barreira psicológica?

    Bem sei que tudo isto parece fácil. Não o é, acreditem. Mas, afinal de contas, como pode o português ultrapassar esta barreira psicológica? A resposta pode muito bem não ser a politicamente correta, mas a verdade é que João Sousa deve marimbar-se para o que os outros pensam ou dizem. Sousa é, de longe, o melhor tenista português de todos os tempos e não tem que provar nada a ninguém. A melhor forma de ter sucesso em Portugal é encarar o torneio como encara as outras dezenas em que participa por ano.

    Desta forma, pode até nem ganhar, mas estará sempre mais perto de o fazer.

    Foto de Capa: Instagram Oficial de João Sousa

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tomás Handel assume: «Gostaria de terminar a carreira no Vitória SC»

    Tomás Handel assumiu que gostaria de terminar a carreira...

    Ponferradina troca de treinador e quer lutar pela subida à La Liga Hypermotion

    A Ponferradina oficializou a contratação de Juanfran García. O...

    Liverpool apresenta proposta de 80 milhões por craque do Real Madrid

    O Liverpool está interessado em contratar Rodrygo e já...

    Marcus Edwards disputado por duas equipas inglesas

    Marcus Edwards pode deixar o Sporting no final da...
    Duarte Pereira da Silva
    Duarte Pereira da Silva
    Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.