Lisboa Belém Open: O torneio que Oscar Otte jamais esquecerá!

Cabeçalho modalidadesRealizou-se entre os dias 10 e 18 de junho de 2017, no Club Internacional de Foot-Ball (CIF), em Lisboa, o Lisboa Belém Open. O torneio que marcou o regresso do circuito Challenger ATP a Portugal distribuiu 43 mil euros em prémios monetários e contou, no seu elenco, com nomes como os de Damir Dzumhur, Adam Pavlasek, Taro Daniel, Santiago Giraldo, Gastão Elias, Roberto Carballes Baena, Pedro Sousa e Rubén Ramírez entre os cabeças de série.

Para os portugueses e, em particular, para Gastão Elias, o torneio deixará poucas recordações. O tenista da Lourinhã foi eliminado logo na primeira ronda pelo belga Joris De Loore (número 201 do ranking ATP) em apenas dois sets num encontro em que, segundo o português, este se sentiu “num encontro de um sub-14 contra um homem”. Já o percurso de Pedro Sousa foi um pouco mais risonho, com o tenista lisboeta a ser eliminado apenas nos quartos de final do torneio, numa dura batalha em três sets, pelo jovem italiano Gianluigi Quinzi.

Na final do Lisboa Belém Open apresentou-se, de um lado do court, o menos cotado Oscar Otte, tenista que ocupa o 215º lugar do ranking ATP. No caminho para a final o alemão deixou pelo caminho Ricardo Ojeda Lara, Roberto Carballes Baena (sexto cabeça de série), Daniel Muñoz de la Nava e, na meia-final, Attila Balazs num encontro que, pesa embora tenha tido apenas 1h22m de duração, foi marcado por temperaturas pouco próprias para a prática desportiva, com o termómetro a atingir os 40ºC em alguns momentos. Do outro lado da rede encontrava-se Taro Daniel, terceiro cabeça de séria do Lisboa Belém Open e tenista que ocupa atualmente o lugar 93 do ranking ATP. O tenista japonês parece dar-se bem por terras lusitanas depois de em 2013 ter vencido o Porto Open e de este ano já ter atingido os quartos de final do Millennium Estoril Open e, no caminho para a final, bateu na meia-final (igualmente marcada por um calor abrasador) o italiano Gianluigi Quinzi.

Taro Daniel não conseguiu vencer em Lisboa Fonte: Lisboa Belém Open
Taro Daniel não conseguiu vencer em Lisboa
Fonte: Lisboa Belém Open

Na final disputada hoje Taro Daniel até começou melhor, vencendo o primeiro set por 4-6. Porém, daí em diante tudo mudou e Otte foi dominador no segundo set, que venceu por claros 6-1. No set decisivo o alemão não tremeu nos momentos mais importantes, salvou três break points no quarto jogo, e selou a vitória por 6-3. Depois de em abril ter sido derrotado por Janko Tipsarevic na final do Challenger de Quingdao, foi agora a vez de o Oscar Otte vencer, pela primeira vez na sua carreira, um título Challenger ATP numa cidade e num torneio que o alemão certamente jamais esquecerá.

Com esta vitória, e depois de há nove meses atrás ter estado fora do top-600 mundial Otte, gigante alemão de 1,96m., entra no top-200 do ranking ATP e, aos 23 anos de idade, parece finalmente ter dado um salto qualitativo no seu ténis que lhe poderá, no futuro, fazer aspirar à conquista de mais títulos no circuito Challenger. Com esta vitória Otte junta-se a Ruan Roelofse e Christopher Rungkat na lista de vencedores da primeira edição do Lisboa Belém Open que ontem, na final da vertente de pares, derrotaram a dupla portuguesa composta por Fred Gil e Gonçalo Oliveira (7-6 [9-7] e 6-1).

Foto de Capa:  Lisboa Belém Open

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Borussia Monchengladbach despede Gerardo Seoane e já há nome apontado ao cargo

Gerardo Seoane já não é treinador do Borussia Monchengladbach. O técnico suíço foi despedido depois de não ter vencido nenhum dos primeiros três jogos da Bundesliga.

FC Porto volta atrás e impede jogador de participar no Mundial Sub-20

Tomás Pérez já não vai participar no Mundial Sub-20. O jogador vai regressar ao FC Porto nas próximas horas, depois das lesões que surgiram no plantel.

Jota Silva fala pela primeira vez como reforço do Besiktas: «Quando soube do interesse, tudo ficou muito claro para mim»

Jota Silva deu a sua primeira entrevista como jogador do Besiktas. O avançado internacional português explicou o passo na carreira.

José Faria deixa o cargo de treinador do Estrela da Amadora

José Faria está de saída do cargo de treinador do Estrela da Amadora. A oficialização da saída do técnico deve ser confirmada nas próximas horas.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal perde com os Estados Unidos no segundo jogo do Mundial de Voleibol

Portugal foi derrotado pelos Estados Unidos, na segunda jornada da fase de grupos do Mundial de Voleibol. A equipa das quinas perdeu por 3-0.

Filipe Luís rejeita proposta do Fenerbahçe e confessa: «Tenho um compromisso com estes jogadores e com este clube»

Filipe Luís explicou os motivos para ter rejeitado a proposta do Fenerbahçe. O treinador brasileiro quer continuar no comando técnico do Flamengo.

Nuno Gomes explica relação com Ruben Amorim: «Sou amigo dele»

Nuno Gomes comentou a sua relação com o atual treinador do Manchester United, Ruben Amorim, na chegada a Portugal.