Next Gen ATP Finals: Alex de Minaur e Jannik Sinner são os finalistas

- Advertisement -

 

Início de novembro é sinónimo de chuva, mas também de ténis ao mais alto nível. Por esta altura do ano, em Itália, mais precisamente em Milão, realiza-se o Next Gen ATP Finals. O torneio, que se realiza em solo italiano desde 2017, junta os melhores tenistas, com menos de 21 anos, de acordo com a sua prestação durante a temporada.

Na edição deste ano, Alex De Minaur, Frances Tiafoe, Casper Ruud, Miomir Kecmanovic, Ugo Humbert, Mikael Ymer, Jannik Sinner e Alejandro Davidovich Fokina foram divididos em dois grupos, nos quais lutaram por uma vaga nas meias-finais da competição.

Grupo A e Grupo B do Next Gen ATP Finals 2019
Fonte: ATP World Tour

Relativamente ao grupo A: Alex De Minaur terminou a fase de grupos na primeira posição, depois de ter vencido, sem problemas, os três jogos que disputou. A luta pela segunda vaga nas meias-finais ficou entregue a Casper Ruud e Miomir Kecmanovic. O confronto entre ambos acabou por ser decisivo e terminou com a vitória de Miomir Kecmanovic, que viria a garantir o segundo lugar.

Nota para a prestação menos positiva do tenista espanhol Alejandro Davidovich Fokina. O recém-chegado ao top 100 mundial não alcançou nenhum triunfo na sua estreia.

O tenista espanhol, de 20 anos, somou três derrotas em três jogos
Fonte: Next Gen ATP Finals

No grupo B, destaque para Jannik Sinner e Frances Tiafoe que, ao ganharem dois encontros, juntaram-se a Alex De Minaur e Miomir Kecmanovic nas semifinais. Já Ugo Humbert e Mikael Ymer ficaram pelo caminho com apenas um ponto. Apesar da eliminação, nada faz esquecer a excelente temporada que realizaram e que lhes permitiu marcar presença na terceira edição do Next Gen.

Frances Tiafoe melhorou a sua prestação face ao ano passado (ficou em último no grupo em 2018)
Fonte: Next Gen ATP Finals

Concluída a primeira fase, seguimos para os playoffs que se jogaram esta sexta-feira.

O primeiro jogo colocou frente a frente Alex De Minaur e Frances Tiafoe. A partida começou bem para Alex De Minaur, depois de conquistar um break ao tenista americano. O líder do grupo A aumentou a vantagem logo de seguida, após concluir com sucesso o seu jogo de serviço. O 18º classificado do ranking ATP manteve o controlo no court e voltou a vencer o set.

Com grandes dificuldades em contrariar a estratégia do australiano, Frances Tiafoe conseguiu reagir no terceiro set ao aplicar um 4-0 (as regras deste torneio são diferentes das que encontramos ao longo da época). À procura de empatar o encontro, Frances Tiafoe sofreu um duro golpe nas suas aspirações quando serviu para fazer o 3-3, uma vez que Alex De Minaur ganhou três pontos que garantiram o break e, por conseguinte, a vitória.

Alex de Minaur chega à final pelo segundo ano consecutivo
Fonte: Next Gen ATP Finals 2019

Na outra semifinal que opôs Jannik Sinner e Miomir Kecmanovic, coube ao segundo classificado do grupo A abrir a partida com a conquista do primeiro set. Melhor começo de jogo era impossível para o número 60 do ranking ATP. Porém, o mesmo não se pode dizer das restantes partidas, tendo em conta que levou, nos outros três sets que se seguiram, um break por parte de Jannik Sinner, que não teve resposta à altura e, neste cenário, ditou a sua eliminação no torneio.

Jannik Sinner estreia-se na final
Fonte: Next Gen ATP Finals 2019

No final do dia, ficaram a ser conhecidos os dois grandes finalistas. Alex De Minaur e Jannik Sinner enfrentam-se, este sábado, no grande jogo que irá determinar o campeão do Next Gen ATP Finals 2019.

Foto de Capa: Next Gen ATP Finals

Gonçalo Bernardo Oliveira
Gonçalo Bernardo Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo é natural de Cascais. Desde de pequeno que o desporto faz parte da sua vida. O Futebol e o Ténis são os seus desportos favoritos e não imagina a sua vida sem eles. Sonha ser o Cristiano Ronaldo ou o João Sousa da comunicação social.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Boston Celtics de Neemias Queta perde e vê travada série de triunfos na NBA

Os Boston Celtics perderam em casa contra os Minnesota Timberwolves por 102-92 na NBA. Equipa de Neemias Queta viu travada série de triunfos.

Nico Otamendi confirma fim de ciclo na Seleção Argentina após o Mundial: «Serei mais um adepto»

Nico Otamendi despede-se da Argentina depois de realizar o seu último Mundial. «Encerra-se um ciclo com a seleção. Serei mais um adepto».

Tondela oficializa saída de Cristiano Bacci e garante que não houve «qualquer ato de violência» entre o treinador e o presidente

O Tondela emitiu este domingo um comunicado oficial a dar conta da saída de Cristiano Bacci e com esclarecimento público de situação.

Francesco Farioli destaca jogador após Braga x FC Porto: «Está muito conectado e focado quer quando entra, quer quando joga de início»

Francesco Farioli falou sobre vários temas em conferência de imprensa. FC Porto venceu este domingo o Braga por 2-1 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Gonçalves explica saída no Alverca x Sporting: «Foi uma pequena cãibra»

Pedro Gonçalves revelou que sofreu uma «pequena cãibra» no Alverca x Sporting e garantiu estar em condições para ir à Seleção Nacional.

Rui Borges e o cartão amarelo a Luis Suárez: «Acho que o cartão branco é que devia ter sido mostrado»

Rui Borges acredita que João Pinheiro deveria ter mostrado cartão branco a Luis Suárez em vez de cartão amarelo pela respetiva situação.

Rui Borges atingiu marca especial pelo Sporting e já reagiu: «Temos feito um grande trabalho»

Rui Borges chegou às 50 vitórias oficiais como treinador do Sporting. Técnico dos leões reagiu ao marco no final do encontro.