Novak Djokovic conquista Open da Austrália pela 8.ª vez

- Advertisement -

Terminou, esta manhã, o primeiro Grand Slam da época. Novak Djokovic e Dominic Thiem foram os grandes finalistas e disputaram, ao longo de quatro horas, uma final cheia de emoção.

Percurso de Novak Djokovic:

1.ª ronda: Novak Djokovic 3-1 Jan Lennard Struff

2.ª ronda: Novak Djokovic 3-0 Tatsuma Ito

3.ª ronda: Novak Djokovic 3-0 Yoshihito Nishioka

Oitavos de Final: Novak Djokovic 3-0 Diego Schwartzman

Quartos de Final: Novak Djokovic 3-0 Milos Raonic

Meia-Final: Novak Djokovic 3-0 Roger Federer

Durante a sua caminhada no torneio, Novak Djokovic apenas cedeu um set a um dos seus adversários. Nem mesmo Roger Federer foi capaz de colocar problemas ao tenista sérvio. É verdade que o suíço teve alguns furos abaixo nas suas partidas, ainda assim esperava-se um confronto mais equilibrado entre estes dois monstros do ténis. O pouco tempo que Novak Djokovic passou no court beneficiou, e muito, a excelente condição física que apresentou no jogo decisivo.

Percurso de Dominic Thiem

1.ª ronda: Dominic Thiem 3-0 Adrian Mannarino

2.ª ronda: Dominic Thiem 3-2 Alex Bolt

3.ª ronda: Dominic Thiem 3-1 Taylor Fritz

Oitavos de Final: Dominic Thiem 3-0 Gael Monfils

Quartos de Final: Dominic Thiem 3-1 Rafael Nadal

Meia-Final: Dominic Thiem 3-1 Alexander Zverev

Ao contrário do seu oponente, Dominic Thiem teve pela frente nomes bastante complicados. Porém, o tenista austríaco não se deixou abalar e dominou todos os jogos, à exceção do encontro da segunda ronda onde teve que suar bastante para efetuar a reviravolta diante do número 140.º do ranking ATP. Para estar na final, Dominic Thiem deixou pelo caminho três tenistas do top 10 mundial e conseguiu o feito de vencer Rafael Nadal num Grand Slam, algo inédito na carreira do jogador de 26 anos.

Final

Djokovic é rei na Austrália
Fonte: ATP World Tour

Emoção não faltou neste embate entre Novak Djokovic e Dominic Thiem, números dois e cinco do ranking ATP, respetivamente.

O tenista sérvio começou bem a partida, ao conquistar um break no primeiro jogo de serviço do austríaco. Com o histórico de Novak Djokovic neste torneio, pensou-se que se estava a construir uma vitória tranquila, no entanto Dominic Thiem equilibrou o set através de uma quebra de serviço. Com o empate no marcador, Novak Djokovic fechou da melhor forma com mais um break e fez 6-4.

No segundo e terceiro sets, vimos um Dominic Thiem completamente diferente. Com uma postura mais agressiva, o tenista austríaco provocou grandes problemas ao sérvio. Novak Djokovic passou um mau bocado nestes dois jogos, algo que não tinha acontecido no decorrer da competição. O segundo set ainda ficou em aberto na parte final do mesmo, mas Dominic Thiem fez dois breaks decisivos e que empataram a partida. Já no terceiro set, o resultado de 6-2 provou que só houve um tenista no court e foi o austríaco.

A um set da vitória, Dominic Thiem provou do veneno de Novak Djokovic. Este quarto set foi mesmo o mais rápido, com 42 minutos de duração, e ficou resolvido por uma quebra de serviço por parte do sérvio que fez o 5-3 e, logo de seguida, confirmou a igualdade na final ao fazer o 6-3.

No último e quinto set, Novak Djokovic demonstrou o porquê de ser um dos melhores tenistas de sempre da modalidade. Tal como no set anterior, bastou um break para fazer a diferença na partida. Com alguns momentos de indefinição no marcador, foi mesmo o sérvio quem levou a melhor e ao fim de quatro horas de jogo alcançou a vitória.

Novak Djokovic triunfou, pela oitava vez, no maior torneio da Austrália e somou o seu 17.º título de Grand Slam. Para além de mais uma grande vitória, o tenista de 32 anos regressou à liderança do ranking e ultrapassou, desta forma, o tenista espanhol Rafael Nadal. Em relação a Dominic Thiem, ainda não foi desta que juntou um Grand Slam à sua lista de palmarés, mas não faltará muito para o conseguir.

Nota ainda para a final feminina vencida por Sofia Kenin. A norte-americana derrotou a tenista espanhola Garbine Muguruza por 2-1 e, aos 21 anos, conseguiu a melhor vitória da sua curta carreira e o seu primeiro Grand Slam.

Resultado Final: Novak Djokovic 3-2 Dominic Thiem (6-4/4-6/2-6/6-3/6-4)

Foto de Capa: ATP World Tour

artigo revisto por: Ana Ferreira

Gonçalo Bernardo Oliveira
Gonçalo Bernardo Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo é natural de Cascais. Desde de pequeno que o desporto faz parte da sua vida. O Futebol e o Ténis são os seus desportos favoritos e não imagina a sua vida sem eles. Sonha ser o Cristiano Ronaldo ou o João Sousa da comunicação social.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa reage ao mapeamento da FPF revelado por Frederico Varandas: «O presidente do Sporting teve acesso a um número que mais ninguém teve»

Rui Costa respondeu às declarações proferidas por Frederico Varandas sobre o mapeamento dos órgãos sociais da FPF.

Luis Carrión regressa ao Real Oviedo e assume a equipa da La Liga

Luis Carrión é o novo treinador do Real Oviedo. O técnico espanhol de 46 anos foi o escolhido para assumir a equipa da La Liga.

Real Sociedad já pensa em despedir Sergio Francisco e tem 2 alvos em cima da mesa

A Real Sociedad procura por um novo treinador e já há dois nomes referenciados que treinaram grandes clubes em Espanha e Itália.

Manchester United de Ruben Amorim quer renovar com Harry Maguire

O Manchester United já iniciou conversações com Harry Maguire para a renovação do contrato do internacional inglês.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ferdinand faz confissão sobre trabalho de Ruben Amorim no Manchester United

Rio Ferdinand admitiu que Ruben Amorim poderia ter sido despedido caso não tivesse vencido o Sunderland na 7.ª jornada da Premier League.

Zlatan Ibrahimovic recorda José Mourinho e revela seleção por quem vai torcer no Mundial 2026

Zlatan Ibrahimovic destacou a sorte de ter trabalhado com alguns dos treinadores mais conceituados e revelou que irá apoiar o Brasil no Mundial 2026.

Paulo Fonseca fala sobre internacional português: «Poderia ser Bola de Ouro, mas as coisas são como são»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou sobre Rafael Leão, avançado que orientou no AC Milan.